Calcular Quanto Tempo falta para Aposentar INSS

Aposentadoria INSS

O INSS tem varias regras em vigor de aposentadoria, cada uma delas com suas peculiaridades e requisitos. Entenda mais sobre as formas de aposentadoria e saiba como calcular o tempo que falta para se aposentar no INSS.

O INSS presta vários serviços previdenciários a população brasileira, entre eles a aposentadoria. Após você ter certo tempo de contribuição e/ou idade pode solicitar a aposentadoria. Entenda melhor sobre as regras de aposentadoria abaixo. As mais conhecidas são aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e a nova regra 90/100. Entenda quais os requisitos de cada uma delas para poder realizar o calculo do tempo para sua aposentadoria.

Após anos de trabalho a aposentadoria se torna o sonho do trabalhador. Um tempo de descansar após se dedicar anos a uma profissão e afazeres. Quando já está acabando o período de trabalho é normal ter a curiosidade de saber o tempo que falta para realizar a aposentadoria.

O INSS disponibiliza em seu sistema uma ferramenta que pode te ajudar na hora de realizar esse cálculo. Abaixo explicaremos melhor sobre isso. Agora entenda mais sobre as regras das principais formas de aposentadoria e depois como você pode realizar o calculo para a mesma.

calculo-quanto-tempo-para-se-aposentar

Formas de aposentadoria

Entenda as principais formas de solicitar a aposentadoria pelo INSS para assim realizar o calculo de quanto falta para se aposentar. Primeiro você terá que ver por qual regra de aposentadoria irá solicitar. As mais comuns são aposentadoria por idade e por tempo de contribuição. além da nova regra 90/100 que também iremos explicar. Após escolher qual será mais adequado para você se aposentar poderá realizar o calculo de quanto tempo falta para se aposentar pelo INSS.

Na aposentadoria por idade é uma das formas de aposentadoria do INSS que tem como referência a idade do contribuinte. No caso do homem com 65 anos já é possível solicitar a aposentadoria, no caso da mulher a idade para solicitação é de 60 anos. Além da idade é preciso que os contribuintes tenham no mínimo 15 anos de contribuição com o INSS. No caso da aposentadoria por idade tendo o tempo de contribuição mínima e a idade requisitada já é possível solicitar a aposentadoria.

Na aposentadoria por tempo de contribuição o requisito principal é o tempo que o trabalhador contribuiu com o INSS. No caso do homem o tempo mínimo de contribuição é de 35 anos e no caso da mulher é de 30 anos. Nesse caso não há idade mínima para solicitar aposentadoria. Porem se o homem tiver 53 anos e a mulher 48 há um aumento no valor da aposentadoria.

A nova regra da aposentadoria no INSS irá juntas a idade e o tempo de contribuição. Nesse caso será por pontuação a solicitação para a aposentadoria, essa pontuação será a soma do tempo de contribuição e da idade do trabalhador. A soma da idade e do tempo de contribuição da mulher deverá ser de 90 pontos e essa soma para o homem deverá ser de 100.

Agora que já sabe as formas de aposentadoria do INSS e suas regras entenda como pode realizar o cálculo. Iremos falar abaixo como você pode realizar o cálculo de quanto tempo falta para se aposentar em cada regra do INSS.

calculo-aposentadoria-inss

Calculo pelas três leis da aposentadoria

Acima explicamos as três principais regras da aposentadoria do INSS. entenda agora como você pode realizar o calculo de quanto tempo falta para se aposentar em cada uma dessas regras.

Na regra da aposentadoria por idade como dito acima é levado em conta principalmente a idade do trabalhador. Portanto o calculo que irá precisar realizar será apenas quanto a carência da mesma. Se você já atingiu a idade citada acima basta calcular se já tem 15 anos de contribuição com o INSS.

Já na regra por contribuição você pode realizar manualmente calculando quanto tempo tem de contribuição e assim terá o quanto falta para a aposentadoria. Porem pelo Meu INSS você pode realizar a simulação do tempo de contribuição. A vantagem de realizar esse calculo por lá é que eles já vão ter todos seus dados cadastrados.

Já na regra 90/100 você também pode utilizar a ferramenta Meu INSS para calcular o tempo de contribuição. após saber o tempo de contribuição some com a idade e saiba o quanto falta para ter direito a aposentadoria por essa nova regra.

Acima você entendeu as principais regras de aposentadoria do INSS para que então possa realizar o calculo do quanto falta para você se aposentar pelo INSS. logo acima ensinamos você a realizar esse calculo em cada regra da aposentadoria. Lembrando que cada regra tem uma maneira de calcular o valor que você receberá do benefício. Portanto é importante levar em conta a forma de calculo de cada regra na hora de escolher por qual regra de aposentadoria você irá se aposentar. Para mais informações acesse o portal do INSS ou ligue no número 135.

calculo-inss