Empréstimo Pessoal Aposentados do INSS 2024
INSS Empréstimo Pessoal para Aposentados 2024
Conheça como funciona a modalidade empréstimo consignado para aposentados do INSS
Os beneficiários da Previdência Social têm a sua disposição a modalidade de empréstimo pessoal para aposentados do INSS. Imprevistos podem surgir a qualquer momento e é nessas horas que o empréstimo consignado surge como uma interessante possibilidade.
Os bancos e financeiras oferecem condições especiais para esse tipo de cliente que podem contar com juros bem menores que outros perfis de clientes.
O produto empréstimo pessoal é responsável por movimentar altas somas em dinheiro anualmente e isso ocorre porque as pessoas podem ter acesso a bens e serviços que demorariam anos para serem alcançados.
Aposentados do INSS tem vantagens ao contratar um empréstimo pessoal e se você tem interesse em saber quais são elas, continue lendo este material que preparei especialmente para você.
Simular empréstimo pessoal para aposentados e pensionistas do INSS 2024
O empréstimo pessoal para aposentados e pensionistas o INSS é um produto de crédito que ao ser contratado efetuará descontos mensais fixos na folha de pagamento do contratante.
Para a financeira ou banco que oferece o crédito, essa modalidade é muito vantajosa, pois o desconto ao ser realizado em folha sugere que não haverá inadimplência por parte do contratante.
Por outro lado, as vantagens para os contratantes também são bastante interessantes e atrativas. Confira quais são as principais delas:
- Mensalidades com valores fixos;
- As menores taxas de juros do mercado;
- Até 72 meses para pagar;
- Não é necessário fiador porque esse perfil de cliente apresenta baixa possibilidade de inadimplência;
- Crédito concedido sem consulta aos órgãos de proteção de ao crédito.
Logo que o benefício é creditado na conta pessoal dos aposentados, o banco credita para a empresa de crédito o valor referente ao empréstimo pessoal. Dessa forma não há risco de atrasos e inadimplência por falta de tempo ou imprevistos para efetuar o pagamento mensal.
Diferenças do empréstimo pessoal para aposentados
Para evitar o endividamento dos aposentados ao contratar o empréstimo pessoal, a Previdência Social fixou algumas regras indispensáveis para os bancos seguirem. Uma das mais importantes é que existe uma margem que deve ser respeitada para a contratação do crédito. O aposentado não pode comprometer mais de 35% do seu rendimento mensal com empréstimo consignado.
Isso ocorre porque é estimado que valores de endividamento que superem essa margem farão com que o aposentado entre em um ciclo ao qual dificilmente sairá. Essa regra evita que o benefício contrate muito além do que realmente pode pagar e evita que seu rendimento seja comprometido em uma dívida muito alta e impagável.
Ainda assim, é muito importante que os aposentados sempre façam as contas e observem se o valor de parcela que pretende contratar não causará impactos negativos em suas finanças. Se essa constatação for feita, pode ser melhor reduzir o valor da mensalidade ou deixar o empréstimo para outro momento, afinal serão 5 anos de descontos mensais no pagamento.
Antes de contratar o produto, é fundamental verificar as taxas de juros trabalhadas e orçar em vários bancos a fim de selecionar a mais vantajosa para sua necessidade.
Regras da Previdência Social para o empréstimo pessoal 2024
A Previdência Social criou a normativa de número 28 que direciona e orienta como devem ser as operações de empréstimo pessoal para aposentados e pensionistas do INSS. Se houver interesse consulte o documento na página oficial do INSS que pode ser acessada pelo endereço eletrônico www.gov.br/inss/pt-br e siga o caminho Orientações > Empréstimo consignado.
Abordarei as principais regras presentes na normativa é uma das principais delas diz respeito a taxa de juro máxima que pode ser trabalhada. Atualmente A taxa máxima é de 2.08% ao ano já incluindo todos os custos com a operação de crédito, ou seja, não pode ser cobrado nada além disso.
É importante que o aposentado ou pensionista fique atento ao que diz o contrato para se certificar de que não há cobranças indevidas.
É de responsabilidade do banco ou da financeira informar ao cliente todos os dados da transação inclusive o valor total do empréstimo, taxas de juros mensais e anuais, número total de parcelas, valor total que será pago incluindo juros e demais acréscimos que possam existir.
Para sua segurança o aposentado ou pensionista sempre deve exigir a sua via do contrato do empréstimo pessoal. Quanto ao pagamento do valor contratado existem duas regras, se o benefício foi creditado em conta corrente, o valor do empréstimo será creditado na mesma conta.
Porém, se o beneficiário é pago com cartão magnético, o valor do empréstimo poderá ser pago por ordem de pagamento ou em alguma conta de sua titularidade sendo vedado o pagamento em conta de terceiros.
Junto ao boleto para pagamento deve conter um documento informando o beneficiário o valor do desconto pelo pagamento antecipado, valor líquido restante a pagar e quantidade de parcelas. A modalidade empréstimo pessoal para aposentados pode ser desbloqueado a qualquer momento pelo segurado do INSS que deseja contratar esse produto.
Mais do Meu INSS:
*Site Meramente Informativo - Não Oficial - Você deve sempre conferir as informações atualizadas no próprio site do INSS
Deveria Banco emprestar para aposentado e penssionista com prazo maior de 72 meses mudar para 96 meses