Site do INSS – Consulta

Saiba como fazer consulta no site do INSS

O Instituto Nacional de Seguridade Social garante aos cidadãos o direito a informação sobre o andamento do pedido de aposentadoria e diversos outros serviços através de consulta ao site do INSS de forma fácil e rápida.

site-de-consulta-INSS

O órgão foi criado no ano de 1988 e objetiva tratar inúmeros assuntos relacionados a auxílios, benefícios e aposentadoria dos cidadãos brasileiros que contribuem ao longo de suas vidas para a previdência social.

Esse tempo de contribuição resulta no direito a esses benefícios quando o trabalhador adquire as condições requeridas para se aposentar e todos os andamentos do seu processo podem ser acompanhadas através de consultas no site do INSS.

Como fazer consulta ao site do INSS

O site do INSS é um portal que visa a transparência no relacionamento com os contribuintes brasileiros. O acesso a informação é um fator extremamente importante em qualquer relacionamento e principalmente quando o contribuinte necessita de informações sobre um dos momentos mais importantes de suas vidas que é o momento de se aposentar.

De forma clara e objetiva é possível afirmar que o INSS é o órgão responsável por receber as contribuições dos trabalhadores durante toda a sua jornada no mercado de trabalho. Logo que o trabalhador adquire as condições necessárias para se aposentar, o INSS é responsável por gerir todo o processo que envolve o aposento.

Isso significa que o INSS tratará todos os pedidos de aposentadoria e logo que acatados pagará mensalmente os benefícios aos contribuintes.

O contribuinte tem descontado em sua folha de pagamento uma porcentagem que é destinada para a previdência e é desse valor que remontam os benefícios pagos posteriormente.

Para fazer consulta da situação do benefício no INSS basta acessar o site e seguir os seguintes passos:

  • Acesse o portal digitando no buscador inss.gov.br;
  • Siga o caminho Serviço do INSS > Consulta de situação de benefício > Acompanhar pedido;
  • Digite o número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário, CPF, código de segurança apresentado pelo site e em seguida clique em Visualizar.

A informação será apresentada na próxima tela e pode ser impressa ou salva em PDF conforme a sua preferência.

Serviços que podem ser consultados pelo site do INSS

O serviço de consulta do INSS oferece muitas possibilidades para os seus segurados e citaremos as principais delas para que você possa tirar suas dúvidas e resolver suas pendencias sem precisar sair de casa fazendo tudo pela internet.

como-fazer-consultas-no-site-do-INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS criou uma centra de serviços e a intitulou de Meu INSS. Através dessa ferramenta ficou muito mais fácil acesso e transmissão da informação. O sistema pode ser acessado por computadores, celulares e tablets e as consultas agendamentos, extrato de pagamento, consultas a informações sobre o tempo de serviço e outros podem ser acessados sempre que quiser.

Para acessar esse serviço é preciso fazer um simples cadastro que permitira a criação de uma senha que garante total sigilo das informações acessadas. Só você tem acesso ao seu perfil e as suas informações pessoais.

Para cadastrar a senha de acesso ao meu INSS basta entrar no site e informar CPF, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, celular, estado e informar a senha que deseja usar para acesso futuros ao sistema.

No segundo acesso será preciso apenas informar o login e a senha criados. Tudo muito simples e fácil. Se ainda não tem o cadastro faça agora mesmo o seu e comece a fazer consulta no site do INSS.

Serviços – Sites do INSS

No site do INSS serviços você encontrará todas as informações necessárias para fazer o seu agendamento de perícia. Através do agendamento o beneficiário escolhe a data, horário e agência que mais se encaixe em sua necessidade.

Por outro lado, esse sistema beneficia o próprio INSS que pode se programar melhor de acordo com as demandas existentes.

Após realizar o agendamento basta apenas comparecer com os documentos necessários para que a pericia seja realizada de acordo com as regras vigentes.

Outro serviço que pode ser consultado facilmente pelo site do INSS é o histórico de pagamento de benefício. Basta acessar o Meu INSS e selecionar a opção desejada. Esse histórico serve para verificar os valores descontados e creditados do benefício.

Confira outros itens que podem ser acessados dentro do site do INSS e são de grande auxilio para os usuários do sistema:

Guia da previdência social;

Informações sobre as regras utilizadas na aposentaria, pensão por morte, salário maternidade e vários outros;

dataprev-consulta-extrato

Orientações sobre acumulo de benefícios, formulário para impressão, informação sobre dependentes, leilões, auditorias, demonstrativos contábeis, conselhos de recursos, acordos nacionais e internacionais, educação previdenciária e muito mais.

Sempre que ocorrem dúvidas sobre qualquer assunto relacionado aos benefícios, consulte o site do INSS e selecione o assunto desejado para que o sistema de ofereça todo o suporte online que você precisa.

    1. jose.benedito ribeiro

    Deixe seu comentário!