Aposentadoria Compulsória – O que é, quem tem direito

O que é aposentadoria compulsória

Entenda melhor o que é aposentadoria compulsória e quem tem direito a mesma. Abaixo explicaremos se vale apena a aposentadoria compulsória e como funciona essa forma de aposentadoria.

A aposentadoria é um dos benefícios oferecidos pelos INSS. Após certo tempo de contribuição e certa idade você pode requerer a aposentadoria. No INSS há varias formas de aposentadoria, você pode se aposentar por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, aposentadoria especial e outros. Cada forma de aposentadoria tem seus requisitos e suas regras.

No caso da aposentadoria compulsória, diferente das outras formas de aposentadoria, não é requerida pelo trabalhador. Ela ocorre quando o trabalhador atinge uma certa idade e o INSS começa o processo de aposentadoria mesmo sem a solicitação do trabalhador. No caso do trabalhador regido pela CLT a idade é de 70 anos. E no caso de servidor publico é de 75 anos.

Quando o trabalhador atinge essa idade, mesmo sem ele solicitar, o INSS já abre um processo de aposentadoria. Abaixo veremos como ocorre a aposentadoria compulsória e se vale a pena. Falaremos quem tem direito a aposentadoria compulsória também.

lei-aposentadoria-compulsoria

Quem tem direito a aposentadoria compulsória

Como dito acima a aposentadoria compulsória não depende de o trabalhador solicitar. O INSS abre o processo de aposentadoria automaticamente após certo tempo de trabalho e de certa idade. Além da idade outros fatores como deficiência física ou mental e determinação judicial que podem levar a aposentadoria compulsória.

A aposentadoria compulsória ocorre para o trabalhador desfrutar da aposentadoria e para abrir novas vagas de trabalho no mercado. Com dito acima a idade que ocorre a aposentadoria compulsória varia se o trabalhador é regido pela CLT ou se é servidor público. No caso do trabalhador de carteira assinada a idade que ocorre a aposentadoria compulsória é de 70 anos. E para servidores públicos a idade é de 75 anos. Nessa forma de aposentadoria não há diferença entre os sexos, essa idade vale para homens e mulheres.

Com visto a aposentadoria compulsória não depende do trabalhador solicitar a mesma. Portanto não é questão de quem tem direito a aposentadoria compulsória e sim com quem ela acontece. Apenas nos casos citados acima que ela pode ocorrer. A mais comum que ocorra é por idade.

Porem a aposentadoria compulsória ocorre de forma diferente das outras formas de aposentadoria. Nela há algumas desvantagens, veremos abaixo se realmente vale a pena esperar pela aposentadoria compulsória ou como o trabalhador deve proceder para evitar a mesma.

aposentadoria-compulsoria-lei

Vale a pena a aposentadoria compulsória?

Agora que você já sabe o que é a aposentadoria compulsória e como acontece vamos entender se vale a pena esperar por ela. Como toda forma de aposentadoria do INSS a aposentadoria compulsória tem suas regras. Porem ela traz algumas desvantagens para o trabalhador. Entenda abaixo como funciona o calculo e quais as principais desvantagens da aposentadoria compulsória.

Uma das grandes diferenças e desvantagens da aposentadoria compulsória é que, quando se aposenta dessa forma, não é aplicada nenhuma regra de transição. O salário a ser calculado da aposentadoria compulsória é a média de todos os salários do período de trabalho da pessoa. Portanto acaba que o salario que irá receber como aposentado é menor que o ultimo salario que essa pessoa veio a receber.

Por isso o ideal é o trabalhador evitar que a aposentadoria compulsória ocorra. O ideal é quando estiver chegando na idade que ocorre a aposentadoria compulsória o trabalhador entre em contato com o INSS e solicite a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Essas formas de aposentadoria acabam por ser mais vantajosas para o trabalhador.

Essa solicitação pode ser feita pelo site ou pessoalmente nas agencias do INSS. Você poderá entrar no portal oficial do INSS e entender melhor os requisitos da aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. pelo site você poderá também realizar a solicitação inicial para outras formas de aposentadoria. Dessa forma você não irá se aposentar compulsoriamente e terá mais vantagens como o valor do benefício.

Pelo site do INSS você também pode realizar a simulação da aposentadoria para verificar qual ficaria mais vantajosa para você. Basta acessar a pagina oficial e procurar por serviços online. Geralmente informando alguns dados pessoais o sistema já irá ter seus dados de contribuição. com a simulação do INSS você entenderá qual forma de aposentadoria se torna mais vantajosa para você, já que irá perder muitos benefícios se aposentado compulsoriamente.

Acima você entendeu o que é a aposentadoria compulsória e quem tem direito a mesma. Entendeu se vale mesmo a pena esperar pela aposentadoria compulsória e a idade em que ela acontece. Viu a diferença entre a idade da aposentadoria compulsória para servidores públicos e para trabalhadores regidos pela CLT. Entendeu também como ter mais informações sobre o assunto pelo portal oficial do INSS ou pelo número de telefone 135.

aposentadoria-compulsoria-1