DATAPREV – CNIS NIS e GPS

Serviços DATAPREV – CNIS NIS e GPS

Hoje falaremos a você, cidadão brasileiro, sobre os diferentes serviços e cadastros que estão disponíveis para ajudar você a se informar sobre seus direitos e também a garantia de acessos e cadastros seguros. Você sabe o que significam estas siglas e os serviços oferecidos pela DATAPREV, CNIS NIS e GPS? Não? Se informe, tire dúvidas e acompanhe as informações abaixo.

o-que-e-dataprev-cnis-nis

O que é DATAPREV?

A sigla DATAPREV é um pouco desconhecida na vida do cidadão brasileiro, mas é está muito presente no seu cotidiano. Ela existe para te ajudar a, cada vez mais, ter acesso às informações de maneira mais rápida e com maior praticidade. A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV) é uma instituição pública brasileira, ligada ao Ministério da Previdência Social e responsável pela administração da Base de Dados Sociais de todo o Brasil, em especial a do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

O que é CNIS e NIS?

O CNIS NIS é um Cadastro Nacional de Informações Sociais. É a partir dele que você acessa informações do seu cadastro e contribuições. É um cadastro de extrema relevância, pois é considerado um dos documentos mais importantes da Previdência Social. Possui informações sobre o seu histórico de trabalho e opera como se fosse um relatório na hora de solicitar a sua aposentadoria. Para quem não está familiarizado com a sigla NIS, ela representa o Número de Identificação Social e é fornecido pela Caixa Econômica Federal.

O que é GPS?

Já a sigla GPS corresponde ao Guia de Recolhimento da Previdência Social, ou seja, é um documento que recolhe as contribuições sociais. É um seguro disponível a você trabalhador, caso precise solicitar qualquer um dos auxílios ou até mesmo a aposentadoria que estão previstas em lei.  

informe-cnis-nis-direitos-gps-previdencia

Para que serve DATAPREV, CNIS NIS e GPS

A DATAPREV serve para ajudar na vida do cidadão, pois ela oferece todos os suportes tecnológicos para os programa sociais do governo. Também é responsável por processar todos os pagamentos mensais dos benefícios da Previdência Social, assim como todas as aplicações on-line que faz a liberação do seguro-desemprego. A empresa também organiza as informações previdenciárias da Receita Federal do país, executam todos os programas de tecnologias dos programas sociais, desde as Agências da Previdência Social aos postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Sua unidade principal fica em Brasília, porém a empresa conta com estrutura de atendimento em todo o Brasil. Também possui unidades nos cinco estados – CE, PB, RN, SJ, SC e tem três grandes centros de processamento de dados nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Ela é uma empresa muito grande que trabalha com um alto volume de dados e o máximo de segurança para proteger as suas informações. A empresa está diretamente relacionada ao CNIS, pois faz a administração das informações.  

Já o CNIS NIS ajuda você a se comunicar com o Governo Federal, pois o cadastro do CNIS é a base de dados do INSS. As informações contidas no cadastramento incluem Trabalhadores Empregados, Contribuintes Individuais, Empregadores, Vínculos Empregatícios e de Remunerações e têm valor de prova de filiação à previdência social, por isso é muito importante sempre ter os seus dados atualizados junto à Receita Federal. Ele também é conhecido por Extrato CNIS ou Extrato Previdenciário.

O número do NIS, que é fornecido pela Caixa Econômica Federal, dá direito a você participar de qualquer programa social do governo, como por exemplo, o Bolsa Família, Garantia de Safra ou PRONATEC, tudo varia de acordo com as leis de funcionamento de cada programa. O NIS e o PIS estão relacionados, pois ambos oferecem benefícios. O Programa de Integração Social (PIS) é direcionado aos trabalhadores do setor privado e é gerado a partir do primeiro emprego do trabalhador e que também passa a ter os seus direitos, ele sempre será o mesmo número, caso você trabalhe em qualquer empresa. Você recebe o NIS, caso não possua o número do PIS, independente de algum vínculo empregatício ou carteira de trabalho assinada. As inscrições podem ser feitas na prefeitura de sua cidade. Com o número do NIS em mãos, o cidadão pode se candidatar aos diversos programas sociais do governo.

O GPS oferece a você contribuinte pagamentos de seguro que foi recolhido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Ele vai te garantir acesso à aposentadoria, pensão por morte, auxílio maternidade, entre outros, previstos pelas leis. Quando você é um trabalhador não registrado em regime CLT, como por exemplo, autônomos, profissionais liberais, empregados domésticos ou empresários, é necessário realizar o pagamento por meio de carnê ou folha avulsa. Para o recolhimento da contribuição basta preencher a guia com os seus dados e ter um número do Número de Identificação do Trabalhador (NIT) de registro no INSS. O recolhimento do GPS também pode ser feito pela empresa onde o funcionário trabalha, o valor é descontado no salário mensal. Os valores dos pagamentos variam de acordo com o salário e o tipo de trabalhador.

extrato-cnis-consulta-online-nis

Para ter acesso a todas as informações acima, você pode ligar na Central 135 ou acessar os links abaixo. Atenção, a Central funciona 24 horas, durante toda a semana, porém para falar com um atendente, o usuário pode ligar das 7 às 22h.