Valores atrasados INSS – Aposentadoria

Saiba o que fazer sobre valores de aposentadoria atrasada – INSS 

Se você recebia benefícios da Previdência Social entre os anos de 2002 e 2009 e deseja saber sobre os valores atrasados da sua aposentadoria do INSS, este artigo foi feito especialmente para esclarecer as suas dúvidas.  

valores-atrasados-INSS

Para explicar essa questão é preciso considerar que em 2012 o INSS fechou um acordo onde se comprometeu em pagar a diferença dos benefícios em atraso de todos os segurados que receberam valores a menor.  

Aproximadamente 30 mil brasileiros têm direito de receber valores atrasados do INSS neste lote e nesse grupo estão inclusas aposentadorias, auxílio doença, pensão por morte, aposentadoria por invalidez e todos os outros pagos pelo órgão.  

Como saber se tenho direito a valores de aposentadoria atrasados do INSS? 

Se você já era beneficiário do INSS em 2002 e deseja saber se tem direito a valores de aposentadoria atrasados do INSS, saiba que é possível fazer uma consulta para saber se seu nome está incluso.  

A consulta pode ser feita pelo endereço https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/artigo29 e está disponível a todos os beneficiários do INSS que tem cadastro na agência virtual MEU INSS 

Outra forma de checar se você tem ou não direito as diferenças de valores em atraso de aposentadoria do INSS, é através da central de atendimento telefônica do Instituto Nacional de Seguridade Social. O número é o 135 e o atendimento é realizado das 7 às 22h de segunda a sábado com exceção dos feriados. 

 Calendário de pagamentos da aposentadoria atrasada 

Além da aposentadoria, existem outros benefícios que também foram pagos com valores menores e esse é o caso das modalidades abaixo: 

valores-de-aposentadoria-INSS-atrasado

  • Auxílio doença;  
  • Pensão morte;  
  • Auxilio doença previdenciário;  
  • Aposentadoria por invalidez;  
  • Pensão por morte devido acidente de trabalho;  
  • Auxílio acidente.  

A data de pagamento dessa diferença de valores segue o seguinte calendário conforme os últimos dígitos do número do benefício: 

  • Final 1 e 6 – 2 de maio 
  • Final 2 e 7 – 3 de maio  
  • Final 3 e 8 – 4 de maio  
  • Final 4 e 9 – 5 de maio 
  • Final 5 e 0 – 8 de maio 

Os herdeiros que recebem pensão por morte também têm o mesmo direito de receber os valores pendentes. O calendário para pagamentos é o mesmo usado para os demais beneficiários.  

Importante ressaltar que os valores pagos foram calculados automaticamente pelo sistema do INSS. Os pagamentos que começaram no ano de 2013 seguirão até o ano de 2022 e está sendo realizado em lotes.  

Valores a serem recebidos pelos beneficiários do INSS 

Se você já fez a consulta e constatou que realmente tem direito ao pagamento dos valores de aposentadoria atrasado do INSS, é possível também fazer uma outra consulta na qual pode ser verificado o valor que será recebido.  

Provavelmente a curiosidade sobre o valor extra que entrará em sua conta deve estar grande. Claro que valores a mais são positivos, pois podem ser a solução daquela dívida que faz tempo que está pendente, aquela reforma que faz tempo que está nos planos para ser realizada, aquela viagem que tanto você deseja fazer ou até mesmo um móvel novo.  

Então imagino que você deve estar bem curioso para saber quanto vai receber. Mas calma, que isso tem solução. Acesse o site https://www.jfrj.jus.br/conteudo/planilha-de-calculos/planilha-para-calculo-de-valores-atrasados-de-beneficio-previdenciario e na página seguinte visualizará as duas opções disponíveis para fazer a consulta. 

A primeira opção é a planilha de cálculo onde você poderá inserir seus dados relacionados aos valores dos benefícios e em seguida fazer a verificação do valor que provavelmente será recebido.  

valores-INSS-atrasados

Logo a seguir existe a opção Manual que consta informações sobre como usar a planilha para verificar valores atrasados do INSS. Qualquer dúvida que tiver ao acessar a planilha, basta consultar as informações presentes no manual. 

A consulta é rápida e bem fácil e assim você pode começar a fazer planos sobre o que fara com seu dinheiro logo que o receber. Existem outros sites que também oferecem planilhas para fazer o cálculo, mas esse que informei é bem interessante porque contém o manual que te ajudara caso esteja enfrentando dificuldade para inserir as informações exigidas para que o valor seja informado.  

Centrais de atendimento INSS 

Assuntos relacionados a valores de aposentadoria do INSS em atraso e demais assuntos sobre os benefícios pagos pelo órgão podem ser consultados pelo 135 que já mencionei em outro tópico e também nas agências do INSS, na agência virtual Meu INSS e no portal da Previdência Social e INSS.  

valores-de-aposentadoria-INSS-atrasado

As agências do INSS estão presentes em todos os estados do Brasil e ao todo somam mais de 1500 postos de atendimento e suporte ao segurado e beneficiário. A agência virtual pode ser acessada mediante cadastro feito no site e poderá ser acessado sempre que necessário.  

Se você ainda tem qualquer dúvida sobre valores em atraso das aposentadorias do INSS, não deixe de consultar atendimento em um dos canais disponíveis.