Revisão de aposentadoria do INSS

Entenda como é realizada a revisão de aposentadoria do INSS

Muitos beneficiários não têm conhecimento de que é possível solicitar revisão de aposentadoria do INSS quando o resultado do requerimento não atingiu a totalidade de suas expectativas.

revisao-de-aposentadoria-do-INSS

Conforme informação publicada na página do Instituto Nacional de Seguridade Social, isso é possível e sempre que o trabalhador considerar que foi prejudicado na analise de suas informações previdenciárias.

Se este é o seu caso, atente-se para as informações de como solicitar revisão de aposentadoria e entre com o pedido online hoje mesmo.

O que passa pela revisão de aposentadoria – INSS?

Ao passar pelo atendimento que visa a obtenção da aposentadoria, o trabalhador tem todo o seu histórico profissional avaliado. Nesse histórico são considerados os vínculos empregatícios no decorrer da vida profissional, tempo de serviços, salários recebidos, contribuições realizadas e outros.

Portanto, os itens que são prováveis para a revisão é o valor do beneficio pago mensalmente, o histórico de empregos, certidão de tempo de contribuição e demais itens relacionados.

Se vier a considerar que houve algum prejuízo relativo a informações que não foram apreciadas ou que tenham sido interpretadas erroneamente, é muito e totalmente possível entrar com pedido de revisão do beneficio do INSS.

Como solicitar revisão de benefício do INSS?

Para solicitar a revisão do benefício do INSS você deve agendar o atendimento. O agendamento pode ser realizado pela Internet, no portal inss.gov, ou pela central de atendimento no telefone 135. A seguir, é preciso apenas comparecer a agência do INSS na data e hora marcada.

Para fazer o agendamento é necessário se dirigir a uma agência do INSS de sua preferência e apresentar um documento oficial com foto. Caso não seja possível o seu comparecimento por motivo de doença e afins, é permitido que um procurador de sua escolha seja nomeado para te representar e fazer o requerimento em seu nome.

Documentos necessários para a revisão de benefícios do INSS

Todos os processos relacionados a aposentadorias e demais benefícios do INSS carecem de apresentação de provas documentais que deem embasamento e comprovem a veracidade das informações prestadas.

Desta forma existe uma relação de documentos necessários para a revisão de benefícios do INSS que deve ser entregue na data do atendimento. Esses documentos são os seguintes:

como-solicitar-revisao-de-aposentadoria-INSS

  • Documento de identificação oficial com foto. São aceitos RG, CNH, CTPS, carteira profissional e outros que tenham igual validade;
  • Número do CPF;
  • Documentos que comprovem a sua alegação;
  • Pedido de revisão devidamente escrito e assinado. Esse formulário está disponível no site do INSS e pode ser acessado e baixado facilmente. Nele deve constar o nome do requerente, endereço completo, bairro, cidade, estado, telefone, e-mail, número do benefício que será revisado e as razões que motivaram o pedido.

No formulário há um espaço em branco destinado para a redação dos motivos do pedido. São 20 linhas que podem ser usadas visando explicar e deixar claro as reais motivações da solicitação de revisão.

Por fim, deve ser mencionada a cidade e a data e o documento precisa ser assinado pelo requerente ou procurador representante legal.

Para baixar o formulário acesse https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/revisao/ e clique em Requerimento de revisão de benefício. O download pode ser feito na hora ou o documento pode ser salvo em PDF e impresso quando quiser.

Outras informações importantes sobre revisão de benefícios e aposentadorias do INSS

Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS tem o prazo de até dez anos, a contar do primeiro dia do mês seguinte ao pagamento de seu primeiro salário, para solicitar o pedido de revisão a Previdência Social.

Portanto existe um longo prazo para que sejam colhidos informações e documentos que o auxiliem a conseguir reverter ou alterar uma decisão do INSS em relação ao seu benefício previdenciário.

Após o atendimento, será informado de forma oficial o parecer do órgão em relação ao pedido do segurado e se este discordar do exposto haverá um prazo para solicitar Recurso da decisão. O Recurso compreende primeira e segunda instancia, sendo o parecer da segunda instancia a ultima e definitiva não cabendo novos pedidos.

documentos-necessarios-para-revisao-de-aposentadoria

Em caso de outras dúvidas relacionadas a esse assunto ou a outros serviços e benefícios do INSS, ligue para a Central de Atendimento que atende pelo telefone 135. Se a ligação for feita de telefone residencial ou público não há nenhum custo e se for realizada de orelhão tem o custo de uma ligação local.

O serviço presta atendimento de segunda a sábado das 7h às 22h conforme horário de Brasília. As agencias físicas atendem de segunda a sexta feira das 7 as 17h, exceto feriados.

Ao não se sentir contemplado pelas decisões do INSS referente ao seu benefício, não deixe de usufruir do direito de solicitar revisão de aposentaria do INSS para fazer valer os seus direitos como segurado da Previdência Social.