Aposentadoria por idade 2019 INSS

Saiba tudo sobre aposentadoria por idade – INSS 2019

Os direitos previdenciários vigentes no país garantem que todos os brasileiros que contribuem com a Previdência Social têm direito a aposentaria por idade – INSS.

o-que-e-aposentadoria-por-idade-inss-2019

Aliás, esse é um dos momentos mais aguardados pelo trabalhador que espera poder descansar após longos anos dedicados ao trabalho.

É importante que você tenha conhecimento sobre as principais informações referentes a aposentadoria por idade INSS 2019, afinal, se trata dos seus direitos e para fazer vale-los é necessário conhece-los.

O que é aposentadoria por idade INSS

Nos últimos meses foram veiculadas na mídia, informações que apontavam para possíveis mudanças nas regras da Previdência Social. Porém, tais modificações não foram votadas pela câmara dos deputados e tudo continua como antes.

O clamor popular adiou a possibilidade de algo ser alterado nesse momento, mas certamente o governo buscara fazer com as novas regras sejam votadas. Segundo as informações divulgas, o motivo para que surjam as novas regras é economia nos gastos.

O governo afirma que se a reforma da Previdência não acontecer, o país não conseguira manter o pagamento dos benefícios previdenciários daqui a alguns anos. Enquanto as mudanças não acontecem, falarei sobre as regras que estão vigentes neste momento.

Afinal, você sabe quais são as regras para a aposentadoria por idade atualmente? E o termo aposentadoria, você sabe a que se refere? Apesar de ser um direito que diz respeito a vida de todos os brasileiros, existem muitas dúvidas sobre o que a lei determinada sobre o assunto.

Existe atualmente a aposentadoria por idade, por invalidez, por tempo de contribuição e as aposentadorias especiais. A aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria do INSS por idade são algumas das mais importantes e as principais duvidas geralmente dizem respeito a idade mínima para se aposentar e o tempo mínimo de contribuição.

Aposentadoria por tempo de contribuição – INSS

A aposentadoria por tempo de contribuição também é chamada de aposentadoria por tempo de serviço. Nessa situação é previsto que o trabalhador tenha contribuído com a Previdência Social por um determinado período mínimo que já está determinado.

Os trabalhadores do sexo masculino devem contribuir por no mínimo 35 anos e as trabalhadoras por no mínimo 30 anos para ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição.

Logo que o trabalhador ingressa no mercado de trabalho e tem registrada a sua carteira de trabalho, é iniciada a contabilização do tempo de contribuição.

Se um trabalhador trabalha 2 anos em uma empresa e mais 2 anos em outra, se soma 4 anos de contribuição. Da mesma forma, todos os seus demais registros são somados até atingirem o tempo mínimo de contribuição que dá direito a aposentadoria

Aposentadoria por idade – INSS 2019

A aposentadoria por idade INSS 2019 é bem diferente da aposentadoria por tempo de contribuição, pois leva em consideração a idade do contribuinte como fator determinante para a concessão do benefício.

quem-tem-direito-aposentadoria-por-idade-2019

Ou seja, não é contabilizado o tempo que o trabalhador contribuiu com a Previdência Social, mas sim a idade mínima desse contribuinte para que este tenha direito a aposentadoria.

O tempo de carência para essa modalidade de aposentadoria é de 180 meses de contribuição. O total de anos contribuídos serão 15.

A idade necessária para aposentadoria por idade é de 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres. Existem discussões sobre a possibilidade de a idade mínima sofrer alterações, mas enquanto isso não acontece devemos considerar o que consta na legislação vigente.

Documentos necessários para solicitar aposentadoria INSS por idade

Quando os requisitos necessários para solicitar a aposentadoria forem atingidos, será preciso realizar o agendamento de atendimento no INSS e na data em que este ocorrer deverão ser apresentados alguns documentos que serão utilizados para comprovar as informações prestadas pelo segurado.

Os documentos necessários para solicitar aposentadoria por idade INSS 2019 são os seguintes:

  • Documento de identificação original com foto. São aceitos RG, carteira de habilitação, carteira profissional, carteira de trabalho e outros de igual valor;
  • Numeração do CPF. Pode ser apresentado a cédula azul, declaração emitida pelo site da Receita Federal ou qualquer documento que contenha a numeração impressa;
  • Todas as carteiras de trabalho utilizadas para que sejam verificadas e confirmas as informações referentes aos registros realizados.
  • Carnês de contribuição com a Previdência Social e comprovantes de pagamento das guias GPS.
  • Qualquer documento que auxilie a confirmar o tempo pelo qual o trabalhador contribua com a previdência.

Mesmo com a carteira assinada, não é contabilizado períodos de afastamento por auxilio doença, pois nesse período não são realizadas contribuições.

aposentadoria-por-idade-inss-2019

Os canais de atendimento do INSS são os seguintes:

  • Atendimento telefônico pelo número 135 que é feito de Segunda-feira a Sábado das 7h as 22h conforme o horário de Brasília;
  • Qualquer agência do INSS;
  • Site do INSS ao selecionar a opção desejada, código de segurança e demais informações solicitadas.

Entre em contato se precisar tirar dúvidas sobre a aposentadoria por idade 2019 INSS.