INSS Benefício Habilitado – O que significa

Benefício INSS

O INSS é uma instituição do governo que vem prestando serviços previdenciários desde 1991. Abaixo falaremos um pouco mais sobre essa instituição e seus serviços. Informaremos também o que significa o benefício ter sido habilitado pelo INSS.

Os serviços previdenciários do INSS têm a função de dar suporte ao trabalhador caso o mesmo precise. Em caso de acidente, problemas de saúde ou morte há benéficos para dar suporte ao mesmo e seus dependentes. Para ter acesso a esses benefícios é preciso contribuir com a instituição durante um período.

Cada benefício oferecido pelo INSS tem seus requisitos e regras para o trabalhador ter acesso. Você pode ter mais informações sobre esses benefícios pelo site da instituição. Pelo portal oficial além das informações sobre o benefício pode também ter acesso a vários serviços online.

Se você já fez a solicitação para algum benefício é possível ter acesso a maiores informações sobre o andamento do processo. O INSS tem vários sistemas de serviços online, um deles permite você acompanhar o processo para benefício ou recursos.

Se o resultado do seu processo já saiu entenda o que significa. Falaremos abaixo o que significa o benefício ter sido habilitado pelo INSS e com você pode acompanhar outros processos e recursos realizados no INSS.

beneficio-habilitado

Benefício habilitado INSS

Quando você precisa de um dos benefícios oferecidos pelo INSS é preciso abrir um processo para a concessão do mesmo. Nesse processo terá a resposta se o INSS concede ou não o benefício. Entenda agora o que significa beneficio habilitado como resposta desse processo.

Quando a resposta do processo é que seu benefício foi habilitado significa que o INSS concedeu o benefício e você tem direito de receber o mesmo agora. Depois da resposta no processo do benefício ter sido habilitado é preciso que você siga as instruções de como proceder para receber o benefício. Uma das formas de você ter essas informações é por meio do telefone do INSS 135.

Se o seu benefício não foi habilitado e você não concorda com a resposta do INSS pode entrar com um recurso do mesmo. Os recursos é um serviço disponibilizado pelo INSS que pode ser usado quando você não concorda com a resposta do mesmo quanto a concessão de um benefício.

Para entrar com processo é preciso que você faça um documento explicando por que não concorda com a resposta do INSS. É possível também você anexar novos arquivos com novas informações que possam ajudar o INSS a mudar sua decisão.

Se o seu benefício ainda não foi habilitado e o processo ainda está em andamento saiba como você pode acompanhar esse andamento. Abaixo explicaremos como você pode acompanhar o andamento do seu processo ou recurso junto com o INSS. Dessa forma você pode ficar sabendo se seu benefício foi habilitado ou não.

beneficio-habilitado-inss

Acompanhamento de recursos INSS

Se o seu benefício ainda não foi habilitado entenda como você pode realizar o acompanhamento do seu processo ou recurso no INSS. E assim saber o quanto antes se seu benefício foi o não habilitado.

Como muitas outras instituições o INSS vem buscando facilitar o atendimento ao contribuinte e beneficiários. Uma dessas facilidades é o acompanhamento de recursos ou processos pelo INSS. Para que assim o contribuinte saiba da resposta o mais rápido possível e possa tomar outras atitudes se necessário.

O acompanhamento de recursos ou processos é feito pelo sistema do INSS chamado e-recursos. Por ele você pode acompanhar o andamento de um processo específico ou de todos os processos e recursos que já entrou no INSS. As informações para a primeira opção é o número do protocolo do processo, o CPF e o nome do beneficiário.

Você também pode realizar login no sistema e ter informações de todos os processos e recursos que tem junto ao INSS. nesse caso é preciso realizar o login. Você irá precisar inserir o login e a senha para isso.

Dessa forma você pode acompanhar todo o andamento do processo e ficar sabendo se seu benefício foi habilitado. Se não foi é possível você entrar com recurso e acompanhar o mesmo pelo mesmo sistema. Para demais serviços ou informações do INSS você pode acessar o site da instituição. pela página oficial você tem todas as informações sobre os serviços prestados e uma lista de serviços online. Você também pode ligar no numero do INSS, 135, e falar com algum dos atendentes do INSS. O serviço por esse número é feito de segunda a sexta em horário comercial.

Acima você entendeu o que significa se o seu benefício foi habilitado. Se foi habilitado basta seguir as instruções pois o benefício foi concedido. Você também viu como pode entrar com recurso caso seu benefício não seja habilitado. E por último foi explicado como você pode acompanhar o processo ou recurso para saber se seu benefício foi ou não habilitado.

inss-beneficio-habilitado