CND INSS – Retirar

INSS

Se você está em busca de retirar sua certidão de débito negativa nós te ajudamos. A certidão de débito negativa, também conhecida como CND, é um dos documentos que o INSS permite a emissão online. Entenda abaixo como pode ter acesso a esses documentos sem sair de casa. Mas antes vamos falar um pouco mais sobre o INSS.

Entre os vários benefícios disponibilizados pelo INSS a aposentadoria é a mais conhecida. Essa instituição do governo federal presta serviços previdenciários a população brasileira. Esses serviços e benefícios buscam dar suporte ao trabalhador que contribui com a instituição. para ter acesso a esses serviços é preciso que o trabalhador contribua com o INSS.

Quando o trabalhador de carteira assinada fica a cargo do empregador porém há outras formas de contribuir com a instituição. Quando a contribuição ocorre como pessoa física é a própria pessoa que cuida do cadastro e da contribuição. Todos os serviços para a realização do mesmo são disponibilizados online.

Entre esses serviços online está a emissão de diversos documentos online. A certidão de débito negativa é um desses documentos que são emitidos online para contribuinte. abaixo explicaremos melhor como você pode retirar a CDN sem sair de casa. falaremos um pouco também do que é e para que é usado a certidão de débito negativa do INSS.  

inss-cdn

Certidão negativa de débito

A certidão negativa de débito é um documento emitido pelo INSS para a comprovação que não há nenhum débito com a instituição. esse documento é usado geralmente quando se precisa comprovar que está em dia com o governo e com o INSS. abaixo falaremos um pouco mais sobre ele.

A certidão negativa de débito do INSS é um documento emitido pela receita federal para comprovar que não existe nenhum débito ou pendência junto ao INSS. Esse documento pode ser emitido tanto por contribuintes como por empresas. Há diversas certidões de débitos negativos de acordo com a instituição que a emite. No caso da certidão de débito negativa do INSS comprova que a pessoa ou empresa está de acordo apenas com o INSS e não com as demais instituições do governo.

Antes você poderia demorar horas para emitir a certidão de débito negativo, mas hoje pode retirar o documento sem sair de casa. abaixo explicaremos como você pode realizar essa ação por meio do site da receita federal.

certidao-negativa-credito-inss

Retirada da certidão negativa de débito

Entenda agora como você pode retirar a certidão negativa de débito do INSS. falaremos das duas formas de retirar esse documento: via internet ou presencial. Na primeira forma de emitir a certidão de débito negativa a ação é realizada pelo site da receita federal. No caso da retirada presencial do documento é preciso ir até uma agência do INSS para ser atendido.

Para retirar a certidão de débito negativa do INSS pela internet você precisa primeiro acessar o site da receita federal e procurar a opção de serviços e serviços para cidadão. Então escolha a opção de certidão e de situação fiscal. Por último escolha a opção certidão de regularidade fiscal pessoa física. Após a página carregar você poderá escolher as duas formas de retirar os documentos: online ou presencial.

Se escolher a opção online será preciso realizar o login para ter acesso. Informe seu CPF e clique em emissão. Após a página carregar você terá seu documento pronto para uso, em poucos minutos.

Se você escolher a opção presencial para a emissão da certidão negativa de débito precisará se direcionar a uma agência do INSS e solicitar a retirada do documento. Para o atendimento nas agências do INSS é solicitado ao contribuinte que agende um horário anteriormente. O agendamento do atendimento nas agências do INSS pode ser pelo portal oficial da instituição ou pelo telefone da mesma. O número para atendimento é 135 e o atendimento acontece de segunda a sexta em horário comercial.

Para o atendimento presencial você irá precisar ter em mãos um documento de identificação oficial com foto e número do CPF. O INSS solicita também que os contribuintes cheguem com um pouco de antecedência ao atendimento para não atrasar os outros atendimentos.

Além do agendamento pelo site do INSS você também tem acesso a muitos outros serviços e emissão de documentos. Acesse o site e procure pela informação ou serviço necessário. Se não for possível achar por lá basta agendar um atendimento presencial na agência mais próxima.

Acima você entendeu como pode retirar a certidão negativa de débito do INSS. Falamos das duas formas de retirada desse documento: pelo portal oficial do INSS ou presencialmente nas agências. Viu também que o site do INSS oferece outros serviços e emissão de documentos caso necessário. E se ficou alguma dúvida você pode ligar para o número citado acima,135, e falar com algum dos atendentes do INSS. É possível também acessar o site do INSS para ter mais informações ser serviços e benefícios.

CDN-inss