PIS 2019 Calendário – Consulta, Extrato, Pagamento

Saiba como fazer consulta, extrato e calendário do PIS 2019 

PIS 2019 é a sigla do Programa de Integração Social que oferece benefícios para os trabalhadores do setor privado. Os valores recolhidos através de contribuições tributárias formam os fundos que servem como saldo para custeio de abono salarial, seguro desemprego e outros. 

pis-2019-consulta

Dessa forma o PIS é um benefício regido pelas leis do trabalho e administrado pela Caixa Econômica Federal que é a responsável por realizar os pagamentos.  

Uma das consequências da sua existência é a integração dos resultados entre empresas e funcionários, pois ambos são beneficiados pela distribuição de renda e resultados. 

calendário do PIS 2019 é divulgado geralmente no final de cada ano e fica disponível para consulta, em um painel, em todas as agências da Caixa Econômica Federal e lotéricas.  

Como consultar o PIS 2019 

Se você ainda não sabe como consultar o PIS 2019, este artigo é para você pois relacionamos as principais informações e todo passo a passo para sanar dúvidas sobre esse importante assunto. Claro que é um dinheiro a mais sempre ajuda e este ano o governo autorizou a liberação dos fundos do PIS para os trabalhadores que tiveram assinatura em carteira entre os anos de 1971 e 1988. 

Se você teve sua carteira de trabalhado e Previdência Social registradas nesse período, é possível que exista saldo para sacar. Para saber se há ou não algum resíduo, é preciso efetuar a consulta e esse procedimento é bem simples e pode ser feito pela internet.  

Não há necessidade de comparecer a uma agencia da Caixa, somente se for de sua preferência.  

Para consultar o PIS 2019 pela internet é preciso entrar no site da Caixa Econômica e o endereço é www.caixa.gov.br e em seguida selecione a opção PIS. Ao acessar a página, é possível consultar o valor a receber, caso você tenha o direito, a data em que o saldo estará liberado para saque e todo o procedimento necessário para efetuar o saque.  

A página da Caixa oferece todas as informações importantes sobre o que é o PIS 2019, quem tem direito, como sacar, documentos necessários e demais itens. Para saber se você tem direito ao PIS 2019 selecione a opção Consulte Seu Saldo que esta destacada com a cor laranja do lado direito central da tela.  

Ao clicar nessa opção, surgira uma nova tela onde será necessário informar CPF ou número do PIS e a data de nascimento. Em seguida o site informara se há algum saldo disponível e caso haja, o valor a sacar será informado.  

Calendário do PIS 2019 

calendário para saque do PIS 2019, que foi autorizado em caráter de exceção pelo governo, consta que os pagamentos já estão sendo liberados. Veja na tabela em que situação você se encaixa e se o seu saldo já está disponível para recebimento nesta data: 

pis-2019-calendario

Descrição da regra  Data de liberação  Data limite para recebimento 
Pessoa com até 57 anos   18/06/18  29/06/18 
Crédito para todas as idades na conta da Caixa  08/08/18  08/08/18 

 

Pagamento para todas as idades nas agencias Caixa  14/08/18  29/09/18 
Pessoa a partir de 60 anos  Saque liberado independente do calendário  Saque liberado independente do calendario 

 

Aposentados   Saque liberado independente do calendario 

 

Saque liberado independente do calendario 

 

Além do calendário para pagamento do PIS 2019, a Caixa informou que os pagamentos encontrarão suspensos entre 30//06 e 07/08, pois nesse período o banco realizará atualização dos valores que ainda não tiverem sido sacados pelos cotistas.  

Documentos necessários para sacar a cota do PIS 2019 

Se você tem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica, o valor da sua cota do PIS 2019 será creditado nela na data que consta no calendário que informamos acima. Porém, se você não é cliente da Caixa, será preciso comparecer a uma agencia do banco e apresentar um documento oficia de identificação.  

Esse documento pode ser Registro Geral – RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, carteira funcional e identidade militar. Outra possibilidade de efetuar o saque é com o cartão cidadão, pois com ele é possível receber o pagamento nas agências da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui ou casas lotéricas.  

pagamento-pis-2019

Se dentro do prazo estipulado, o saque não for realizado, o saldo retornara para o Fundo de Amparo ao Trabalhador e não será disponibilidade novamente ao trabalhador. Portanto fique atento ao prazo máximo para recebimento, pois ao perder a data não caberá nem mesmo recurso e o valor ficara retido.  

Se ainda houver alguma dúvida, entre em contato com as centrais de atendimento da Caixa através do telefone 0800 726 0207, fale com o banco pela página oficial no Facebook, envie um e-mail através de link disponível no portal ou procure qualquer agencia de sua preferência, mas não deixe de sacar o PIS 2019, pois é seu direito como trabalhador e cidadão brasileiro.