Perícia INSS negada – O que fazer?

Entenda o que pode ser feito se o resultado da sua perícia for negado 

Você sabe o que fazer se o resultado da sua perícia do INSS for negado? Milhares de contribuintes do INSS passam por pericias médicas todos os anos, mas nem sempre o resultado obtido é o esperado.  

pericia-INSS-negada

A perícia médica é uma avaliação realizada pelo médico perito que embasado em conhecimentos técnicos, dá o seu parecer em relação a afastamentos do trabalho e benefícios para o cidadão que solicitou o atendimento.  

Uma situação muito comum são os pedidos de auxílio doença. Esse benefício é destinado a contribuintes que se encontram inaptos temporariamente para o trabalho. 

Mas o que fazer se perícia for negada? Esse assunto é o tema deste artigo que tem o objetivo de te ajudar caso esteja passando por essa situação e não saiba como proceder diante do resultado negativo. 

O que a perícia médica INSS  

Antes de adentrar nas possibilidades que surgem diante de uma perícia negada, vou te explicar como funciona na pratica a perícia médica e como o médico chega a um parecer.  

Se você já teve seu benefício negado pelo INSS, certamente já passou por todo processo de agendamento de perícia, foi atendido em uma data e horário definidos pelo órgão e no fim do atendimento recebeu um documento no qual continha o parecer médico.  

Nessa data o médico perito avaliará os exames, laudos, raio x, pareceres e todos os documentos apresentados por você. Esses documentos são aqueles recebidos pelo seu médico durante os atendimentos que ocorreram em função do tratamento médico que você está realizando.  

Suponhamos que o motivo do seu afastamento seja por um acidente de trabalho onde houve a fratura de algum osso. Logo que houve o atendimento médico já foram liberados documentos que davam conta da sua condição física de saúde devido a fratura sofrida. 

Certamente foram feitos raio-x, o médico lhe concedeu um atestado e assim todos os documentos obtidos em decorrência da fratura devem ser anexados em uma pasta para serem apresentados da data da perícia. 

inss-pericia-negada

Através de todos esses documentos e da sua condição física apresentada na data da perícia que o médico perito lhe dará um parecer favorável ou não. Por isso é fundamental guardar todos esses papéis.  

A perícia médica, então, pode ser apontada como um procedimento que se baseia em conhecimentos técnicos usados para analisar uma determina condição apresentada pelo segurado. 

O que fazer quando o resultado da perícia INSS é negativo 

Agora vamos falar com mais abrangência sobre o que fazer quando o resultado da perícia INSS é negativo, afinal isso pode acontecer. 

Se você apresentou todos os documentos que tinha em mãos e ainda assim seu benefício foi negado, é possível iniciar um processo chamado Recurso de Benefício Previdenciário. Esse recurso é uma alternativa caso você discorde do resultado da perícia. 

Algo que pode acontecer é o médico negar o benefício e ao mesmo tempo você perceber que realmente está apto para retornar ao trabalho e que não há a necessidade de continuar pleiteando pelo auxílio doença.  

Nesse caso o recurso pode ser deixado de lado. Mas, se você não concorda com a decisão e ainda se sente inapto para o trabalho, então o melhor caminho a seguir é agendar atendimento para dar entrada do recurso administrativo.  

Como agendar o recurso para perícia negada do INSS 

Agora que você já sabe que existe a possibilidade de solicitar procedimento chamando Recurso De Benefício Previdenciário, vou te explicar como agendar o seu atendimento para entrar com o pedido.  

Assim como você agendou a perícia médica, é preciso agendar o recurso da perícia negada. E embora possa parecer algo muito complicado, na realidade não é. A solicitação do recurso pode ser realizada na própria agência do INSS onde você foi atendido.  

Se preferir, é possível fazer o agendamento na central de atendimento telefônica 135 ou pela internet no site do INSS 

Ou seja, são três alternativas disponíveis para que você os demais contribuintes possam realizar o agendamento de recurso por perícia negada.  

Se optar por agendar na própria agência, bastará apresentar os seus documentos pessoais e número do processo negado. Pelo telefone o procedimento é bem parecido, após ligar para o número 135 será necessário informar o serviço que deseja e informados os dados pessoais e número do processo.  

Pela internet também é bem simples. Acesse www.inss.gov.br e selecione a opção serviços e em seguida Agendar e então é só seguir as instruções apresentar pelo site e no final imprimir o comprovante de requerimento.  

Resultado de Recursos de Benefício Previdenciário 

Após ser atendido pela área de recursos, o resultado será divulgado em até 30 dias a contar da data do atendimento.

recurso-pericia-negada-inss 

Viu como é fácil recorrer quando uma perícia for negada? Agora que você já conhece todo o procedimento, não perca tempo e agende o seu atendimento.