Prova de vida INSS 2019

Você sabe como funciona a prova de vida do INSS 2019? Confira todos os detalhes

As aposentados e pensionistas do INSS obrigatoriamente devem realizar a prova de vida INSS 2019, sob pena de ter o seu beneficio suspenso. Apesar da informação ser muito veiculado, muitos beneficiários acabam sendo prejudicados por desconhecerem o procedimento.

prova-de-vida-INSS

O processo é bem simples e pode ser feito em qualquer agencia do INSS, porém é imprescindível que seja realizado dentro do prazo determinado. Caso contrário, haverá suspensão e até mesmo cancelamento dos pagamentos mensais do benefício.

Para sanar as principais dúvidas sobre o que é a prova de vida 2019 INSS, reunimos as principais informações sobre esse importante assunto, confira todos os detalhes e fique por dentro de como proceder em relação ao seu benefício.

O que é a prova de vida 2019 – INSS

Todos os anos os aposentados e pensionistas do INSS precisam comparecer a uma agência do INSS para realizar a prova de vida 2019 – INSS. Esse procedimento é obrigatório e tem o objetivo de certificar de que o beneficiário que recebe o aposento continua vivo.

Tal procedimento é uma exigência do governo federal e as próprias agencias bancarias onde o aposentado saca o seu beneficio os orienta a respeito da melhor data para realizar a prova de vida do INSS, indicando geralmente a data de aniversário, um mês antes de completar um ano da data da prova anterior e o ideal é que seja feita ao menos uma vez ao ano.

O mês de fevereiro de cada ano é o prazo máximo para que o procedimento seja realizado e ao passar essa data, ocorre a suspensão do beneficio e a partir daí outras medidas precisarão ser tomadas para regularizar tal pendência com o INSS.

A prova de vida é um importante mecanismo para identificar possíveis fraudes no sistema previdenciário e dessa forma evita que o benefício de pessoas já falecidas continue sendo pago e recebido por pessoas não autorizadas.

Assim é muito importante que o procedimento seja realizado porque isso contribui para que a Previdência Social não sofra desfalques desnecessários.

Como é feita a prova de vida dos aposentados e pensionistas do INSS – 2019

Apesar de parecer algo complicado, você poderá se surpreender porque a forma como é feita a prova de vida dos aposentados e pensionistas do INSS 2019 é bastante simples. O procedimento é feito na agência onde o beneficiário recebe seus pagamentos mensais.

o-que-e-prova-de-vida-inss-2019

No caso de agencias que contam com identificação biométrica, a prova de vida poderá ser feita através da apresentação da digitação no próprio caixa eletrônico.

Porém, se esse procedimento não for feito, caberá ao beneficiário comparecer a Previdência Social. Não realizar a prova a vida para o INSS provoca a interrupção do pagamento do benefício. Dessa forma, o aposentado e pensionista precisa se dirigir a uma agência do INSS para regularizar a pendência.

Será necessário apresentar documento de identidade com foto e informar ao atendente da agência do INSS a necessidade de regularizar a situação, reativar a conta suspensa e solicitar o pagamento das mensalidades retroativas.

No caso do aposentado ou pensionista não puder comparecer, poderá ser solicitado um representante. O procurador deve se dirigir a uma agência do INSS munido da procuração, um documento de identificação e atestado médico que comprove a impossibilidade do comparecimento do titular.

Prova de vida para demais beneficiários do INSS

Recentemente mais de 34 milhões de beneficiários receberam convocação para fazer a prova de vida 2019. O INSS pode fazer esse tipo de pedido para verificar possíveis fraudes no sistema previdenciário.

A enorme lista de beneficiários convocados pode ser acessada no site do INSS através do endereço www.inss.gov.br. O prazo aliás, já acabou e os convocados precisam comparecer urgentemente a uma agência do INSS para realizar o agendamento da perícia, pois neste momento seus benefícios já estão suspensos.

Para realizar o agendamento da pericia existem três canais disponíveis:

  • Site do INSS: Ao entrar no site, basta selecionar a opção Agendar, selecionar o serviço desejado, informar os dados pessoais, selecionar a agência para atendimento, confirmar o requerimento e imprimir o comprovante.
  • Central de atendimento 135 – O telefone 135 pode fica disponível para atendimento das 7h as 22h de Segunda a Sábado. Basta apenas informar os dados do requerente e solicitar o agendamento da perícia.

inss-2019-prova-de-vida

  • Agencias do INSS – Se não houver interesse em ligar ou realizar o agendamento pelo site, existe ainda uma terceira opção que é comparecer a uma das 1500 agencias espalhadas por todo o Brasil. Basta apresentar documento de identificação e fazer o pedido. As agências atendem das 7h as 17h de Segunda a Sexta-feira.

Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional da Seguridade Social, esteja atento a data para a prova de vida do INSS para não ter o seu benefício suspenso e, portanto, sofra prejuízos financeiros.

    1. zenilda ferreira santiago
    2. Ildes maria Mallmann
    3. Walter Rodrigues da Silva

    Deixe seu comentário!