Como calcular o valor de aposentadoria por contribuição 2024
Aprenda como acessar o serviço de simulação de cálculo de aposentadoria online no site do INSS
Os trabalhadores brasileiros contam com vários benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social e entre eles existe a aposentadoria por tempo de contribuição, mas você sabe como calcular o valor de aposentadoria por contribuição?
Esse benefício é devido aos trabalhadores que comprovarem um determinado período de contribuição para com o INSS. No caso das mulheres esse prazo esse prazo de contribuição é de 35 anos e no caso das mulheres esse prazo cai para 30 anos.
Como existem os tipos de aposentadoria urbana e aposentadoria rural, existem locais separados para realizar o agendamento do pedido de atendimento para solicitar o benefício.
Neste artigo informaremos como calcular o valor da aposentadoria por tempo de contribuição para com o INSS e tiraremos outras dúvidas para que mais pessoas entendam mais detalhes sobre esse importante assunto.
Principais requisitos para calcular o valor de aposentadoria por contribuição
Existem várias formas de efetuar o cálculo da aposentadoria por contribuição e isso porque há várias regras. Quando muda a regra, muda o formato do cálculo.
Sendo assim vamos verificar quais são essas regras e o que está incluso em cada uma delas:
Regra 85/95
Nessa regra não existe uma idade mínima para se aposentar, o tempo de contribuição é de 35 anos para os homens e 30 para as mulheres, e considerado a soma entre o tempo de contribuição e a idade do contribuinte, os homens precisam atingir 95 pontos e as mulheres 85, é preciso que ao menos 180 contribuições tenham sido realizadas, pois esse é período de carência.
Regra 30/35
Não existe idade mínima, é considerado o tempo total de contribuição, o tempo mínimo para os homens é 35 anos e 30 para as mulheres e o tempo de carência também é 180 meses contribuídos.
Regra para aposentadoria por contribuição proporcional
A idade mínima para os segurados homens é 53 anos e para as seguradas mulheres é 48 anos, é considerado o tempo total de contribuições realizadas, é considerado 25 anos de contribuição somado com o adicional mulher, 30 anos de contribuição somado com o adicional homem e o período de carência também é de 180 meses como nas outras regras.
Em cada tipo de regra são utilizados esquemas diferentes que são considerados para efeitos da concessão da aposentadoria por tempo de contribuição com o INSS.
Simulador de cálculo de valor da aposentadoria por contribuição
Um serviço muito útil para quem deseja simular o cálculo do valor de aposentadoria por contribuição ou descobrir quanto tempo falta para se aposentar está disponível na Central de Serviços do Portal do INSS.
O serviço de Simulação do Tempo de Contribuição, é acessível por meio da agência virtual Meu INSS. O aplicativo informa se o segurado do INSS já atingiu o tempo para Aposentadoria por Idade ou por Tempo Mínimo de Contribuição.
O interessante é que a ferramenta da Previdência faz uma busca de forma automática pelo sistema para encontrar todas as informações e registros de vínculos empregatícios do segurado.
Se por ventura faltar algum dado ou informação importante nos registros previdenciários, o segurado pode incluir de forma manual e assim saber se já tem direito à aposentadoria.
Essa simulação tem efeito apenas como um indício dos direitos, pois o segurado do INSS, ao ter acesso a tais informações, deve procurar uma agência do INSS para consultar se de fato já pode receber o benefício.
Ainda como ferramenta disponível o segurado tem a possibilidade de ter acesso ao indicio do valor que receberá de aposentadoria. O sistema usa as informações cadastradas e todos as alíquotas de contribuições realizadas para chegar a esse valor.
Dessa forma o segurado para a ter um indicio de quanto poderá ter como renda mensal quando finalmente se aposentar por tempo de contribuição.
A forma correta como calcular o valor de aposentadoria por contribuição é apenas acessar o sistema MEU INSS e pedir para que o sistema efetua a busca automática e retorne o resultado com as informações pedidas.
Na agência virtual MEU INSS, o usuário encontra vários outros serviços como agendamento de atendimentos nos postos de atendimento do órgão, pedido de prorrogação de benefícios, acesso ao demonstrativo de pagamento mensal, possibilidade de fazer a atualização cadastral e muito mais.
Centrais de atendimento do INSS
O INSS oferece a seus contribuintes algumas possibilidades de atendimento sem que estes tenham que comparecer pessoalmente até um posto de atendimento.
Conforme já mencionamos, uma dessas possibilidades é agencia virtual MEU INSS.
Mas se ainda persistir alguma dúvida sobre como calcular o valor de aposentadoria por tempo de contribuição ao INSS, o segurado pode entrar em contato com o órgão através do telefone 135.
Mais do Meu INSS:
*Site Meramente Informativo - Não Oficial - Você deve sempre conferir as informações atualizadas no próprio site do INSS