Agendamento Averbação de tempo de serviço INSS

Agendamento INSS

Para o atendimento nas agencias do INSS é preciso realizar agendamento. Se você está em busca de agendar atendimento para averbação de tempo de serviço no INSS nós te ajudamos. Antes de falarmos sobre o agendamento falaremos um pouco sobre a averbação de tempo de serviço. Os documentos para averbação de tempo de serviço varia de acordo com a forma de contribuição com a instituição. Você entenderá um pouco mais sobre a averbação de tempo de serviço e como agendar.

o INSS, ou previdência social, é uma instituição que presta serviços a milhões de trabalhadores e segurados brasileiros. Foi criada em 1990 com a fusão de duas outras instituições. Entre os serviços prestados para essas pessoas o mais conhecido é a aposentadoria. Para o trabalhador ou cidadão ter acesso a esses benefícios e serviço é preciso realizar uma contribuição com a instituição.

Essa contribuição pode ser feita de diferentes formas. Se você trabalha de carteira assinada ela é descontada diretamente na folha de pagamento. Outros tipos de contribuição são autônoma e facultativa. Realizando a contribuição o trabalhador tem acesso a benefícios que o asseguram caso algo ocorra. Para esse atendimento a instituição solicita que os trabalhadores e segurados realizem um agendamento antes. Abaixo entenderemos mais sobre esse agendamento de serviço.

calendario-inss-pagamento

Agendamento de atendimento

Como visto acima o inss é uma instituição que atende a milhões de pessoas. Para facilitar o atendimento além de serviços online é solicitado que o trabalhador agende o atendimento presencial. Esse agendamento pode ser feito pelo site da instituição. Por lá basta você procurar o serviço que está em busca ou ir na aba de agendamento. Irá precisar preencher algumas informações pessoais para tal. E logo terá uma data e hora marcada para seu atendimento no INSS.

Você também pode realizar esse agendamento pelo meu INSS. O meu INSS é uma ferramenta disponibilizada pela instituição para facilitar o atendimento. Por lá você tem acesso a diversos serviços online e emissão de documentos. Entre os serviços online está o agendamento de atendimento. Para ter acesso você irá precisar apenas de login e senha. Se for seu primeiro acesso va no site do INSS e preencha algumas informações para ter acesso a essa ferramenta.

Seja pelo site ou pelo meu INSS você terá acesso ao agendamento do serviço. Assim basta agendar o atendimento para a averbação do tempo de serviço. Agora que você já sabe como agendar o atendimento para fazer a averbação de tempo de serviço vamos falar um pouco sobre os documento que você pode usar para realizar a averbação. Alguns desses documentos você pode ter em mão ou ter acesso pelo site da instituição. Entenda melhor abaixo.

agendamento-averbação

Documentos para averbação de tempo de serviço

Os documentos que você pode utilizar para realizar a averbação de tempo de serviço são vários. E como dito acima os documentos variam de acordo com a forma de contribuição realizada. Abaixo falaremos quais documentos pode ser utilizado para a averbação de tempo de serviço.

Se você trabalha ou trabalhou de carteira assinada e sua contribuição com o INSS foi direto da folha de pagamento os documentos que você pode utilizar são: carteira de trabalho, ficha de registro de empregado fornecida pela empresa e devidamente assinada, cartão livro ou folha de ponto acompanhada da declaração da empresa. Além dos documentos citados acima pode usar o termo de rescisão contratual ou comprovante de recebimento do fundo de garantia por tempo de trabalho, documentos que comprovem a atividade do trabalhador junto da empresa.

Para pessoas que contribuem de maneira individual para o INSS os documentos que você pode usar para realizar a averbação do tempo de serviço são: microfichas de recolhimento constantes no banco de dados do INSS, guia de recolhimento, carnes de contribuição, guia de recolhimento de contribuinte individual, guia de recolhimento da previdência social ou guia da previdência social. E se você contribui com o INSS como autônomo  os documentos são os mesmos citados acima para o individual.

No caso de professore os documentos são diferentes. Os documentos usados para realizar a averbação de tempo de serviço são: a carteira de trabalho, informações constantes do CNIS ou o termo da contagem reciproca.

Agora que você sabe os documentos que podem ser usados para a averbação de tempo de serviço no INSS pode ir a procura deles. Se precisa emitir algum dos documentos basta agendar um atendimento como visto acima. Alguns você pode ter em mãos. Mas caso não o tenha agende um atendimento no INSS para averbação de tempo de serviço.

E se ficou com mais alguma duvida basta entrar em contato com o INSS. Você pode ligar para o numero 135 de segunda a sexta em horário comercial ou acessar o site da instituição. Das duas formas você terá todas as informações que precisa. Pelo site, como falado acima, você também pode agendar o atendimento para averbação de tempo de serviço.

averbacao-tempo-de-servico