Revisão de Aposentadoria – Comum para Especial

Saiba como solicitar revisão de aposentadoria comum para especial no INSS 

Neste artigo abordaremos um tema muito importante para quem deseja solicitar revisão de aposentadoria comum para especial. Se este é o seu caso, este material foi criado especialmente para você. 

48como-pedir-revisao-de-aposentadoria-comum-para-aposentadoria-especial

Esses dois tipos de aposentadoria ocorrem por tempo de contribuição, porem o tempo mínimo para cada uma delas é diferente. A aposentadoria especial surge como uma possível vantagem aos trabalhadores que construíram suas carreiras ao atuarem em cargos em ambientes considerados insalubres.  

A Consolidação das Leis do Trabalho traz textos específicos voltados para deixar bem claras as regras sobre ambos tipos de aposentadorias e evitar que estas sejam confundidas. Mesmo assim é bem comum que isso aconteça porque ainda são muitos detalhes a serem analisados. 

Como pode ver, o assunto é vasto, aborda vários temas e pode causar confusão se os tópicos não forem muito bem esclarecidos. Por isso abordaremos as principais informações sobre a revisão de aposentadoria comum para especial e esperamos que este material te ajude a sanar dúvidas.  

O que é aposentadoria comum 

aposentadoria comum por tempo de contribuição é devida a todos os trabalhadores que realizaram contribuições mensais ao longo de sua vida profissional e que atingiram o tempo mínimo exigido para que sua aposentadoria possa ser solicitada.  

Atualmente a regra diz que o mínimo de contribuição para os homens é de 35 anos e para as mulheres 30 anos. Nessa modalidade de aposentadoria o fator previdenciário é levado em consideração para chegar ao valor de aposentadoria que será concedido. 

aposentadoria comum não pode ser somada a aposentadoria especial, pois no segundo caso é preciso que o trabalho tenha sido exercido de maneira continua e ininterrupta nos ambientes previstos pela CLT para ser considerado insalubre. Veremos mais informações sobre isso a seguir, confira no próximo tópico dedicado a aposentadoria especial. 

O que é aposentadoria especial 

aposentadoria especial é destinada aos trabalhadores que realizaram contribuições, mas que executavam suas atividades laborais em ambientes considerados insalubres.  

48-revisao-de-aposentadoria-de-comum-para-especial

Ou seja, ao longo de seu histórico profissional trabalharam em locais onde havia agentes químicos ou biológicos que tornavam o exercício de sua função bem mais difícil além do risco em potencial para a saúde.  

Tais ambientes contem agentes como frio, calor, unidade, odores fortes, bactérias, vírus, fungos, trepidação, arsênio, cloro, cromo, iodo, solventes, mercúrio, cianeto, manganês, berílio, amianto e vários outros fatores formam uma grande lista de profissões que se enquadram nesse perfil. Algumas dessas profissões são as seguintes: 

  • Metalúrgicos;  
  • Eletricistas; 
  • Profissionais da saúde tais como médicos, enfermeiros, operadores de raio x entre outros; 
  • Cirurgiões dentistas; 
  • Mineradores e outros profissionais relacionados a atividades em minas; 
  • Profissionais que trabalham na fabricação de tinta, vernizes e esmalte; 
  • Profissionais que trabalham na produção de vidros e cristais; 
  • Funileiros; 
  • Serralheiros; 
  • Operadores de máquinas pneumáticas; 
  • Cortadores de chapas; 
  • Operadores de jatos de areia; 
  • Pintores que utilizam pistola; 
  • Operadores de forno de cozimento, forneiros, temperadores, cementadores, marteleiros, caldeireiros, prensadores e outros. 

A lista completa pode ser encontrada na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. 

Como agendar revisão da aposentadoria comum para especial  

Agora que você já sabe qual a diferença entre aposentadoria especial e aposentadoria comum, é hora de dar mais um passo rumo a revisão do seu benefício.  

Para ser atendido em uma das agencias do INSS, é preciso fazer o agendamento de revisão de aposentadoria comum para especial e isso é bem simples e pode ser feito pela internet, agencias físicas do INSS e pela central de atendimento 135. 

Se optar por fazer o agendamento pelo telefone, ligue para o número 135, informe seus dados pessoais ao atendente e solicite o serviço desejado. Esse atendimento está disponível de Segunda a Sábado das 7h às 22h. 

O agendamento de serviços nas agencias do INSS ainda é a opção para quem prefere realizar procedimentos pessoalmente. É preciso apenas apresentar os documentos pessoais e informar o serviço para o qual deseja atendimento. 

Agora se você é uma pessoa que tem o habito de fazer tudo pela internet, existe a possibilidade de agendar o atendimento pelo portal do INSS. O endereço é www.inss.gov.br e basta selecionar a opção agendamento e escolher o serviço desejado.

O site pedira algumas informações pessoas como nome completo, endereço, telefone, e-mail, CPF, nome da mãe e outros.  

48-revisao-de-aposentadoria-inss-comum-para-especial-quem-tem-direito

Tenha em mãos os seus documentos pessoais para inseri-los sem erros, escolha a agencia disponível, confirme o serviço e imprima o requerimento. O horário e data para o atendimento é informado no comprovante do requerimento.  

Na data informada, compareça na agencia com no mínimo 15 minutos de antecedência, apresente documento pessoal e demais documentos necessários a serem apresentados para esse tipo de revisão em especifico. 

Se você acredita que tem motivos para solicitar revisão da aposentadoria comum, não perca tempo e faça o agendamento do seu atendimento, afinal não custa verificar todas as possibilidades disponíveis e que possam te beneficiar.