Aposentadoria por tempo de contribuição do professor

Confira como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição de contribuição do professor e quais as diferenças em relação a outros tipos de benefício 

aposentadoria por tempo de contribuição do professor é um dos benefícios oferecidos pela Previdência Social aos seus segurados.  

16aposentadoria-por-contribuicao-professor

Nesse caso o público alvo são os profissionais da área da educação que construíram suas carreiras profissionais como professores. Esses profissionais devem comprovar um determinado período de contribuição para que possam solicitar o benefício.  

Existe uma diferença de 5 anos entre o tempo exigido de contribuição para os homens e mulheres sendo a diferença favorável as mulheres.  

Essas diferenças na forma de aposentadoria por tempo de contribuição do professor é uma forma de instigar e incentivar mais pessoas para se dedicarem nessa carreira profissional que tem tanta importância para qualquer sociedade por impactar diretamente na vida de tantas pessoas. 

Aposentadoria do professor – Tempo de contribuição INSS 

Os professores são peças chaves para o desenvolvimento de qualquer sociedade que se preocupa com o progresso e desenvolvimento de sua nação. Isso porque é através do trabalho desses profissionais que um cidadão aprende desde a primeira letra do alfabeto até elaborar um artigo cientifico rico em informações e conhecimentos. 

Os professores do ensino básico têm a tarefa de ensinar as pequenas crianças a escrever, per e pensar em um mundo tão vasto e cheio de possibilidades.  

Os professores do ensino médio e superior continuam essa tarefa tão rica contribuindo para que tantas habilidades e competências possam ser detectadas, desenvolvidas e trabalhadas de forma que aquele aluno venha a contribuir com a sociedade em que vive e possa crescer e evoluir intelectualmente.  

Para ter direito ao tempo de contribuição, o professor precisa comprovar que atuou exclusivamente no magistério em escolas de educação infantil, ensino fundamental é ensino médio. No caso dos homens o tempo de contribuição mínimo é de 30 anos e 25 anos para as mulheres. 

Principais requisitos para aposentadoria do professor 

Todos os benefícios do INSS possuem uma série de requisitos que precisam ser cumpridos para que o segurado passe a ter direito a determinado auxilio, pensão, aposentadorias e outros itens pagos. 

16aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao-professor

Neste caso em especifico, os principais requisitos para um cidadão requerer o benefício da aposentadoria do professor por tempo de contribuição são os seguintes: 

  • Tempo mínimo exigido de contribuição atuando exclusivamente no magistério; 
  • Tempo de carência de 180 meses contribuídos. 

Os requisitos são apenas esses, porem precisam ser contemplados por todos aqueles que desejam solicitar essa modalidade de aposentadoria. 

Documentos originais necessários para solicitar a aposentadoria do professor 

Para efeito de comprovação de identidade e do tempo de contribuição é preciso ocorrer a apresentação de uma série de documentos obrigatórios ao órgão regulador.  

No ato do atendimento no INSS, o professor precisa entregar esses documentos obrigatórios. A lista dessa documentação é a seguinte: 

  • Documento de identidade com foto que pode ser CNH, RG, Passaporte, Carteira de Trabalho e similares; 
  • Número do CPF; 
  • Documentos que comprovem o tempo de contribuição para com o INSS. 

A lista completa com outros detalhes importantes sobre as documentações e formulários pode ser consultado acessando o endereço eletrônico do Instituto Nacional de Seguro Social no www.inss.gov.br. 

Agendamento de aposentadoria por tempo de contribuição professor 

Logo que o professor atingir o tempo de contribuição mínimo para solicitar a aposentadoria, é preciso realizar o agendamento para solicitar o benefício ao INSS. 

Esse procedimento pode ser feito através do site do INSS. Ao entrar na página é necessário selecionar a opção AGENDAMENTO e escolher a opção Aposentadoria Professor.  

Em seguida é preciso digitar os dados exigidos pelo site, tais como nome, endereço, telefone e outros itens indispensáveis para que o pedido seja finalizado.  

A data, horário e agencia do atendimento serão selecionadas na próxima etapa e finalmente o usuário poderá confirmar o requerimento e imprimir a página de comprovação. 

É importante que informar que os professores universitários, anteriormente também tinham direito a esse tipo de aposentadoria especial, porem desde 1998 deixaram de ser contemplados com esse benefício.  

Ainda assim se cumprirem todos os requisitos obrigatórios, poderão solicitar o direito desde que sejam observadas as regras ditadas pela legislação.  

16aposentadoria-professor-tempo-de-contribuicao

Se não for possível que o próprio segurado compareça na data marcada, é possível que uma outra pessoa compareça em seu lugar mediante apresentação de procuração. O pedido deve ser realizado antes através de requerimento na própria página do INSS. 

O site do INSS também é um ótimo canal para tirar dúvidas e descobrir um pouco mais sobre os direitos previdenciários garantidos aos que efetuam contribuições mensais para a Previdência Social. 

Se houverem dúvidas sobre outros assuntos ou demais é necessário entrar em contato com a central de atendimento 135 que está disponível das 7 às 22 horas e de segunda a sábado.