Revisão Benefícios INSS – Quem tem direito

Descubra quem são os segurados do INSS que tem direito de pedir revisão de benefícios 

Neste artigo abordarei um tema muito importante voltado para todas as pessoas que desejam descobrir quem tem direito a revisão de benefícios do INSS. Se você está buscando essa e outras informações referentes a esse tema, esse material foi feito especial para você.  

pericia-negada-INSS

Nem todas os resultados e decisões do INSS contemplam os interesses dos segurados. E é para essas situações que existe a opção de revisão. Suponhamos que você tenha solicitado uma aposentadoria e o valor ou os vínculos empregatícios não tenham sido considerados da forma como esperava.  

É nesse momento que a revisão de benefícios do INSS entra em ação e pode reverter uma decisão que lhe garanta maiores vantagens aos seus interesses.  

Quem tem direito a revisão de benefícios do INSS? 

Conforme já mencionei, a revisão de benefícios do INSS tem o objetivo de refazer a análise de uma decisão já tomada pelo órgão. Para esclarecer quem tem direito a revisão de benefícios do INSS precisamos considerar os seguintes dados: 

  • Todo cidadão que esteja contribuinte com o INSS e se encontre na condição de segurado; 
  • Todo segurado que teve um requerimento atendido de forma parcial ou total; 
  • Todo segurado que não se sinta satisfeito e se julgue prejudicada pela decisão tomada pelo INSS.  

É muito comum que as revisões contemplem situações em que o valor mensal do benefício não atenda o interesse do segurado, situações em que os vínculos empregatícios não sejam considerados de forma que somem o tempo que o segurado julga ter de contribuição e outras situações semelhantes.  

Como solicitar revisão de benefícios do INSS 

Se você deseja solicitar revisão de benefícios do INSS, é necessário agendar o atendimento da mesma forma que qualquer outro serviço realizado pelo órgão.  

Para fazer o agendamento é bem simples e rápido e existem 4 canais que podem ser utilizados para isso. Veja a seguir quais são eles e escolha aquele que for mais cômodo e prático para a sua necessidade.  

Atendimento telefônico  

A central de atendimento telefônico da INSS atende pelo telefone 135 e funciona das 7 às 22h de segunda a sábado. Ao ligar informe que deseja agendar a revisão de benefícios, seus dados pessoais e o número do seu benefício. 

Portal do INSS pela internet 

5revisao-de-beneficios-inss-quem-tem-direito

Considero que a forma mais prática para fazer a sua solicitação seja pela internet. Se você prefere resolver suas pendências on-line, vai preferir essa opção. Acesse o endereço eletrônico e selecione a opção revisão de benefícios e siga as instruções do site. No final imprima o comprovante do requerimento que contém todas as informações sobre a data, horário e endereço da agência do INSS no qual o atendimento será realizado.  

Agência virtual Meu INSS 

Essa opção também é realizada através da internet, porém nesse caso é preciso ser cadastrado no MEU INSS. Se você ainda não conhece esse sistema, sugiro que se cadastre, pois além de fazer o agendamento da revisão, você terá acesso a vários outros serviços destinados aos segurados. 

Esses serviços poupam tempo, pois evitam que você tenha que se deslocar até uma agência física do INSS. Demandas como acesso a histórico de pagamentos, solicitação de carta de concessão, consultas a empréstimos consignados e vários outros.  

Postos de atendimento do INSS 

A última opção é para aqueles que ainda não são adeptos dos serviços on-line e atendimentos telefônicos. Se você faz parte desse grupo de pessoas, a melhor opção é se dirigir a uma das agências do INSS e solicitar o serviço que deseja.  

Independente da forma que decidir fazer o agendamento da revisão de benefícios do INSS, o importante é anotar a data e horário marcados e se apresentar com 15 minutos de antecedência. Outra dica importante é não se esquecer de levar contigo toda documentação necessária e obrigatória.  

Consulta de revisão de benefícios do INSS  

Após o atendimento, o INSS tem um prazo para emitir um comunicado oficial contendo a decisão, mas enquanto isso é possível consultar o resultado da revisão de benefícios do INSS 

Para isso basta acessar o endereço eletrônico http://revteto.inss.gov.br/ e inserir os dados solicitados. Tais dados são básicos e consistem em número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF. 

5agendamento-da-revisao-de-beneficios-do-INSS

Após inserir os dados é preciso apenas digitar os caracteres de segurança e clicar em Avançar. Na próxima tela será informado o andamento da revisão do seu benefício. Logo que o resultado estiver disponível é preciso comparecer a uma agência do INSS onde foi realizado o seu atendimento.  

Somente no posto de atendimento o resultado da revisão será fornecido com todos os dados do seu processo.  

consulta da revisão do benefício do INSS pode ser realizada a qualquer momento e quantas vezes julgar necessário, pois dessa forma se evita deslocamento desnecessário aos postos de atendimento.