Aposentadoria por idade professor

Confira como funciona os planos de aposentadoria para a categoria dos professores no Brasil  

Uma das profissões mais importantes certamente é daqueles que optam por dedicar suas vidas no exercício do magistério e uma dúvida comum é sobre a aposentadoria por idade do professor. Será que essa categoria tem alguma vantagem em relação aos benefícios do INSS?  

aposentadoria-do-INSS-para-professor

De acordo com o Banco Mundial, os professores brasileiros recebem bons salários e bons benefícios. Essa afirmação vai contra algumas notícias veiculadas que afirmam que a classe é mal paga e pouco valorizada.  

Ainda de acordo com as informações prestados pelo banco, o salário dos professores brasileiros está de acordo com o que é pago em outros países cuja renda per capita é parecida com a do Brasil.  

Para entender melhor como isso funciona na prática, vamos abordar o tema e elucidar como está a questão da aposentadoria por idade do professor brasileiro 

Como funciona a aposentadoria para o professor brasileiro 

Além do salário compatível com a função, é apontado para o fato de que os planos previdenciários para os professores brasileiros são muito bons e vantajosos para a classe. Inclusive é apontado para o fato de que tais planos contemplam vantagens não trabalhadas internacionalmente.  

Isso faz com que os profissionais da classe se sintam motivadas a continuar atuando nesse ramo e proporciona que outras pessoas tenham interesse em ingressarem nessa carreira que por algum tempo deixou de ser desejada por muitos.  

Claro que sempre há espaço para melhorias e mudanças que possam contribuir para a elevação do nível educacional dos alunos e para a melhoria da vida dos professores em seu ambiente de trabalho. Dessa forma a sociedade como um todo ganham. 

Regras para aposentadoria por idade do professor 

De acordo com informação postada no site do próprio INSS existem algumas regras criadas para legislar sobre a aposentadoria por idade do professor brasileiro. Tais informações são muito esclarecedoras e muito relevantes para todos aqueles tem dúvidas sobre esse assunto. 

aposentadoria-por-idade-para-professor

A aposentadoria do professor INSS oferece vantagens voltadas especialmente para a classe. Uma dessas principais vantagens é a possibilidade do trabalhador se aposentador com menor tempo de contribuição e por idade.  

Para as mulheres o período mínimo de contribuição é de 25 anos e para os homens, esse período sobe para 30 anos de contribuição. Os contribuintes comuns precisam ter contribuído 30 e 35 anos respectivamente para terem o direito de se aposentar.  

Importante mencionar que é preciso comprovar que o período de contribuição foi exercido exclusivamente na função de magistério na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.  

Como agendar pedido de aposentadoria por idade para professor 

Os postos de atendimento do INSS estão presentes em todo o Brasil. Ao todo são mais de 1500 agências da Previdência Social que realizam todos os procedimentos e atendimentos necessários para suprir as demandas dos segurados e beneficiários do órgão.  

Porém, além dos postos de atendimento, existe a possibilidade de realizar agendamentos de atendimentos pela internet ou pelo telefone. Através da internet é preciso apenas acessar o site do INSS www.inss.gov.br e clicar sobre a opção AGENDAMENTO 

Essa opção é localizada na parte superior esquerda da página. Ao clicar sobre a opção, serão apresentados todos os serviços para os quais é possível realizar o agendamento de atendimento. Nesse caso é preciso clicar sobre a opção de agendamento desejado e informar todos os dados solicitados pelo sistema. 

As informações que devem ser digitadas sem erros, são nome completo, idade, número do CPF, endereço, nome da mãe, telefone e email do requerente. Após esse procedimento é preciso apenas confirmar o requerimento e imprimir o comprovante onde vai constar data, horário e endereço do posto de atendimento.  

Requisitos básicos para solicitar aposentadoria por idade de professor 

Para ter direito a aposentadoria por idade de professor é preciso atender a uma série de requisitos exigidos pelo INSS. Esses requisitos consistes nos seguintes itens: 

Tempo total de contribuição em funções de magistério: 

  • 30 anos de contribuição, se homem; 
  • 25 anos de contribuição, se mulher; 
  • Tempo de carência de 180 meses. 

Além disso é preciso apresentar a documentação obrigatória da data do atendimento. Os documentos exigidos são os que constam na lista abaixo: 

  • Documento de identidade oficial com foto; 
  • Número do CPF; 
  • Documentos que comprovem os períodos efetivamente trabalhados. São aceitos os carnês pagos ao INSS, carteira de trabalho e similares.  

como-solicitar-aposentadoria-por-idade-para-professor

É muito importante o comparecimento do requerente da data agendada para o atendimento e se não for possível é necessário entrar em contato com o órgão com antecedência e reagendar. Outra possibilidade é nomear um procurador para requerer o benefício. 

Se houverem dúvidas sobre como solicitar aposentadoria por idade ao professor, é possível entrar em contato com a central de atendimento do INSS ligando para o número 135 que opera todos os dias de segunda a sábado, das 7 às 22 horas.