Tabela de Pagamentos INSS

Conheça a tabela de pagamentos do INSS e fique bem informado 

A tabela de pagamentos INSS é uma programação realizada pelo Instituto Nacional de Seguro Social que permanece vigente durante o ano todo e que visa permitir que o órgão e os beneficiários se organizem em relação ao pagamento e recebimento de benefícios.  

pagamento-inss-calendario

Para que os beneficiários possam escolher melhor a data de vencimento de seus compromissos ou ainda selecionar com mais segurança a data de viagens e outros, é fundamental saber qual a data exata que o pagamento estará disponível em sua conta bancaria. 

Se você tem interesse em ter acesso a toda programação referente a tabela de pagamentos do INSS, continue lendo este artigo, pois elaborei uma pesquisa tendo como fonte o site do INSS e encontrei o calendário completo.  

Pagamento INSS – Calendário 

A fonte onde encontrei o calendário de pagamento do INSS pode ser acessado facilmente clicando AQUI.  A tabela pode ser salva ou enviada por e-mail conforme preferir. 

Veja abaixo como o calendário foi organizado e perceba que os últimos números antes do digito são os que estabelecem as datas de recebimento dos benefícios previdenciários.  

tabela-de-pagamentos-inss-2019

Anote em sua agenda para não esquecer as datas de liberação dos seus pagamentos mensais realizados pela Instituto Nacional de Seguro Social.  

Benefícios pagos pelo INSS 

O INSS oferece vários benefícios para os segurados que contribuem mensalmente ao pagar a guia de contribuição ou que são assalariados e tem o desconto realizado em seus salários mensais. Os mais importantes deles são os seguintes: 

  • Salário maternidade – O salário maternidade é um benefício destinado a seguradas que contribuem com o INSS e em razão do nascimento de filho tem a necessidade de se afastar do trabalho. O período de afastamento é de 4 meses e os pagamentos são realizados pela própria empresa na mesma conta onde são realizados os pagamentos do salário normal. 
  • Auxilio reclusão – Esse é um benefício destinado aos dependentes de um cidadão que é contribuinte do INSS, mas que vem a ser preso e condenado. O benefício tem duração determinada e é preciso seguir algumas regras básicas que são regidas de acordo com o perfil de cada segurado e tempo de contribuição de cada um.  
  • Auxilio doença – Devido a trabalhadores que trabalham, mas que em decorrência de doença ou acidente que o impossibilite de trabalhar momentaneamente, vem a ser afastado de suas funções laborais. Nesse período de afastamento o trabalhador recebe benefícios do INSS.  

Além desses auxílios, existem outros que podem ser consultados na página oficial do INSS na internet. Não deixe de conferir para conhecer quais são os seus direitos previdenciários.  

Tipos de aposentadoria pagas pelo INSS 

Ao contrário do que podemos imaginar, não existe apenas um tipo de aposentadoria. São vários perfis que se encaixam em diferentes situações previstas pela lei. Você sabe quais são os tipos de aposentos e em qual você se encaixa? 

Se não sabe, tudo bem, pois vou te apresentar agora mesmo todos eles. Confira abaixo a descrição dos principais tipos de aposentadoria: 

  • Aposentadoria por idade – A aposentadoria por idade é em decorrência do segurado atingir a idade mínima necessária para solicitar a aposentadoria. Ao contribuir com o INSS, o segurado precisa aguardar atingir a idade mínima e então agendar atendimento para solicitar a aposentadoria. A idade para homens e mulheres é diferente e se você tem curiosidade visite o portal do INSS para maiores informações; 
  • Aposentadoria por tempo de contribuição – A aposentadoria por tempo de contribuição acontece quando o segurado contribui durante um determinado período e atinge um tempo mínimo de contribuição. Ao atingir esse período mínimo, é possível pedir a aposentadoria. Interessante mencionar que nesse caso, se o segurado optar por trabalhador além do mínimo exigido, o valor da aposentadoria será maior; 
  • Aposentadoria por invalidez permanente – O trabalhador que vier a ser afastado por doença do trabalho e não apresentar melhoras, poderá ter o auxílio doença convertido em aposentadoria por invalidez permanente. Quem avalia essa necessidade é o médico do INSS, através de perícia médica. 

Viu como cada tipo de aposentadoria diz respeito a um tipo de segurado? Isso faz com que o sistema previdenciário englobe todos os perfis de contribuintes.  

Centrais de atendimento do INSS 

Conheça as centrais de atendimento do INSS: 

  • Central de atendimento telefônica 135 – A central telefônica do INSS atende todos os dias da semana, exceto domingo. As ligações podem ser realizadas das 7 às 22 horas.  

tabela-de-pagamentos-2019-inss

  • Portal INSS – O site www.inss.gov.br é um sitio repleto de informação, formulários, tabelas, calendários e muitos itens que é de interesse de todos os beneficiários do INSS. 
  • MEU INSS – Se trata da agencia virtual do INSS. Pode ser acessada pelo site do órgão e requer um cadastro, pois serão acessadas informações sigilosas. 
  • Agencia do INSS – Os postos de atendimento do INSS estão presentes em todo o Brasil e podem ser procurados todos os dias de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas, horário de Brasília.  

Se ainda houver dúvida sobre a tabela de pagamentos do INSS, entre em contato por qualquer um desses canais de atendimento disponíveis.