Revisão de Aposentadoria – Por idade

Entenda como funciona a revisão de aposentadoria por idade – INSS

O beneficiário do INSS que deseja pedir revisão de aposentadoria por idade pode recorrer facilmente a esse serviço por meio de alguns canais de atendimento disponibilizados pelo órgão.

solicitacao-ao-inss-de-revisao-de-aposentadoria-por-idade

Esse serviço é voltado para pessoas que tiveram a aposentadoria negada ou que não concordam com o valor autorizado. Nesse caso o beneficiário pode requer atendimento para solicitar que o seu caso seja reavaliado por se sentir prejudicado.

Os pedidos de revisão de aposentadoria do INSS por idade geralmente são feitos pedindo reavaliação de valores dos benéficos, vínculos empregatícios entre outros.

Como solicitar revisão da aposentadoria do INSS por idade

Se você passou pela pericia médica ou deu entrada em seu pedido de aposento e não se sente satisfeito com o resultado informado, é possível realizar o agendamento de solicitação de revisão da aposentadoria INSS por idade.

Para pedir a revisão da aposentadoria é bem simples e fácil e pode ser feita de qualquer lugar e a qualquer momento pela internet ou pelo número de atendimento 135. Após agendado restará apenas comparecer na data e horário informados e apresentar toda documentação que de embasamento para a sua reclamação.

Para fazer o agendamento pelo telefone ligue para 135 e siga as instruções do atendente eletrônico que lhe encaminhara para a opção correta.

Pela internet é preciso entrar no site oficial do INSS e seguir o caminho Serviços do INSS > Recurso > Agendar > Recurso.

Após selecionar a opção desejada, é necessário informar os dados do requerente, ou seja, os seus dados pessoais. CPF, data de nascimento, nome completo, celular, telefone fixo, e-mail, número do benefício e certidão do tempo de contribuição.

reevisao-de-aposentadoria-por-idade

No ato do agendamento podem ser enviados documentos antecipadamente para auxiliar no atendimento presencial nas agências do INSS.

O requerimento do recurso para revisão de aposentadoria por idade pode ser feito por procuradores ou representantes caso o interessado não puder faze-lo pessoalmente.

Requisitos para revisão de aposentadoria por idade

Se você deseja solicitar revisão de aposentadoria por idade, fique atento ao fato de que existem alguns pré-requisitos necessários para que o pedido por ser efetuado no portal do órgão.

O principal e mais importante deles é que você já tenha passado por um processo administrativo feito pelo INSS e que uma resposta tenha sido emitida pelo setor responsável. Ou seja, é necessário que um protocolo tenha sido criado para que possa então ser revisado visando uma resposta diferente.

Existe também uma série de documentos necessários a serem apresentados pelo trabalhador no dia do atendimento no INSS.

Primeiramente um documento de identidade oficial com foto é importante para a identificação do beneficiário, CPF e demais documentos que possam dar embasamento para o seu pedido de revisão. Vale qualquer documento que você julgue que irá te ajudar a provar que a sua questão deve ser atendida.

Não basta apenas ter uma alegação a fazer, pois é preciso comprovar a veracidade e importância das alegações feitas. Após o atendimento, o INSS fará a avaliação do pedido e dará um parecer oficial com a resposta em que chegou.

Se você não concordar com a informação contida nesse comunicado, existe a possibilidade de entrar com recurso em primeira instancia e ainda existe uma segunda instancia que pode ser buscada posteriormente. A resposta obtida na segunda instancia é o resultado final.

Os segurados do INSS têm dez anos de decadência para os direitos ou ações que desejem que sejam revisados. Esse prazo é contado da data do recebimento da primeira prestação.

Consulta de revisão de aposentadoria por idade

Com o número do seu processo em mãos é bem simples acompanhar pela internet ou pelo Meu INSS o andamento do seu pedido de revisão. Dessa forma fica mais fácil verificar a resposta dada pelo órgão e o melhor é que sem ter que sair de casa ou fazer ligações.

Acesse a área de serviços no site oficial do INSS e siga o caminho Serviços >Recursos > Acompanhamento de pedido de Recurso. Em seguida digite os dados solicitados, pois são através deles que seu processo será localizado pelo sistema.

Porem, caso opte por ligar, o telefone de atendimento para tirar duvidas e todas as questões relacionadas aos seus processos é o 135 e não tem custo nenhum. O horário de atendimento é das 7h as 22h seguindo o horário de Brasília e de Segunda-feira a Sábado.

como-solicitar-revisao-de-aposentadoria-por-idade

Importante mencionar que essa consulta, não expõe detalhes das ações realizadas em seu processo físico, mas tem o objetivo de identificar se o processo ainda está em está sendo revisado ou se já foi finalizado pelo setor responsável.

Muito prático e eficiente, pois poupa seu tempo e te entrega respostas confiáveis e seguras sobre os seus benefícios do INSS.

Se você não está satisfeito com a resposta recebida a respeito da sua situação, pense em entrar com pedido de revisão da aposentadoria por idade INSS.