INSS em atraso DataPrev – Consulta

Saiba como fazer a consulta do INSS em atraso – DataPrev 

Infelizmente nem sempre é possível fazer o pagamento de nossos débitos nas datas previstas, mas o importante é sempre buscar regularizar a situação. No caso da Previdência Social, o primeiro passo é fazer a consulta do INSS em atrasado e buscar regularizar o quanto antes.  

inss-em-atraso-dataprev

O INSS oferece muitos benefícios para seus segurados, porém é preciso pagar em dia e estar sempre atento a data de vencimento da guia GPS para os casos dos contribuintes que não se enquadrem na situação de Empregado. 

Quer saber como fazer a consulta do INSS em atraso? Neste artigo vou esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto tão importante para quem deseja ter a certeza de que todos os seus direitos previdenciários estão garantidos. 

Como consultar INSS em atraso 

Para saber o valor atualizado para regularizar as suas contribuições, é preciso saber como consultar INSS em atraso para verificar os dados corretos a serem preenchidos na GPS. 

O primeiro passo é acessar o site da SAL – Sistema de Acréscimos Legais. Esse sistema foi criado para calcular de forma correta os débitos previdenciários dos segurados. Para que o cálculo seja realizado, a contribuição pode estar em atraso ou não.  

Os contribuintes individuais, empregados facultativos e domésticos, segurados especiais, órgãos públicos, empresas e similares podem fazer uso desse mesmo sistema. O sistema atualiza valores que foram pagos a maior ou a menor, valores vencidos e etc. 

O SAL está disponível em três módulos diferentes. Confira quais são eles e para quais tipos de contribuintes cada um é destinado: 

  • Contribuintes Filiados antes da data 29/11/1999 – Permite que seja feito o cálculo de contribuições que estejam em atraso, dos contribuintes autônomos, empregadas domésticas, empresários, contribuintes facultativos e segurados especiais, filiados até a data de 28/11/1999.  
  • Contribuintes Filiados a partir da data de 29/11/1999 – Permite que seja feito o cálculo de contribuições atrasadas de contribuintes individuais, empregados domésticos, segurados facultativos e segurados especiais, filiados ao INSS a partir da data de 29/11/1999. 
  • Empresas, Equiparadas e Órgãos Públicos – Realiza o cálculo de contribuições que estejam em atraso.   

Ao acessar o sistema, você deverá selecionar em qual dessas três opções se encaixa.  

O próximo passo é informar seu número de PIS ou NIS e demais informações que o site solicita. Com base em seus dados, o sistema localizará seu cadastro e fará o cálculo de acordo com as informações armazenadas no banco de dados. 

Dessa forma fica claro que para consultar INSS em atraso é preciso acessar o SAL e verificar os valores corretos para preenchimento do carnê. O próximo passo é quitar as pendencias o mais breve possível.  

Benefícios para os segurados do INSS 

Quando um cidadão opta por ser um segurado do INSS, ele passa a ter vários benefícios que são garantidos mediando o pagamento das contribuições mensais.  

consulta-inss-em-atraso-dataprev

Tais benefícios são a garantia de ser assistido em um momento de dificuldade ou vulnerabilidade econômica causada por uma doença, impossibilidade de trabalhar temporariamente ou permanentemente, gravidez, prisão, morte de segurado e tantas outras situações que podem ocorrer na vida de qualquer pessoa. 

Sem dúvida um dos maiores benefícios proporcionados pelo INSS são as aposentadorias que garantem uma terceira idade tranquila mediante o pagamento mensal de um valor em dinheiro.  

Por isso é tão importante ser um segurado do INSS, pois as vantagens obtidas permitem que o cidadão tenha se sinta assistindo sempre que estiver passando por dificuldades diante das situações previstas pela Previdência Social.  

Centrais de atendimento para tirar dúvida sobre INSS atrasado e outros assuntos 

Sempre que houver alguma dúvida sobre INSS atrasado e outros assuntos relacionados a Previdência Social, existem vários canais de atendimento disponíveis e que podem ser acessados de forma fácil e rápida. 

A primeira opção é comparecer a um posto de atendimento do INSS. São mais de 1400 agências posicionadas e prontas para atender os segurados em todo país.  

Se você prefere resolver suas questões de forma mais rápida e sem sair de casa, opte por entrar em contato com a central de atendimento 135 do INSS. Essa central funciona todos os dias da semana com exceção do domingo e horário em que atende é das 7 às 22 horas.  

Ao entrar em contato estão disponíveis todos os serviços que podem ser buscados nas agências, inclusive sobre pagamentos de guia GPS e muitos mais.  

consulta-de-inss-em-atraso-pela-dataprev

Para facilitar ainda mais a vida do contribuinte, o INSS criou o Meu INSS que é uma agência virtual que funciona 24 horas. Qualquer serviço ou dúvida pode ser solucionada rapidamente pela internet e tudo sem sair de casa com apenas uns cliques.  

É muito conforto não é mesmo? Sempre que houver qualquer dúvida sobre pagamento em atraso INSS, entre em contato com algum dos canais de atendimento e fique sempre tranquilo a respeito dos seus direitos previdenciários.