Benefício assistencial Deficiente Físicos – Valor, Requisitos 2024
Confira quais são os requisitos e o valor do benefício assistencial aos deficiente físicos
Muitas pessoas não sabem que o benefício assistencial deficientes físicos é um auxílio previsto pelo INSS para um determinado grupo de brasileiros. Apesar de existir a algum tempo, existem muitas dúvidas sobre esse assunto.
O benefício se estende as pessoas idosas que tenham idade a partir de 65 anos e seja considerada de baixa renda. Outra peculiaridade é que não há período de carência para concessão, no entanto os beneficiários não têm direito ao pagamento de décimo terceiro salário e seus herdeiros não tem o direito de pensão por morte.
Essas são apenas algumas informações sobre o benefício assistencial ao deficiente físicos e para melhor compreensão desse tema que pode vir a beneficiar outras pessoas, vamos abordar os itens mais importantes que permeiam as regras dessa modalidade de auxilio pago Previdência Social.
Quem tem direito ao benefício assistencial deficiente físicos?
O BPC foi pensando para atender um perfil bem definido de pessoas. Quem tem direito ao benefício assistencial são pessoas com deficiência física e idosos a partir de 65 anos. Para ambos os casos, é necessário que o grupo familiar receba de renda no máximo ¼ do salário mínimo atual.
Outro critério é que o beneficiário deve se cadastrar no CADUNICO. Para ter o cadastro efetuado, é preciso ir até uma unidade do CRAS e solicitar a sua inserção no sistema.
As informações desse cadastro são usadas pelo governo para verificar a situação de vulnerabilidade das famílias para conceder benefícios como bolsa família e o benefício assistencial deficiente físicos.
Quais os requisitos para recebimento do benefício?
Conforme já mencionei os dois principais requisitos para receber o benefício assistencial ao deficiente físico é possuir alguma deficiência física ou ter a partir de 65 anos, ser de família de baixa renda e ter cadastro no CADUNICO.
Antes de solicitar o benefício, o cadastro no CADUNICO precisa ser efetuado ou atualizado caso já exista. As informações devem ser exatas e manifestar a verdade em relação aos questionamentos realizados.
Além disso é necessário observar a natureza da deficiência que necessariamente deve ser de longo prazo e ter as seguintes origens: Natureza mental, física, sensorial ou intelectual que possam vir a impedir que o indivíduo participe de forma plena e efetiva da sociedade em condição de igualdade com os outros.
O benefício não é concedido se o beneficiário já for assistido por algum outro tipo de auxilio, pois é vedado o acumulo de benefícios.
Na data do atendimento na agência do INSS, é primordial apresentar um documento de identificação oficial com foto, CPF e a documentação que comprove a renda do grupo familiar. São considerados membros do grupo familiar as seguintes pessoas, desde todos residam na mesma casa:
- Beneficiário;
- Cônjuge ou companheiro;
- Pais do beneficiário ou na ausência desses o padrasto e a madrasta;
- Irmãos solteiros;
- Filhos e ou enteados solteiros;
- Menores que estejam sob tutela.
A relação da documentação completa da família, está disponível para consulta e impressão no portal do INSS. Da mesma forma o site apresenta vários outros detalhes que podem ser do interesse de quem pretende solicitar benefício assistencial deficiente físico.
Qual o valor do benefício de assistência aos deficientes físicos?
O valor do benefício de assistência aos deficientes físicos é uma das regras do auxílio, pois é pago um salário mínimo.
O valor é atualizado de acordo com os reajustes anuais informados pelo INSS e Previdência Social. Da mesma forma que os demais auxílios, aposentadorias e pensões são reajustados no começo de cada ano, o benefício também sofre alterações na mesma data.
Como agendar atendimento para solicitar o benefício?
Realizar o agendamento do benefício de assistência o deficiente físico é uma das etapas para ser contemplado com o auxílio. Há três maneiras de fazer esse procedimento:
Portal do INSS
Acesse o endereço www.inss.gov.br e selecione a opção AGENDAMENTO > BENEFICIO ASSISTENCIAL A PESSOA COM DEFICIENCIA e em seguida preencha o formulário eletrônica com todas as informações solicitadas.
Os dados precisam estar corretos e sem nenhum erro de digitação. Tenha em mãos o número do CPF, nome completo, nome da mãe, endereço, e-mail e telefone. O próximo passo é escolher a agencia para a qual deseja o atendimento, a data e horário em que será realizado.
Após essa etapa é necessário apenas confirmar o requerimento e imprimir o comprovante.
Central de atendimento telefônica
O agendamento também pode ser realizado através da central de atendimento telefônica do INSS. O número é o 135 e pode ser contatado de segunda a sábado, das 7 às 22 horas.
Quando a solicitação do benefício for para crianças com microcefalia, o agendamento só pode ser realizado através dessa central de atendimento.
Dúvidas sobre o benefício assistencial deficiente físicos, valor, requisitos e outros detalhes, podem ser verificadas através do 135.
Mais do Meu INSS:
*Site Meramente Informativo - Não Oficial - Você deve sempre conferir as informações atualizadas no próprio site do INSS