FGTS 2019 Extrato – Consulta

Descubra como é simples e fácil acessar o seu extrato do FGTS 2019 

extrato do FGTS 2019 é um documento que o trabalhador brasileiro pode ter acesso muito facilmente e serve para verificar o saldo de sua conta vinculada. Outra finalidade é conferir se a empresa onde trabalha está efetuando os depósitos mensais.  

fgts-2019

No extrato contém as datas do deposito, valores depositados, juros sobre os valores dos saldos, saldos de contas inativas referente aos empregos onde o trabalhador pediu demissão e outras informações importantes. 

Atualmente é muito fácil consultar o extrato do FGTS 2019, mas se você tem alguma dúvida ou se nunca acessou esse documento online confira as informações que reunimos especialmente para sua situação. 

O que é o FGTS 2019 

O FGTS é a sigla do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço e o objetivo de sua existência é proteger o trabalhador brasileiro quando este for demitido sem justa causa.  Isso ocorrer através de uma conta vincula na qual a empresa efetua depósitos mensais do INSS descontado desse trabalhador.  

O valor depositado é 8% do valor do salário do trabalhador e esse desconto vem descrito em seu holerite mensal. Esse valor depositado é devolvido ao trabalhador acrescido de juros sempre que este for demitido sem justa causa ou em algumas situações especiais como construção de casa, reforma e alguns casos de doenças previstos nas regras gerais.  

Dessa forma o trabalhador sente de forma menos intensa o fato de ter sido demitido, pois contara com um valor em dinheiro para custear suas despensas e pode ficar mais tranquilo para se empenhar em se recolocar no mercado de trabalho.  

Como acessar o extrato do FGTS pela internet 

Sem sobra de duvidas a internet e o fácil acesso a ela se tornaram uma das mais importantes ferramentas nos dias atuais. Pela internet é possível pagar contas, fazer compras, solicitar serviços, entrar em contato com pessoas distantes, falar por vídeo, enviar mensagens e tantas outras funcionalidades que otimizam e tornam muito mais eficiente o nosso dia a dia. 

Isso pode ser notado também em relação ao acesso a consulta do FGTS 2019, pois até algum tempo atrás o trabalhador que quisesse ter acesso ao seu extrato teria que se dirigir a uma agência da Caixa, retirar senha para o setor de PIS e FGTS e aguarda para ser atendimento e somente assim poderia pedir para o profissional emitir o extrato da sua conta vinculada. 

No entanto, se o trabalhador quiser acessar o extrato do FGTS 2019, é preciso apenas ter acesso a internet para que isso possa ser realizado muito facilmente com apenas alguns cliques, inclusive com um telefone celular.  

Para acessar o seu extrato, acesse o endereço eletrônico  www.caixa.gov.br/extrato-fgts e em seguida clique sobre a opção Consulte Aqui. Se você nunca acessou esse portal, utilize a sua senha do cartão cidadão e o número do PIS. Caso não tenha cartão cidadão será necessário preencher os campos solicitados e no fim aceitar todas as condições para uso do site. 

fgts-2019-extrato

Os dados que o site pede são apenas nome completo, CPF, título de eleitor, data de nascimento, nome da mae, cidade onde nasceu e é necessário criar uma senha que será usada em todos os acessos a essa conta.  

Após informar os dados e criar a senha, basta apenas digita-los nos campos específicos para ter acesso a consulta completa do FGTS 2019. 

Como consultar o FGTS do celular 

Uma possibilidade muito interessante é consultar o FGTS 2019 pelo telefone celular. Essa opção está disponível para celulares Android e IOS e o aplicativo é grátis e pode ser baixado a qualquer momento no App Store ou Google Play. Através dessa ferramenta você terá acesso a todos os lançamentos efetuados em sua conta vinculado, inclusive os juros, as mensalidades pagas pela empresa, vínculos de trabalho, FGTS inativo e muito mais.  

Essa é mais uma facilidade que a Caixa disponibiliza para os seus clientes e segurados do INSS que podem ter na mão e a qualquer momento acesso as suas informações.  

Se houver qualquer dúvida sobre o fundo de garantia, entre em contato com as centrais de atendimento da Caixa Econômica Federal e faça todos os seus questionamentos com o profissional que lhe atender, pois é seu direito estar sempre informado sobre esse importante assunto. 

As centrais de relacionamento disponíveis são as seguintes: 

fgts-consulta-2019

  • Agencias da Caixa Econômica em todo o Brasil; 
  • Central de atendimento telefônico 0800 726 0101; 
  • Redes sociais clicando no link no portal do banco. O link te encaminhara para falar por messenger em tempo real com um atendente da Caixa através do Facebook; 
  • E-mail cujo link está disponível no portal da Caixa Econômica Federal.  

FGTS 2019 é um direito de todo trabalhador brasileiro e acompanha-lo mensalmente é uma opção muito fácil e está disponível para ser utilizada sempre que você quiser.