DATAPREV Consulta Extrato

Confira como fazer a consulta do extrato via Dataprev

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social recebem mensalmente seus proventos e como comprovante podem gerar e consultar extrato de pagamento via Dataprev.

dataprev-consulta-extrato

A Dataprev é um órgão público que presta serviços nas áreas de tecnologia da informação, comunicação e execução de políticas públicas e sociais no Brasil. Sua sede é localizada em Brasília e suas outras unidades se localizam no Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Além dessas unidades existem três data centers localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

Anteriormente o modo para acessar e consultar o extrato Dataprev era feito através do site do órgão, porém ocorreram mudanças que precisam ser consideradas para emitir o documento atualmente.

Como fazer consulta de extrato da Dataprev

O site da Dataprev sofreu algumas alterações e atualmente não é por meio desse sistema que os extratos de pagamentos são emitidos.

Porém, a título de curiosidade explicaremos como era feita a emissão do extrato de pagamento pela Dataprev e todo o passo a passo que deveria ser feito para ter acesso ao documento.

Para emitir o documento era necessário realizar os seguintes procedimentos:

  • Acesso ao site dataprev.gov;
  • Após entrar na página do órgão era preciso informar o número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário, CPF do beneficiário e código de segurança para verificação. A próxima página traz o extrato pronto para impressão e pode também ser salvo em PDF.

consulta-extrato-dataprev

Nesse documento continha o número do benefício, nome do beneficiário, competência, período ao qual o pagamento se refere, tipo de conta para crédito do benefício, banco, agência bancária, código do banco, endereço da agência bancária, valor do crédito, valor dos descontos e descriminação dos débitos e o valor líquido a ser recebido.

Esse documento pode ser utilizado para comprovar os valores recebidos mensalmente e são aceitos em bancos e para solicitar crédito em lojas, comércios entre outros.

Meu INSS consulta de extratos

Até pouco tempo atrás a Dataprev permitia consultar extratos do INSS, porém o órgão passou por algumas mudanças que visavam melhorar e otimizar a forma de acesso dos usuários.

Essa melhoria apresentou o Meu INSS. Esse portal permite criar um cadastro mediante login e senha. Posteriormente os acessos podem ser feitos sempre que necessário e de interesse do beneficiário.

Um detalhe que precisa ser considerado é que o sistema fornece apenas o último extrato, pois os demais são disponibilizados nas agências do INSS. Porém, o sistema apresenta os valores dos últimos pagamentos.

Para acessar o Meu INSS através do portal do INSS é necessário seguir o caminho Serviços do INSS > Extrato de pagamento do benefício > Emitir Extrato.

O portal lhe encaminhará diretamente para o Meu INSS. Se for o primeiro acesso é preciso cadastrar uma senha e se for um acesso rotineiro basta inserir o código e solicitar o serviço on-line.

Ao acessar o Meu INSS o site apresentará todos os serviços que oferece e estes são os seguintes:

  • Salário maternidade urbana;
  • Extrato previdenciário;
  • Simulação de tempo de contribuição;
  • Agendamentos e requerimentos;
  • Carta de concessão;
  • Agendamento de perícia médica;
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Extrato de imposto de renda;
  • Consulta a declaração de benefício e nada consta;
  • Endereço de agências do INSS.

Dessa forma não mais existe consulta extrato Dataprev, mas sim um outro sistema que além do extrato permite vários outros serviços que tornam mais moderno e ágil o atendimento on-line dos beneficiários da previdência social.

Como emitir consulta de extrato Dataprev no Meu INSS

O passo a passo necessário para acessar extrato e consulta Dataprev no Meu INSS é muito simples e fácil, porém os procedimentos devem ser seguidos como iremos detalhar.

Da mesma forma que na Dataprev, o Meu INSS permite que o documento possa ser impresso ou salvo em formato PDF no computador. Se você optar por acessar diretamente o Meu INSS será preciso digitar no buscador inss.gov e clicar para pesquisar.

Para o primeiro login é fundamental seguir as instruções como detalhadas a seguir:

  • Clique na palavra Login e siga os procedimentos para fazer o cadastro que será utilizado também nos demais acessos ao sistema;
  • Posteriormente responda as perguntas que surgirão a seguir. Tais questões dizem respeito a ações trabalhistas e previdenciárias;
  • Após essa etapa um código de acesso será gerado e imediatamente precisa ser alterado para uma nova senha que precisa ser memorizada;

como-fazer-consulta-de-extrato-dataprev

  • Para o primeiro acesso ao sistema devem ser digitados o nome completo, número do CPF, data de nascimento, e-mail, número de celular, nome da mãe, estado de nascimento e deve ser marcada a caixa de segurança;
  • Será necessário criar usuário e senha;
  • Após essa etapa é preciso apenas informar dados do benefício do INSS e clicar para realizar a impressão do documento.

Embora já não exista como consultar extrato INSS Dataprev, o documento continua sendo facilmente emitido com toda comodidade.