Aposentadoria de Políticos – Como Funciona

Você sabe como funciona a aposentadoria de políticos brasileiros? Descubra agora  

Os trabalhadores brasileiros contribuem mensalmente para a Previdência Social que é o órgão responsável por gerir e pegar os benefícios previdenciários, mas como funciona aposentadoria de políticos? 

18aposentadoria-de-politicos-como-funciona

Será que eles são submetidos a esse mesmo regime de previdência?  

Ao longo dos anos podemos observar que o interesse de muitos em ingressar e se manter na política é crescente. Muito desse interesse pode estar relacionado as condições diferenciadas que os parlamentares encontram nesse ambiente. 

Os parlamentares ocupam cargos temporários e de acordo com a lei devem ser enquadrados de acordo com a regra geral da previdência.  

Na prática a aposentadoria dos políticos funciona de forma diferenciada e isso é claro, pois os privilégios passam a existir a partir de quando este assume o mandado e se estende até sua aposentadoria. 

Como funciona aposentadoria de políticos 

Os parlamentares brasileiros se aposentam com muitas diferenças em relação ao trabalhador normal que contribui com a Previdência Social durante toda a sua vida. 

O Plano de Seguridade Social dos Congressistas – PSSC passou a existir a partir do ano de 1997 e dita as regras práticas de como os políticos se aposentam. 

Um ex deputado ou ex senador pode efetivamente se aposentador ao completar 60 anos de idade ou com no mínimo de 35 anos de contribuição que considera também contribuições em outros setores públicos e não apenas no primeiramente citado. 

Ao contemplar tais exigências, o parlamentar pode receber benefício proporcional ao subsidio de parlamentar. Quanto mais tempo um político exercer um cargo parlamentar, maior será o valor de sua aposentadoria. 

Quanto ao valor que este cidadão irá receber é determinado por um procedimento que considera a divisão dos anos exercidos em um mandato pelo número 35 que é o número de anos contribuídos necessários. 

Como exemplo podemos considerar um deputado que tenha exercido 12 anos como parlamentar. Nesse caso ele recebera 12/35 do salário de um deputado. Como atualmente um deputado recebe de subsidio aproximadamente R$ 33 mil isso geraria uma aposentadoria de mais ou menos R$ 12 mil por mês.  

Nada mal, não é mesmo? Por isso tantas pessoas lutam arduamente para se manter no poder ou para ter a oportunidade de chegar lá, uma vez que os benefícios já começam pela certeza de obter uma aposentadoria precoce e muito superior ao valor recebido pela esmagadora maioria da população brasileira.  

Vantagens da aposentadoria de políticos 

Durante o mandato, os políticos tem muitas vantagens como a verba de gabinete, auxilio moradia e tantos outros itens que os afastam do cidadão  comum. 

18como-funciona-aposentadoria-de-politicosTais vantagens tornaram os cargos políticos extremamente atrativos para tantas pessoas e sobretudo para os que já estão inseridos nesse meio. Quem já possui um cargo político sabe o quanto vantajoso é ocupar uma daquelas cadeiras e por isso tanto investimento para se manter no poder. 

Para entender como funciona aposentadoria de políticos precisamos considerar que certamente se trata de uma classe que vai trabalhar bem menos que a maioria das pessoas e vai se aposentar com muito mais direitos que o restante dos trabalhadores brasileiros.