Cai no Pente Fino do INSS e Agora?

Entenda como funciona o pente fino do INSS e como resolver essa situação caso se depare com ela 

Muitos beneficiários da Previdência Social que foram convocados para terem seus benefícios avaliados, podem por ventura se perguntar o que fazer quando alguém cai no pente fino do INSS. 

49INSS-pente-fino

Esse assunto é bastante importante para todos aqueles que desejam não enfrentar problemas com o recebimento dos seus benefícios.  

Geralmente o pente fino é um procedimento realizado para verificar a necessidade de alguns segurados continuarem a receber pagamentos do INSS . 

A priori os benefícios geralmente são alvo principal das avaliações são as aposentadorias por invalidez permanente. 

Isso ocorre porque alguns tratamentos podem reverter o quadro de algumas doenças, claro que mediante o tratamento necessário. 

Mas se para quem cair no pente fino e agora? O que fazer para reverter esse quadro? Existe alguma possibilidade? É sobre esse importante assunto que esse artigo trata. 

O que é pente fino do INSS? 

Se você ainda não sabe o quê é o pente fino do INSS, esse é um ótimo momento para descobrir do que se trata esse importante procedimento realizado eventualmente pela Previdência Social. 

O INSS convoca anualmente milhares de beneficiários para terem seus benefícios revisados. Essa convocação é feita por carta enviada pelos Correios no endereço que consta no cadastro do segurado. 

Por isso é tão importante manter sempre atualizado ao dados cadastrais junto a Previdência Social. Mais a frente informaremos como fazer pela internet essa atualizado. 

Ao receber a convocação, o aposentado tem um prazo específico de 5 dias para realizar o agendamento de uma perícia 

É necessário que o segurado convocado realize imediatamente o agendamento da perícia porque do contrario seu benefício será suspenso e caso não seja regularizado, pode ser cancelado. 

Como agendar perícia do INSS após ser convocado para o pente fino 

O cidadão que recebe a carta de convocação para o pente fino do INSS pode realizar o Agendamento do seu atendimento diretamente em uma das mais de 1450 agências do Instituto Nacional de Seguridade Social espalhadas pelo país. 

49cai-no-pente-fino-e-agora

Basta comparecer ao posto de atendimento, apresentar um documento de identidade com foto e solicitar o agendamento da perícia médica. 

Outra possibilidade é acessar o site www.inss.com.br, selecionar a opção agendamento, selecionar a opção de agendamento desejada e seguir as instruções. 

Em seguida o usuário deve preencher um formulário eletrônico que requer dados pessoais como endereço, telefone, e-mail e outros semelhantes.  

No final do procedimento resta apenas confirmar o requerimento e imprimir o comprovante. 

Por último resta a opção de entrar em contato com a central de atendimento 135 do INSS, informar o numero do documento e fazer o pedido do agendamento. 

Na data e horário marcados, o segurado deve comparecer ao atendimento munido de documento de identificação e demais documentos que auxiliem na perícia. 

O que fazer ao cair no pente fino do INSS 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que fazer ao cair no pente do INSS. Aliás, a dúvida também diz respeito sobre o que significa o termo cair no pente fino que significa que o INSS entendeu que o benefício poderia ser renovado e o suspendeu.  

Em uma situação dessa, cabe ao segurado que não concordar com essa decisão, entrar com um pedido de recurso a Previdência Social. Essa é uma possibilidade disponível a todos os beneficiários que de se sentirem prejudicados com uma decisão tomado pelo INSS.  

Para o próximo ano, é previsto que mais de um milhão de benefícios sejam cortados devido serem considerados irregulares. Dessa forma podemos imaginar que será grande os pedidos de recursos agendados por inúmeros beneficiários descontentes com a resolução.  

Ao agendar o atendimento do recurso, é preciso estar ciente de que existe a necessidade de evidenciar ao perito há necessidade de que o benefício seja mantido. Para isso é preciso apresentar laudos, receituários médicos, raio-x e qualquer outro documento emitido pelo médico que comprovem que há a necessidade de que o benefício volte a ser pago.  

Ou seja, não basta apenas querer voltar a receber os pagamentos da Previdência Social, é preciso que a necessidade disso seja comprovado ao perito do INSS ao passar pelo pente fino. 

Informações sobre o pente fino do INSS  

Os segurados e beneficiários do INSS que desejam obter mais informações sobre a análise dos benefícios é possível entrar em contato com a central de atendimento 135. 

agencia-INSS-3

Esse telefone é um canal de atendimento que pode ser usado por todos os usuários que desejam obter informações mais precisas sobre os benefícios, formas de contribuir com a previdência e demais detalhes sobre assuntos relacionados a esses temas. 

Outra possibilidade quando alguém cai no pente fino é procurar o médico com o qual o tratamento é realizado e pedir a documentação necessária para comprovar na perícia a necessidade de manter os pagamentos sendo realizados.