Trabalhos que Reduzem o Tempo de Aposentadoria Especial

Entenda o que é aposentadoria especial e o que muda nessa modalidade de aposentadoria 

A Previdência Social garante vários tipos de aposentadoria e embora muitos não saibam, existem trabalhos que reduzem o tempo de trabalho através da aposentadoria especial. 

15aposentadoria-especial-menor-tempo-de-contribuicao

Isso acontece porque certas profissões expõem o trabalhador a ambientes que contem agentes nocivos à saúde e devido a isso a aposentadoria precoce acontece como uma forma de compensar o segurado pelos anos dedicados ao trabalho em tais circunstâncias.  

Neste artigo apresentaremos a lista de profissões que garantem a aposentadoria especial e dessa forma os profissionais podem escolher se desejam ou não investir nessas carreiras profissionais.  

Os trabalhos que reduzem o tempo de aposentadoria expõem o trabalhador a agentes insalubres ou periculosidade e durante o período em que trabalham recebem também uma espécie de pagamento extra por se exporem a essas condições de trabalho.  

O que é a aposentadoria especial  

Para explicar o que é a aposentadoria especial precisamos considerar que se trata de um benefício concedido aos cidadãos que trabalham na condição de expostos a agentes potencialmente nocivos à saúde, tais como calor, ruído, frio, poeira, de forma contínua e ininterrupta.  

Essa exposição precisa acontecer em níveis de exposição consideradas acima dos limites máximos estabelecidos pela legislação vigente. 

Com os adventos da aposentadoria especial é possível que o segurado possa aposentar-se com 25, 20 ou até 15 anos de contribuição, de acordo o agente nocivo. 

Além do tempo total de contribuição realizada pelo segurado, é necessário o cumprimento de 180 meses de carência para adquirir direito ao benefício previdenciário do INSS. Importante ressaltar que os períodos de afastamento do trabalho por auxilio doença não é contabilizado como período contribuído. 

Para requerer este benefício, você deve selecionar aposentadoria por tempo de contribuição na hora do agendamento. 

Quais são os trabalhos que dão direito a aposentadoria especial 

Conforme já mencionamos, existe uma série de profissões que garantem a aposentadoria especial que reduz o tempo de contribuição para com o INSS. Sobre essas carreiras profissionais podemos dizer que existe o lado bom e ruim por dar direito ao aposento com menor tempo de contribuição. 

15tempo-de-aposentadoria-especial

O lado positivo é se aposentar mais cedo e o lado é trabalhar tanto tempo exposto a possíveis riscos à saúde.  

Confira quais são algumas das profissões que podem resultar na aposentadoria especial: 

  • Profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, dentistas e operadores de raio x; 
  • Profissionais da área de engenharia; 
  • Aeronautas; 
  • Profissionais que trabalham com eletricidade e alta tensão; 
  • Motoristas e cobradores de ônibus; 
  •  Motoristas e seus ajudantes de caminhão; 
  • Frentista de postos de gasolina; 
  • Bombeiros e demais profissionais que trabalham expostos a riscos constantes; 
  • Investigadores de polícia; 
  • Guardas que trabalham em posse de arma de fogo; 
  • Metalúrgicos e soldadores; 
  • Profissionais que trabalham voltados para o oficio da caça, pesca, agricultura e similares. 

Para conferir a lista completa consulte a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho que contém todas as informações sobre as profissões e os agentes nocivos que estão presentes nos ambientes de trabalho. 

Como agendar o pedido da aposentadoria especial com tempo de contribuição reduzido 

Para agendar o pedido da aposentadoria especial por tempo de contribuição é possível usar o portal oficial do INSS na internet. O endereço é www.inss.gov.br e logo que a página é exibida deve-se selecionar a opção AGENDAMENTO.  

Essa opção fica visível no lado esquerdo superior da tela. Logo que a opção é selecionada, o site apresenta todos os serviços disponíveis e o usuário deve selecionar a APOSENTADORIA ESPECIAL. 

Os dados requeridos são informações básicas como nome, endereço, telefone, e-mail é preciso selecionar a agencia do INSS e horário onde o atendimento será realizado. Para finalizar essa etapa é preciso apenas confirmar o requerimento e imprimir o comprovante.  

Os principais requisitos para que o segurado tenha direito de solicitar o benefício é ter contribuído pôr no mínimo 180 meses e ter trabalhado de forma continua e sem interrupções em alguma profissão que tenha exposto o trabalhador aos agentes considerados insalubres ou com periculosidade. 

Documentos obrigatórios para aposentadoria especial 

Na data marcada para o atendimento, é necessário apresentar alguns documentos originais para que o processo seja iniciado e para confirmação de informações. 

Esses documentos são os seguintes: 

  • Documento de identidade com foto; 
  • Número do CPF; 
  • Documentos comprobatórios do período trabalhado; 
  • Carteira de trabalho; 
  • Documentos que comprovem que o trabalho era realizado mediante a exposição de agentes nocivos à saúde (Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP). 
  • Carnes de contribuição pagos. 

15trabalhos-que-reduzem-o-tempo-de-aposentadoria

Importante que na data do atendimento, o segurado compareça com no mínimo 15 minutos de antecedência e não se esqueça que os documentos exigidos precisam ser apresentados as vias originais.  

Os trabalhos que reduzem o tempo de aposentadoria do INSS são bastante variados, porem muitos trabalhadores precisam recorrer à justiça para terem esse direito por parte do INSS que nem sempre concede na primeira tentativa o aposento.