Agendar auxilio doença pela internet INSS

Descubra como agendar a perícia para auxílio doença pela internet e todo passo a passo para consultar o resultado do requerimento 

Os contribuintes na situação de empregados e demais tipos de contribuintes que precisam agendar auxilio doença pela internet podem contar com a facilidade oferecida pelo site do órgão. 

como-consultar-auxilio-doenca-do-inss

Esse é um dos benefícios mais solicitados a Previdência Social, pois é devido a segurados que venham a apresentar alguma doença que os incapacite temporariamente para o exercício de suas funções laborais e em decorrência disso, o trabalhador precisa ser afastado para se reabilitar.  

A etapa do agendamento do auxílio doença INSS pela internet é simples e pode ser realizada por qualquer pessoa, embora quando se trata de empregado, a própria empresa geralmente se encarrega de realizar o procedimento.  

Passo a passo para agendar auxílio doença pela internet 

O passo a passo para agendar auxilio doença pela internet é bem simples. Acesse o site do INSS clicando AQUI 

Logo que página abre, é possível visualizar as três opções disponíveis que em ordem de aparição são SOLICITAR BENEFÍCIO, SOLICITAR PRORROGAÇÃO E RESULTADO.  

Como o primeiro objetivo é apenas agendar a perícia medica, a opção que deve ser selecionada é a primeira: SOLICITAR BENEFÍCIO. A página seguinte vai requerer que um código de verificação seja digitado. Ele serve para garantir que é realmente uma pessoa que está acessando o site e não um robô ou spam.  

Em seguida é preciso informar o estado e cidade onde o segurado reside e selecionar entre os endereços, datas disponíveis e agências para o atendimento. 

A próxima página exibida é o formulário de requerimento do auxílio doença pela internet que deve ser preenchido com exatidão e sem erros com os seguintes dados: 

  • Se o requerimento foi solicitado por telefone, internet, empresa, agencia do INSS ou escritório de contabilidade; 
  • PIS, nome do segurado, nome da mãe, data de nascimento; 
  • Categoria do trabalhador. Se é empregado, CNPJ ou CEI, data do último dia trabalhador e CID; 
  • Informar a quantidade de filhos menores de 14 anos; 
  • Clicar para avançar para a página seguinte. 

agendar-auxilio-doenca-INSS-pela-internet

Agora é preciso imprimir a página do requerimento do auxílio doença INSS pela internet, anexar os demais documentos como atestados médicos, pareceres, raio-x e tudo que possa contribuir para análise do médico perito e comparece na data do atendimento com no mínimo 15 minutos de antecedência.  

Quem tem direito ao auxílio doença 

Todo o trabalhador e contribuinte mensal do INSS tem direito ao auxilio doença e pode requerer o benefício através da internet conforme orientado no tópico anterior, através da central de atendimento 135, na agencia virtual MEU INSS ou se dirigindo até um dos postos de atendimento da Previdência Social. 

Para consultar o endereço do posto de atendimento mais próximo acesse www.inss.gov.br e selecione a opção buscar agencia. O endereço pode ser buscado informado o cep, a sua localização atual ou a cidade e estado de onde deseja encontrar a agência. 

Como solicitar prorrogação do auxílio doença INSS pela internet 

Se a data do fim do benefício concedido pelo médico do INSS estiver próxima e se o trabalhador ainda não tiver se recuperado da doença que o acometeu, é possível solicitar prorrogação do auxílio doença INSS pela internet 

Para isso clique AQUI  e selecione a opção SOLICITAR PRORROGAÇÃO. A página seguinte apresentara um pequeno formulário no qual deve ser informado o número do primeiro requerimento do auxílio doença ou o número do benefício, data de nascimento, nome do requerente e o número do CPF.  

Em seguida é necessário apenas efetuar a confirmação do pedido clicando sobre a opção CONFIRMAR.  

Esse procedimento é bem parecido com o agendamento da perícia. A diferença é que agora o sistema já consegue identificar os dados do segurado, pois já existe o primeiro processo ativo no banco de dados. 

Novamente é preciso verificar as datas disponíveis e escolher entre as opções oferecidas. Na data do atendimento é preciso apresentar toda documentação que de embasamento para o pedido de prorrogação do pagamento do auxílio doença. Ou seja, o trabalhador precisa comprovar a real necessidade de se manter o afastamento.  

agendar-auxilio-doenca-pela-internet

Geralmente o médico do trabalhador emite algum parecer, concede atestado médico ou laudo que ofereça a condição do médico perito chegar a uma conclusão final.  

O que muitas vezes pode vir acontecer é o trabalhador não apresentar melhorar mesmo estando em tratamento que vise uma reabilitação. Nesse caso o médico perito, logo que chega a essa conclusão, dá o indicativo de que é preciso converter o auxílio doença em aposentadoria por invalidez permanente do INSS. 

Aliás, o mesmo procedimento de agendar auxilio doença pela internet INSS é o utilizado para a aposentadoria por invalidez permanente e isso porque para chegar a aposentadoria é preciso primeiro receber o auxílio por um determinado tempo e só depois o benefício é convertido.