Perícia INSS Agendamento

Confira informações para fazer agendamento da sua perícia no INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social garante aos seus segurados uma série de benefícios e auxílios que para serem recebidos exigem agendamento de perícia INSS.

pericia-medica-como-agendar-inss

Esse agendamento pode ser voltado para auxílio doença, perícia de revisão, solicitação de prorrogação de benefícios, benefício por incapacidade, salário maternidade, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e várias outras.

Se você deseja saber como fazer agendamento de perícia INSS fique atento, pois reunimos todas as informações mais importantes para que você consiga realizar esse procedimento sem nenhuma dificuldade.

Como fazer o agendamento INSS

O processo de agendamento da perícia do INSS é necessário para que ocorra o atendimento do segurado de forma mais prática e segura. Por outro, lado esse processo é muito útil para as agências do INSS que podem disponibilizar unidades de atendimento de acordo com sua demanda.

pericia-inss-agendamento

As etapas do agendamento INSS consistem nos seguintes passos:

  • Acesse o site do INSS e siga o caminho Serviço do INSS > Agendamento;
  • Clique em agendar;
  • Escolha o serviço para o qual deseja agendar o atendimento. Exemplos: Auxílio reclusão, aposentaria por idade rural, benefício assistencial, aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo de contribuição e etc;
  • Logo depois de selecionar o serviço surgirão todas as informações referentes a opção selecionada e serão fornecidas instruções sobre a possibilidade do envio de documentos digitalizados pela internet no ato do agendamento;
  • Digite o código verificador e clique em avançar;
  • Em seguida serão requisitados os dados do requerente e será necessário informar CPF, data de nascimento, nome, celular, telefone fixo, e-mail e é apresentada a opção para envio da documentação;
  • A próxima tela diz respeito a seleção da unidade do INSS disponíveis;
  • A penúltima tela se refere a confirmação do requerimento;
  • E a última tela é referente ao comprovante do requerimento que inclusive pode ser impressa.

Basicamente são esses todos os passos a serem seguidos para realizar um agendamento de perícia no INSS. O atendimento em qualquer agência é muito simples, não é cobrada nenhuma taxa e por fim não são necessários intermediários ou representantes.

Tipos de benefícios concedidos pelo INSS

O INSS oferece vários benefícios para os seus segurados. Esses benefícios são pagos de acordo com o perfil de cada pedido. Abordaremos os principais tipos de benefícios e auxílios pagos pelo INSS e as particularidades de cada um.

Confira atentamente as informações para identificar em qual perfil você se encaixa.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Esse benefício é voltado para trabalhadores que atingiram o tempo mínimo de contribuição para com o INSS. No caso dos homens esse prazo é de 35 anos e no caso das mulheres o prazo é de mínimo é de 30 anos.

Para ter direito a tal benefício é preciso comprovar o tempo mínimo de contribuição. Nessa situação não há idade mínima, existe a carência de 180 meses de contribuição, o valor da aposentadoria geralmente sofre diminuições que variam entre 70 e 90% do valor original.

Auxílio doença

Tal auxílio é pago quando o segurado se encontra temporariamente incapacitado para o trabalho. Para essa situação é preciso comprovar a incapacidade através da pericia médica feita pelo médico do trabalho. Nessa perícia é preciso levar todos os exames e laudos médicos que comprovem a necessidade real do auxílio doença requisitado.

Se na data do agendamento da perícia INSS o solicitante não puder comparecer por motivos de internamento ou incapacidade de locomoção, é possível designar um representante para se apresentar na data e local agendados com a documentação e exames necessários para que o médico periciador avalie o caso.

Pensão por morte

Esse beneficio é pago para dependentes de segurados que vieram a falecer. Nessa situação é preciso que se comprove que na data do óbito existia de fato a situação de segurado pelo INSS e a duração do pagamento do benefício depende da quantidade de meses que ocorreram contribuições.

Salário maternidade

O salário maternidade é pago para mulheres que acabaram de ter filhos ou em situação de adoção. Esse benefício é direcionado para contribuintes individuais, microempreendedores individuais, empregadas domésticas, facultativas, trabalhadoras rurais e demais trabalhadoras do mercado de trabalho formal.

Tal benefício é pago pelo período de até 4 meses que somados remontam a 120 dias e o mesmo vale para o nascimento de natimortos.

Possibilidade de benefícios que requerem agendamento de perícia – INSS

Além dos benefícios já citados existem vários outros que também necessitam de agendamento no INSS para perícia. Estes são os seguintes:

como-agendar-pericia-inss

  • Auxílio acidente;
  • Auxílio reclusão;
  • Aposentadoria por invalidez permanente;
  • Aposentadoria especial por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência.

Os benefícios são vários e contemplam muitas situações que independente da causa necessitam que previamente seja feito agendamento de perícia no INSS para que o atendimento seja efetuado.