INSS Atestado Médico Eletrônico  2024

INSS

Entenda abaixo o que é e como funciona o atestado médico eletrônico. Você com certeza já ouviu falar do auxílio doença e da pericia médica. O atestado médico eletrônico é uma solução que o governo criou para facilitar algumas solicitações se auxilio doença, entenda melhor abaixo. Mas antes vamos falar um pouco mais sobre o INSS e seus serviços destinados a população brasileira.

O INSS presta vários serviços a população brasileira desde 1990, quando foi criada. Com a junção de outras instituições o INSS passou a ser responsável pelo serviço previdenciário. Com certeza você já ouviu falar da aposentadoria ou de outros benefícios como salario maternidade ou auxilio doença. Esses benefícios são alguns dos serviços prestados pelo INSS.

Para ter acesso a esses serviços você precisa contribuir com a instituição durante o período de vida de trabalho. Essa contribuição é feita, geralmente, pelo empregador para aqueles que tem carteira assinada. Porém é possível contribuir com o INSS como pessoa física sendo autônomo ou de forma facultativa. Essa contribuição caracteriza a pessoa como segurado do INSS. Sendo assim ela terá direito a todos os serviços que a instituição oferece.

Os benefícios oferecidos pelo INSS têm caráter de seguridade ao trabalhador brasileiro. Para assim buscar garantir que se algo acontecer o trabalhador não fique na mão. Assim como outras instituições o INSS busca facilitar o atendimento e as solicitações dos contribuintes. Uma dessas facilidades veio com o atestado médico eletrônico do INSS. Entenda melhor como funciona e qual a finalidade do atestado eletrônico abaixo.

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Atestado médico eletrônico

Como dito acima o INSS busca facilitar o atendimento ao contribuinte de diversas maneiras. Uma dessas maneiras foi a instalação do atestado médico eletrônico para a solicitação do auxílio doença. Entenda abaixo como funciona e a praticidade que traz para o contribuinte.

O atestado médico eletrônico entrou em vigor em maio de 2012. Ele pode ser utilizado para solicitar o auxilio doença em casos que duram de 15 dias até 60 dias. Nesse caso o contribuinte não precisa passar por uma avaliação médica, basta ir a algum médico que possa acessar o sistema e realizar o atestado médico eletrônico do INSS.

O atestado médico eletrônico é emitido pelo site do ministério da previdência social mediante certificação digital. O médico que realizar o mesmo precisa estar cadastrado no conselho federal de medicina. Para o trabalhador ter acesso ao auxilio doença por meio do atestado médico eletrônico é preciso que tenha passado no mínimo 180 dias do fim do último benefício de auxilio saúde do mesmo.

As informações do paciente que precisa contar no atestado são: nome, sexo, data de nascimento e o numero de identificação do trabalhador. Sobre o motivo do afastamento as informações necessárias são a data de início e período de repouso, o código internacional de doença, e as considerações médicas. E as informações sobre o médico são o nome, o numero do cadastro regional de medicina e a data de emissão. Agora que você já sabe mais informações sobre o atestado médico eletrônico do INSS entenda como solicitar o auxílio doença por ele.

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Auxilio doença e atestado médico eletrônico

Após o médico ter informado no site do ministério da previdência social as informações necessárias para o atestado médico eletrônico será emitido um documento. Esse documento é o recibo da transmissão do atestado médico eletrônico. Ele deverá ser entregue a você, paciente, para que com ele de entrada no auxilio doença.

Como dito acima o auxílio doença com o atestado médico eletrônico é para afastamentos de 15 a 60 dias no máximo. Para dar entrada no beneficio com o recibo de transmissão do atestado médico eletrônico é preciso ir no atendimento presencial do INSS. você irá precisar agendar uma hora para o atendimento, seja pelo numero 135 ou pelo site do INSS. Após agendar você irá na agência em que foi marcado o atendimento com o recibo do atestado e documento de identificação oficial com foto em mãos.

E dessa forma você poderá solicitar o auxilio doença sem precisar passar pela perícia médica do INSS. Porem essa forma de solicitar o auxilio doença tem outra restrição além do tempo de afastamento com o benefício. Ele só é valido em alguns estados do Rio Grande do Sul. Sendo assim não vale para todo o Brasil esse serviço.

Se você quer mais informações sobre o atestado médico eletrônico e outros serviços prestados pelo INSS pode entrar em contato com o INSS. Pela pagina oficial da instituição você tem acesso a vários serviços e informações. Você também pode entrar em contato com o INSS pelo número 135 em horário comercial de segunda a sexta. Acima você entendeu como funciona e para que serve o atestado médico eletrônico do INSS. Entendeu também como pode solicitar o auxilio doença do INSS com o atestado médico eletrônico. Mas lembre-se que para essa ação há algumas restrições.

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*Site Meramente Informativo - Não Oficial - Você deve sempre conferir as informações atualizadas no próprio site do INSS