Aposentadoria por Idade – Vantagens e Como Funciona

Aposentadoria INSS

Se você está em dúvida sobre a aposentadoria por idade do INSS nós te ajudamos. Abaixo iremos explicar o que é e como funciona a aposentadoria por idade do INSS. Depois falaremos da nova regra para se aposentar pelo INSS. Mas antes vamos falar mais sobre a aposentadoria no INSS.

O INSS é uma instituição do governo federal que presta serviços previdenciários para a população. Esses serviços buscam fornecer suporte ao trabalhador quando necessário. Esse suporte vem em forma de benefícios que ficam disponíveis aos contribuintes do INSS.

Para ter acesso a esses benefícios é preciso que o trabalhador contribua com um valor durante um período de tempo da vida ativa. Entre os benefícios existentes o mais conhecido é a aposentadoria. Os contribuintes ficam annos contribuindo com a instituição na espera de se aposentar quando cumprirem com os pré requisitos.

Pelo INSS há diversas regras para aposentadoria. Entre as mais conhecidas estão a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e a regra 85/95, sendo a última a mais atual. Abaixo explicaremos como funciona a aposentadoria por idade e quais são suas vantagens. Depois falaremos um pouco mais sobre como você pode solicitar a aposentadoria por idade no INSS. 

aposentadoria-por-idade-inss-1

Como funciona aposentadoria por idade

Na regra da aposentadoria por idade o fator principal é a idade do contribuinte. Entenda melhor abaixo como funciona a aposentadoria por idade do INSS e quais são suas vantagens. Veja também como solicitar a mesma.

No caso da aposentadoria por idade para homens a idade mínima para solicitar é de 65 anos e de 60 anos para mulheres. No caso do segurado ser especial, pescador artesanal, indígena ou outros, a idade irá diminuir 5 anos para homens e mulheres.

Além da idade mínima é preciso que o contribuinte tenha o tempo de carência no INSS. Esse tempo de carência corresponde a 180 meses de contribuição. E para segurados especiais é preciso que tenha documentos comprovando sua situação como segurado especial.

Se você já tem a idade para se aposentar por idade no INSS é preciso que tenha alguns documentos em mãos para solicitar a mesma. Esses documentos são: documento oficial com foto e  carteira de trabalho ou carnês de contribuição.

A maior vantagem de se aposentar por idade no INSS é que o fator previdenciário não irá diminuir o valor a receber. Nessa regra da aposentadoria o fator previdenciário só será aplicado no cálculo da aposentadoria caso beneficie o contribuinte. O cálculo para saber o quanto irá receber de aposentadoria é simples.É a média de 80% das maiores contribuições durante o período que você contribuiu com a instituição.

A solicitação da aposentadoria por idade pode ser feito pessoalmente nas agências ou pela página oficial. Entenda melhor abaixo como realizar a solicitação dessa forma de aposentadoria.  

aposentadoria-por-idade-2

Solicitação da aposentadoria por idade.

Agora que você já sabe como funciona a aposentadoria por idade no INSS e quais são suas principais vantagens vamos entender como solicitar. Veja como solicitar a aposentadoria por idade do INSS pessoalmente ou pela internet.

Para solicitar a aposentadoria pela internet você só irá precisar acessar o site do INSS e procura por esse serviços. Lá será pedido algumas informações pessoais para a realização do serviço. Para solicitar pessoalmente nas agências da instituição é preciso que você inicialmente agende o atendimento.

O agendamento no atendimento das agências do INSS podem ser feitas por telefone ou pela página oficial. Na página oficial basta escolher o serviço de agendamento e adicionar as informações pedidas pelo sistema. Pelo telefone o número é 135 de segunda a sexta em horário comercial.

No dia do atendimento é preciso que você leve um documento oficial original com foto e a carteira de trabalho ou carnês de contribuição com o INSS. Para facilitar o atendimento procure chegar alguns minuto adiantados e se certificar que está como todos os documento necessários em mãos.

Se você está em dúvida se tem direito a essa forma de aposentadoria é possível realizar uma simulação no site do INSS. Basta acessar o meu INSS e escolher a opção de simulação. Eles terão todos os seus dados cadastrados e você poderá saber se tem direito a aposentadoria por idade ou quanto tempo falta para ter o direito.

Acima você entendeu como funciona a aposentadoria por idade e quais suas principais vantagens. Explicamos também como você pode realizar o cálculo do valor da aposentadoria e os documentos que você irá precisar para solicitar a mesma. Por último falamos como você pode realizar a simulação pelo site do INSS e saber mais se tem direito ou não a aposentadoria por idade. Ainda informamos como você pode solicitar a aposentadoria por idade caso tenha direito, pela internet ou pessoalmente nas agências do INSS. Para mais informações você pode acessar o site do INSS ou entrar em contato pelo número 135.

inss-aposentadoria-por-idade