Averbação de tempo de serviço INSS – Documentos

Averbação de tempo de serviço

Os documentos para averbação de tempo de trabalho são simples e achados na internet. Abaixo falaremos diversos documentos e como você consegue os mesmos. Documento para averbação do tempo de serviço no INSS é usado para comprovar o tempo de contribuição. Há diferentes formas de contribuir com o INSS. Dependendo da forma que você contribui os documentos para essa comprovação são diferentes. Abaixo falaremos dos documentos para averbação de tempo de serviço nas diferentes formas de contribuir.

O INSS é uma instituição criada em 1990. Ela presta diversos tipos de serviços aos trabalhadores e segurados brasileiros. Para ter acesso a esses benefícios o trabalhador precisa contribuir com um certo valor para a instituição. Se o trabalhador tem carteira assinada essa contribuição é descontada diretamente na folha de pagamento. Se é autônomo tem a possibilidade de contribuir pagando separadamente.

Quando se contribui com o INSS o trabalhador fica segurado. O beneficio mais conhecidos é a aposentadoria. Para vários desses serviços você precisa comprovar o tempo de contribuição. se você está precisando de documento para averbação de tempo se serviço nós te explicaremos. Abaixo você saberá quais os documentos para a averbação de tempo de serviço e onde consegue esses documentos.

averbacao-tempo-de-servico

Documento de averbação de serviço para empregado

Como dito acima os documentos para averbação de tempo de serviço varia de acordo com a forma de contribuição. Com esses documentos abaixo você pode comprovar o tempo de contribuição. Se você contribui ou contribuiu para o INSS como empregado de carteira assinada os documentos que você precisa para averbação estão logo abaixo. Esteja empregado ou desempregado os documentos são os seguintes.

Os documentos para averbação de tempo de serviço no caso de estar empregado ou desempregado podem ser: a carteira de trabalho, ficha de registro de empregado fornecida pela empresa e devidamente assinada, cartão livro ou folha de ponto acompanhada da declaração da empresa. Também pode ser usado o termo de rescisão contratual ou comprovante de recebimento do fundo de garantia por tempo de trabalho, documentos que comprovem a atividade do trabalhador junto da empresa.

No caso de emprego rural é preciso uma declaração do empregador com a qualificação do declarante, o CPF do empregado e do empregador e do cadastro específico do INSS. Se o empregador for pessoa jurídica será colocada essa informação na declaração no lugar do CPF. Se o trabalho rural for por curto prazo as informações necessárias são a autorização em acordo coletivo, identificação do produtor rural e do imóvel rural e identificação da matrícula. Além da identificação do trabalhador, com a indicação do respectivo PIS. No caso de servidores públicos além dos documentos citados assim é possível apresentar o ato de nomeação e exoneração, para demonstrar o exercício da atividade.

inss-tempo-de-averbacao

Averbação de tempo de serviço para contribuinte individual e facultativo

Os documentos que você irá precisar para Averbação de tempo de serviço sendo um contribuinte individual são diferentes dos citados acima. Os documentos possíveis são: microfichas de recolhimento constantes no banco de dados do INSS, guia de recolhimento, carnes de contribuição, guia de recolhimento de contribuinte individual, guia de recolhimento da previdência social ou guia da previdência social.

Os documentos para contribuinte facultativo ter averbação de tempo de serviço são os mesmos citados acima em contribuintes autônomos. Porem para facultativo não tem a guia de recolhimento que são específicos da categoria autônomo.

Para professores realizar a averbação de tempo de serviço os documentos também mudam. Essa categoria de contribuição pode usar os documentos como a carteira de trabalho, informações constantes do CNIS ou o termo da contagem reciproca.

No caso de empregados domésticos as opções de documentos para realizar a averbação do tempo de serviço é a carteira profissional, carteira de trabalho, contrato de trabalho registrado em época própria. E para trabalhadores avulsos os documentos são: documentos contemporâneos que comprova o exercício da atividade e a remuneração, certificado do sindicato da categoria com a identificação do trabalhador avulso com o PIS, identificação do intermediário de mão de obra, duração de trabalho e a condição em que prestado.

Acima você viu os documentos que precisa para averbação do tempo de serviço no INSS. Como dito acima os documentos necessários varia de acordo com a forma de contribuição com a instituição. Você pode entender os documentos para contribuintes pela carteira de trabalho, individual, facultativo, rural, empregada doméstica e professores. Os documentos citados acima ou você tem em mãos ou pode emitir e consultar pelo site do INSS. Além da emissão de documentos você também tem acesso a vários serviços online.

Se você ficou com alguma duvida ou ainda quer mais informações pode entrar em contato com o INSS. O numero de telefone é 135, eles atendem em horário comercial de segunda a sexta. Você pode também entrar no site do INSS para ter mais informações.

averbação-INSS