Tirar Extrato de Contribuições INSS

Descubra como tirar extrato de contribuições do INSS de forma rápida e fácil

Neste artigo abordaremos um assunto muito importante para todos os que necessitam tirar extrato de contribuições INSS de forma simplificada através de alguns mecanismos que podem ser acessados por qualquer pessoa.

concurso-INSS-2019-1

O INSS oferece um serviço que permite ao cidadão solicitar o extrato utilizando o próprio site ou as agências da Previdência Social espalhadas por todo o país.

Para quem quer poupar tempo a melhor opção é usar a internet, pois esse recurso permite acessar o serviço desejado sem qualquer dificuldade usando o celular, tablet ou até mesmo o computador.

Acessar extrato de contribuições do INSS pode ter várias finalidades e entre elas esta consultar quanto o trabalhador já tem acumulado em saldo do FGTS em sua conta vinculada na Caixa Econômica Federal.

Quem pode acessar o acessar o extrato de contribuições do INSS

Quando um cidadão é contrato por uma empresa e tem sua carteira de trabalho assinada, este passa a contribuir mensalmente com a Previdência Social.

Essas contribuições garantem a esse trabalhador diversos benefícios e entre eles os principais são os seguintes:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
  • Pensão Rural
  • Pensão Urbana
  • Salário Maternidade
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal
  • Auxílio doença
  • Seguro desemprego para o trabalhador

No caso de um acidente de trabalho, o empregado pode ter a certeza de que esta seguro em relação ao seu sustento, pois receberá o auxílio doença que o mantém durante todo o período em que estiver passando por tratamento médico.

Sendo assim, todos os cidadãos que contribuem mensalmente com o INSS podem consultar o seu extrato e ficarem informados sobre qual o valor esta acumulado em sua conta vinculada.

Como tirar o extrato de contribuições INSS

Informamos anteriormente que as finalidades de se obter o documento são várias e por isso é importante saber como tirar o extrato de contribuições INSS de forma rápida e fácil usando a internet.

passo-a-passo-para-acessar-historico-imposto-de-renda-1

Para tal é necessário acessar o site da Caixa Econômica Federal e selecionar a opção FGTS e em seguida Consultar Extrato do FGTS.

Nessa página existem muitas informações que podem tirar dúvidas sobre o funcionamento do FGTS, como contribuir, como pagar, para que serve, como acessar as suas informações referentes as contribuições de todas as empresas onde já houve vinculo empregatício e muito mais.

Após selecionar a opção Extrato do FGTS, é preciso informar alguns dados de identificação para realizar o login. Esses dados consistem no número do cartão cidadão ou PIS e a senha cadastrada no sistema. Se você ainda não tem cadastro no site, fique tranquilo porque já já informaremos o passo a passo para fazer o cadastro.

Para os que já tem cadastro, o site entrará no perfil e mostrará o extrato simplificado ou completo do histórico de contribuições realizadas.

Então basta selecionar o histórico da empresa desejada e realizar a impressão ou salvar conforme a preferência do usuário.

Facilidades para o contribuinte do FGTS

Para os que contribuem com o FGTS e desejam acompanhar de perto a data exata dos depósitos de contribuição realizadas pela empresa, podem contar com uma facilidade muito interessante.

Ao acessar o site para verificar o extrato, é possível cadastrar um número de telefone celular para receber mensagens informativas sobre as datas, valores e saldo total das contribuições depositadas na conta vinculada de cada trabalhador.

Na prática, o trabalhador recebe notificações sobre a movimentação do seu FGTS e nem precisa acessar a conta no site da Caixa para saber qual seu saldo total.

Atendimento INSS para todo o Brasil

Para os segurados da Previdência Social, existe outro canal de informações além do site da Caixa Econômica Federal. Trata-se do site do INSS que é uma ferramenta muito interessante, pois contém informações sobre todos os benefícios e como ter acesso a eles, quais os requisitos para solicitar os auxílios e aposentadorias e demais informações importantes sobre os itens oferecidos.

No site é possível acessar de forma rápida e fácil alguns dos principais serviços oferecidos pelo órgão. Veja quais são eles:

  • Solicitação de extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
  • Solicitação de extrato de pagamento de benefícios;
  • Solicitação de extrato de empréstimo consignado;
  • Solicitação de extrato para imposto de renda;
  • Solicitação de carta de concessão;
  • Solicitação de consulta de declaração de benefício e muito mais.

extrato-ainss

Além do site existe ainda o telefone 135 que também é um eficiente canal de atendimento para todos os beneficiários e segurados do INSS. Esse serviço fica disponível de segunda a sábado das 7h às 22h horário de Brasília e requer apenas que o solicitante informe documentos pessoais para identificação.

Agora que você já sabe todo o passo a passo para tirar o extrato de contribuições INSS, aproveite para verificar o seu e fique bem informado.