Auxílio Funeral INSS – Como solicitar

Auxílio funeral

Entenda abaixo como funciona o auxílio funeral do INSS e como você pode solicitar o mesmo. Abaixo explicaremos como funciona e como pode solicitar o auxílio funeral. Vamos falar também um pouco mais sobre os benefícios do INSS.

Quando perdemos alguém além da dor da perda há gastos que podem sobrecarregar a família. O INSS disponibiliza o auxílio funeral para essas famílias para aliviar esses gastos. Entenda agora como funciona esse benefício e como pode solicitar o auxílio funeral.

O auxílio funeral é um dos benefícios do INSS pago para as famílias que perderam alguém. O benefício tem como objetivo o reembolso dos custos do funeral. O valor a ser pago pelo auxilio funeral dependerá da pessoa que veio a falecer sendo servidor público, militar ou outros.

As regras para o auxílio funeral mudaram de alguns anos para hoje. No ano de 1991 a pessoa que faleceu ser contribuinte com o INSS já daria direito para seus dependentes do benefício. Porém houve algumas mudanças na regra. A principal mudança foi quem cuida do benefício. A responsabilidade pelo auxilio funeral passou do INSS para os centros de referência de assistência social, CRAS.

Com a mudança da responsabilidade as pessoas que têm direito ao benefício também mudou, sendo que ficou mais restrito. As famílias de baixa renda e participam de programas sociais têm direito a receber o auxílio funeral.

ax-funeral

Como solicitar auxílio funeral

Como dito acima a responsabilidade sobre o auxílio funeral mudou. Inicialmente esse benefício era de responsabilidade do INSS. Após 1991 a responsabilidade do auxílio funeral passou para o estado, nos centros de referencia de assistencia social.

Com a responsabilidade sobre o auxílio funeral sendo do estado as regras para ter acesso também mudaram. Cada estado tem suas regras e requisitos para oferecer o auxílio funeral. Para saber mais sobre quais são elas é preciso que você entre em contato com o centro de referencia de assistencia social.

Como dito acima o auxílio funeral tem como objetivo ajudar no valor gastos com o funeral. A maioria dos estados tem como regra para o recebimento a família ser de baixa renda e ter acesso a outros beneficios do centro de referencia de assistencia social. Porém cada estado tem suas regras.

Portanto para solicitar o auxílio funeral é preciso que você entre em contato com o centro de referencia de assistencia social. Dessa forma terá mais informações e saberá como solicitar e se tem direito ao benefício.

ax-funeral-inss

Pensão por morte INSS

Como dito acima o INSS não é mais responsável pelo benefício do auxílio funeral desde 1991. Agora a responsabilidade pelo beneficio é dos centros de referencia de assistencia social. Porém a instituição colocou outro benefício para substituir a pensão por morte. Vamos falar um pouco dele agora.

O benefício da pensão por morte é direcionada a dependentes dos segurados do INSS. Os dependentes têm direito a pensão por morte quando o segurado vier a falecer ou estiver desaparecido. No caso de desaparecimento é preciso que seja declarada a morte judicial do segurado.

è preciso também que o falecido ou desaparecido esteja na situação de segurado quando ocorrer o fato. A duração do benefício varia de acordo com a quantidade de contribuição até a data do falecimento ou desaparecimento. A duração da pensão por morte também irá depender da idade do beneficiário.

Os beneficiários que têm direito a pensão por morte são o cônjuge, companheiro, cônjuge divorciado, separado judicialmente ou que recebe pensão alimentícia. Nesses casos o segurado precisa ter no mínimo 180 meses de contribuição e o casamento ou união estável precisa ter sido iniciada dois anos antes do falecimento. Esses beneficiários irão receber a pensão por morte durante quatro meses.

Se o falecimento ocorrer de causas naturais será independente o inicio do casamento ou da união estável. No caso do beneficiário ser o filho o mesmo receberá a pensão até completar vinte e um anos. Porém em caso de invalidez ou deficiência será permanente.

Acima você entendeu o que é e como solicitar o auxílio funeral. Como visto o auxílio funeral não é mais de responsabilidade do INSS. Para saber como solicitar o auxílio funeral é preciso que você entre em contato com o CRAS, centro e referencia de assistencia social, mais próximo de você.

Vimos também que o INSS tem outro benefício para essa situação atualmente a pensão por morte. Nesse caso o beneficiario não receberá um valor para cobrir as despesas funerárias como no auxílio funeral. A pensão por morte tem como objetivo dar suporte aos dependentes do falecido quando o mesmo é segurado do INSS.

Para ter mais informações sobre a pensão por morte é preciso que entre em contato com o INSS. Você pode acessar a página da instituição ou ligar no número 135. E para ter mais informações sobre o auxílio funeral pode entrar em contato com o centro de referencia de assistencia social mais próximo. Pois as regras para a solicitação e ter acesso irá variar entre os estados.

auxilio-funeral