Calculadora de aposentadoria INSS

Descubra como usar a calculadora de aposentadoria do INSS e todos os seus benefícios 

O trabalhador brasileiro tem todos os meses descontados de seu salário a contribuição para a Previdência e é comum querer acessar a calculadora de aposentadoria do INSS para simular quanto tempo ainda falta para se aposentar.  

calculadora-do-INSS

 

Um dos momentos mais aguardados da vida de qualquer trabalhador que contribuiu durante longos anos, é ter acesso ao seu aposento e todos os seus direitos previdenciários garantidos pelas leis brasileiras.  

Se você, assim como milhares de brasileiros, também tem curiosidade em saber como a calculadora de aposentadoria do INSS funciona, fique tranquilo, pois utiliza-la é bem simples e fácil e vou te mostrar todo o passo a passo.  

O que é a calculadora de aposentadoria do INSS? 

calculadora de aposentadoria do INSS é a possibilidade que todo contribuinte possui de fazer simulações referentes ao tempo de contribuição, que pode ser feito automaticamente ou manualmente, e também permite prever o valor do benefício que será recebido pelo segurado com base nos valores que foram recolhidos aos longos dos anos.  

Dessa forma dá para ter uma base de quanto tempo ainda falta para finalmente atingir o tempo mínimo necessário para solicitar aposentadoria e também quanto poderá ser recebido como benefício mensal. Muito interessante para quem deseja saber quanto ainda falta para se aposentar. 

Para ter acesso as três possibilidades de simulação usando a calculadora de aposentadoria do INSS é bem simples. Clique AQUI e a página do aplicativo será exibida em seguida.  

Calculadora Automática 

A primeira opção apresentada é da simulação automática com calculadora do INSS. Será preciso fazer cadastro no MEU INSS, pois todos os seus dados armazenados no bando de dados da Previdência Social serão acessados para obter informações sobre os locais onde você já trabalhou, o período em que permaneceu em cada emprego, os valores que foram contribuídos ao longo dos anos e etc. 

Calculadora Manual 

Na opção simulação manual de aposentadoria do INSS não é preciso fazer cadastro algum, mas você precisa ter mãos todas as Carteiras de Trabalho e Previdência Social utilizadas ao longo de sua vida profissional, pois será necessário informar todos os dados ao sistema.  

Após inserir os dados, o site fara o cálculo conforme os dados informados, ou seja, não há garantias de que o resultado estará correto, pois isso dependerá das informações que você digitou.  

Calculadora do valor do benefício 

calculadora do valor do benefício do INSS é uma função que oferece a possibilidade de prever o valor aproximado que será recebido como benefício mensal logo que a aposentadoria dor autorizado pelo INSS.  

O cálculo é realizado com base no histórico de rendas mensais recebidas ao longo do histórico profissional, expectativa de sobrevida do segurado com base na data prevista para a concessão do benefício.  

calculadora-de-aposentadoria-INSS

O cálculo é realizado com base na tabela de expectativa de sobrevida elaborada pelo IBGE e de acordo com as leis previdenciárias vigentes.  

Importante ressaltar que qualquer um dos três cálculos não tem valor legal e serve apenas como uma simulação sem ter o objetivo de servir como base para eventos futuros. Para o INSS o que realmente terá validade são as informações que serão obtidas na data do atendimento para solicitação de aposentadoria.  

Você conhece as centrais de atendimento do INSS? 

Algum tempo atrás, o contribuinte do INSS que precisasse de alguma informação referente aos assuntos relacionados aos seus direitos previdenciários, teria que se dirigir a um dos postos de atendimento do órgão. 

Porém, atualmente essa situação está bem diferente. Claro que quem ainda prefere o atendimento presencial, pode contar com mais de 1600 agências do INSS por todo o Brasil. As agências funcionam todos os dias úteis da semana, exceto feriado, e abre as suas portas das 7 da manhã até as 17 horas da tarde.  

Para obter informações não é necessário marcar horário. Basta apresentar um documento, número do benefício e retirar uma senha no balcão de atendimento. 

Além das agências, o contribuinte do Instituto Nacional de Seguro Social também tem como canal de atendimento a central telefônica 135. Essa opção está disponível de Segunda a sábado, das 7 às 22 horas e é muito utilizada para agendamento de perícias médicas, informações sobre benefícios, pedidos de cartas de concessão e muitos outros. 

como-calcular-aposentadoria-INSS

Além das agências e central telefônica, você tem a sua disposição a agência virtual Meu INSS que é um serviço que funciona 24 horas. Através dele é muito fácil agendar atendimentos, ter acesso a formulários, ter acesso a extrato de pagamentos, verificar históricos de empréstimos consignados qualquer outro atendimento que pode ser solicitado nas agencias físicas.  

Qualquer assunto relacionado a calculadora de aposentadoria do INSS pode ser tratado em qualquer um desses canais que se encontram a sua disposição e de todos os cidadãos que também são contribuintes e segurados do INSS.