Farmácia Popular 2019 Cadastro

Confira o que é, como funciona e como fazer cadastro na Farmácia Popular 2019 

Programa Farmácia Popular 2019 foi instituído com o objetivo principal de oferecer à sociedade brasileira uma nova alternativa para ter acesso aos medicamentos que compõem a lista dos essenciais.  

11farmacia-popular-2019

Com base nisso, esse Programa assume o compromisso de cumprir com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.  

O programa atua envolvendo as farmácias que tem o interesse de serem participantes. As drogarias e farmácias que desejam participar podem realizar o credenciamento. Essas farmácias oferecem medicamentos gratuitos para asma, diabetes, pressão alta e nos casos de rinite, Parkinson, osteoporose, glaucoma, colesterol alto e glaucoma. 

Outros produtos bastante interessantes que são oferecidos pela rede credenciada são as fraldas geriátricas e os anticoncepcionais. O programa Farmácia Popular 2019 foi implantado em 13 de Abril de 2004 por meio da lei de nº 10858 e foi regulamentada nº 5090 do ano de 2004. Através desse decreto os medicamentos oferecidos pela fundação Oswaldo Cruz são disponibilizados por suas próprias unidades. 

Como usar o programa Farmácia Popular 2019 

Para ser usuário do Programa Farmácia Popular 2019 é preciso realizar alguns procedimentos simples aos quais todo cidadão interessado precisa se submeter. 

O primeiro passo é comparecer a uma unidade de farmácia ou drogaria credenciada ao programa e por fim apresentar um documento de identidade oficial com foto, número do CPF ou documento equivalente, receituário médico emitido nos últimos 365 dias ou 180 dias no caso de fralda geriátrica. A receita pode ser tanto de médico particular quanto do serviço público de saúde. 

A farmácia faz a verificação dos dados do paciente, os dados do receituário, realiza o acesso do sistema de vendas para realizar o processamento da dispensação do medicamento ou da fralda geriátrica e por fim, após realizada a venda são emitidos dois cupons fiscais sendo que um deles é vinculado. 

O cartão vinculado é obrigatoriamente assinado pelo paciente de forma que o endereço é preenchido igualmente. Esse cupom é o documento usado como controle para as demais compras. 

Cadastro Farmácia Popular 2019 

A Farmácia Popular é facilmente localizada, pois nas faixadas das unidades participantes existe uma descrição bem visível onde diz AQUI TEM FARMACIA POPULAR. Nessas unidades identificadas é possível encontrar os remédios gratuitos e também todos aqueles que tem descontos consideráveis. 

11farmacia-popular-2019-cadastro

Esse desconto chega a até 90% nos casos de remédios para rinite, colesterol alto, doença de Parkinson. Glaucoma e osteoporose e as fraldas geriátricas e anticoncepcionais. 

Já na frente do estabelecimento é possível ver a faixa que identifica a drogaria ou farmácia como membro participante. 

Como encontrar uma farmácia ou drogaria participante do programa 

Se o cidadão não sabe onde há uma farmácia popular e necessitar fazer a correta localização, é fácil realizar esse procedimento. 

O site através do qual é possível encontrar qualquer unidade de atendimento é o http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/41867-veja-tambem-os-enderecos-das-farmacias-e-drogarias-que-integram-o-programa-aqui-tem-farmacia-popular e após acessar a página é preciso selecionar o estado e a cidade e uma lista enorme de estabelecimentos comerciais irão surgir.  

Ou seja, é bem fácil localizar o endereço e telefone de qualquer unidade em qualquer que seja a cidade e estado brasileiro. 

Ao chegar ao estabelecimento comercial, o cidadão avistara um banner de cor vermelha no qual estará escrito os dizeres AQUI TEM FARMACIA POPULAR e uma bandeira do Brasil centralizada. 

Então é necessário apenas seguir os procedimentos já mencionados nos tópicos acima e efetuar a compra dos itens que constam no receituário médico. 

Esclareça as suas principais dúvidas sobre o programa Farmácia Popular 2019  

Para esclarecer outras dúvidas, separamos abaixo as principais perguntas feitas pelos usuários sobre o programa. Veja quais são elas: 

  • Quais documentos apresentar na farmácia credenciada?  

Os documentos obrigatórios que devem ser apresentados consistem no CPF, documento de identidade original com foto e a receita médica emitida dentro do prazo especifico. 

  • Qual o prazo de validade da receita médica? 

O receituário tem data de validade e ao ser apresentado precisa ter sido emitido nos últimos 180 dias e nos casos dos anticoncepcionais esse prazo aumenta para 365 dias.  

  •  A drogaria ou farmácia retém a receita médica? 

Essa pergunta é bastante comum e é importante esclarecer que não. O estabelecimento requer apenas que a receita seja apresentada e o que fica retido é uma cópia do documento original que vai para um arquivo para controle.  

  • Quais informações precisam estar presentes na receita médica? 

É necessário conter o nome do médico, O CRM, assinatura, endereço da unidade de saúde, data da emissão, nome completo e endereço do paciente.  

  • Quais os documentos de identidade são aceitos para efetuar a compra? 

11farmacia-popular-2019

São aceitos todos os documentos oficiais que possuam foto. Esses documentos podem ser a carteira de trabalho, passaporte, registro geral, carteira de identidade profissional ou outro documento de igual valor.  

Com base nessas informações fica fácil entender como funciona a Farmácia Popular 2019 e a sua importância para o cidadão brasileiro.