INSS Extrato Analítico FGTS

Descubra como acessar o extrato analítico do FGTS de forma fácil e rápida pela internet ou na Caixa Econômica Federal

Neste artigo abordaremos um tema muito importante, pois são muitas as pessoas que tem dúvidas sobre o extrato analítico FGTS e como acessá-lo para tirar dúvidas e obter outras informações.

extrato-analitico-inss

É fundamental que todos os segurados do INSS que trabalham com assinatura em Carteira de Trabalho e Previdência Social saibam que ao ser registrado, tem valores depositados em uma conta vinculada ao seu nome na Caixa Econômica Federal.

Sendo assim, essa conta fica sob os cuidados do banco que recebe os valores referentes as contribuições mensais e quando o segurado é demitido, este recebe a quantia com reajuste.

Além do valor do FGTS, o trabalhador demitido recebe o seguro desemprego, que consiste em pagamentos de até cinco parcelas pagas consecutivamente ao desempregado.

O extrato analítico do FGTS INSS é um documento muito útil para que o trabalhador consiga verificar os valores que já foram depositados em sua conta vinculada, as datas dos depósitos e os nomes das empresas onde já houve vinculo empregatício.

FGTS – O que é

O FGTS é um benefício que tem a função de auxiliar o trabalhador a construir seu patrimônio, construir sua casa e ser protegido em casa de uma demissão sem justa causa.

Essa sigla significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviços e desde a sua criação tem ajudado milhares de trabalhadores em todo o país.

Os depósitos na conta vinculada acontecem sempre no começo de cada mês em nome do empregado e os valores consistem em cerca de 8% do valor do salário recebido, mas esse valor pode chegar a até 11%.

Quando um segurado do INSS é demitido sem justa causa, este recebe todo o valor acumulado durante o período em que trabalhou na empresa em questão e sendo assim pode usufruir dessa quantia para se manter até conseguir um outro emprego ou investir em uma casa, carro ou montar seu próprio negócio.

Outra forma de ter acesso aos valores acumulados no FGTS é ao se aposentar ou quando o segurado é diagnosticado com determinada doença como AIDS ou câncer.

A última, e não menos importante, forma de ter acesso ao FGTS é quando o segurado deseja construir ou reformar sua casa. Nessa situação, é possível que o segurado solicite a Caixa Econômica Federal que libere o valor para pagamento das despesas com a obra.

O que é o extrato analítico do FGTS

O extrato analítico do INSS FGTS pode ser acessado pelo segurado sempre que este tem interesse em saber qual o valor acumulado desde o início do seu vínculo empregatício na empresa em que trabalha.

Conforme já mencionei, o extrato tem a finalidade de informar o trabalhador sobre o montante acumulado em sua sua conta vinculada e todas as demais informações sobre os depósitos realizados.

Para acessar o extrato analítico do FGTS INSS é muito simples e fácil, pois existem três opções que qualquer segurado pode recorrer sempre que julgar necessário.

Veja a seguir quais são essas alternativas e saiba como usar cada uma delas.

MEU INSS

O MEU INSS é uma agência virtual que disponibiliza vários serviços aos segurados do INSS e sendo assim um deles diz respeito justamente a acessar o extrato analíticos de contribuições realizadas pelo segurado.

Site da Caixa Econômica Federal

O site da Caixa Econômica Federal pode ser acessado para fins de obter o extrato analítico do FGTS. Para ter acesso a esse serviço é preciso apenas entrar no endereço https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS e informar número do PIS e senha do cartão cidadão.

Caso o segurado não possua cartão cidadão, é preciso criar uma senha de acesso que será usada em todas as vezes em que o extrato for consultado.

Para fazer o cadastro, é preciso apenas informar o número do NIS/ PIS e em seguida informar data de nascimento, número do RG, número do CPF, número do título de eleitor, nome completo da mãe e cidade de nascimento.

É fundamental que todos os dados estejam corretos, pois o sistema não processa o pedido de cadastro caso as informações estejam divergentes com as dos documentos do segurado.

Agências da Caixa Econômica Federal

Outra informação importante é que se o segurado preferir, pode ir até qualquer agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o extrato analítico do FGTS no setor designado exclusivamente para essa demanda.

extrato-analitico-inss-fgts

Portanto são vastas as opções para os que necessitam ter acesso a esse documento tão importante e que contém tantos dados fundamentais.

Se ainda houver qualquer dúvida sobre como ter acesso ao documento, é possível entrar em contato com o telefone 135 do INSS ou com o 0800 da Caixa Econômica Federal. Nesses telefones os atendentes informam tudo que é necessário para ter acesso ao histórico e várias outras informações sobre o extrato analítico do FGTS INSS.