INSS Reclamações – Atendimento 2024
INSS Atendimento
O INSS é uma instituição do governo federal que teve seu início em 1990 com a fusão de duas outras instituições. Também conhecida como previdência social a instituição presta serviços previdenciários a população brasileira. É responsabilidade do INSS benefícios como aposentadoria e outros benefícios.
Para ter acesso a esses benefícios disponibilizados pelo INSS você precisa contribuir com a instituição. Essa contribuição pode ser feita de diversas formas. Se você trabalha de carteira assinada o valor da contribuição é debitado direto da folha de pagamento. Dessa forma você é um segurado automaticamente e tem acesso a todos os benefícios caso necessários. Porem se esse não é o seu caso você pode realizar a contribuição de outras maneiras. Pelo site do INSS você pode se cadastrar como contribuinte autônomo ou facultativo. Após o cadastro basta você pagar mensalmente a fatura da contribuição.
O INSS disponibiliza varias formas de atendimento para a população e os segurados. Uma das formas é a presencial, em uma das agencias do país. Para ser atendido presencialmente você precisa agendar uma consulta. Porem o INSS disponibiliza vários outros serviços online por meio de ferramentas. Agora se você está a procura para reclamações de atendimento do INSS nós explicamos quais as formas que você tem para tal. Abaixo explicaremos quais as redes que o INSS disponibiliza para anotar as reclamações do contribuinte.
Ouvidoria INSS
Como dito acima se você quer realizar alguma reclamação quanto ao atendimento do INSS nós iremos te explicar as formas que você tem para isso. A forma mais conhecida para realizar reclamações da instituição é a ouvidoria. Porem além desse trabalho você tem outros serviços pela ouvidoria.
A ouvidoria do INSS é um serviço de pós atendimento para entrar em contato com a instituição. Pela ouvidoria é possível você realizar além das reclamações as sugestões, denúncias e outras solicitações. O trabalho na ouvidoria do INSS é feito pela coordenação geral da ouvidoria previdenciária. A responsável é subordinada a ouvidoria social e previdenciária do ministério do desenvolvimento.
As reclamações na ouvidoria são manifestações de insatisfação relacionadas a contribuição, beneficiários, atendimento prestados pela instituição financeira, pelo INSS ou pelo Conselho de recurso do seguro social. A denúncia é feita para manifestações sobre condutas supostamente ilegais ou criminosas que envolvem servidores, terceirizados, estagiários, agentes externos, segurados ou beneficiários. Nessa forma da ouvidoria é assegurado o sigilo de quem denuncia. As sugestões são opiniões do cidadão sobre o atendimento e o procedimento geral. Elogios na ouvidoria podem ser referentes a satisfação com o serviço ou atendimento prestado. Já as solicitações que podem ser feitas por lá são de informação, esclarecimento ou duvidas sobre a legislação e procedimento previdenciário.
Contato da ouvidoria INSS
Agora que você entendeu o serviço que a ouvidoria presta para a população brasileira vamos a forma de contato. Como dito acima a ouvidoria é muito usada principalmente para anotar reclamações de contribuintes e beneficiários. Abaixo falaremos de que maneira você pode entrar em contato com o INSS para realizar a reclamação.
Uma das formas de você entrar em contato com a ouvidoria do INSS é pelo numero de telefone do INSS. O numero é 135 e o atendimento é realizado de segunda a sábado em horário comercial. Você também pode realizar suas reclamações pela internet. Pelo site da dataprev você pode ter acesso a esses serviços.
Além do telefone e da internet você pode realizar as reclamações, sugestões, denuncia e solicitações pelos correios. O endereço a ser enviado a sua reclamação é caixa postal 09526, CEP 70040-976 Brasília DF.
Além dessas formas você também pode ter o atendimento da ouvidoria pelo INSS presencialmente. Para ser atendido presencialmente você precisa agendar um horário. Esse serviço pode ser feito pelo site ou telefone da instituição.
Como dito acima o INSS vem procurando cada vez mais facilitar o atendimento dos beneficiários e dos contribuintes. Dessa forma é disponibilizado varias maneiras de atendimento para que você possa escolher a que melhor se encaixe na sua vida. Seja por telefone, internet ou presencial sua reclamação, denuncia, sugestão ou solicitação será anotada pelo atendimento do INSS.
E se você ficou com alguma duvida ou quer agendar um atendimento presencial no INSS basta acessar o site da instituição. Pelo site do INSS além dos serviços disponíveis você também terá outras informações. Você também pode entrar em contato com o INSS pelo telefone da mesma. Dessa forma você não irá mais precisar sair de casa para ter acesso a maiores informações ou para realizar sua reclamação.
Acima você viu o que é a ouvidoria do INSS e como ela funciona. Entendeu também quais as formas de você realizar não só reclamações, mas também denuncia, sugestão ou solicitação pela ouvidoria do INSS. Foi dito as diversas maneiras que você tem para entrar em contato com o INSS além do site e do telefone da instituição.
Mais do Meu INSS:
*Site Meramente Informativo - Não Oficial - Você deve sempre conferir as informações atualizadas no próprio site do INSS
Eu gostaria de saber o motivo do meu auxílio doença ser negado pois tenho transtornos mentais e no Hismed constar uma doença diferente da que consta no meu laudo, e os recursos sempre sem resposta. Sei que nunca me responderão, o que devo fazer?
boa tarde tenho um processo no inss de revisao desde 09 de maio de 2019 so fica em analice como pode ficar tanto tempo cem resposta e muito tempo minha aposentadoria tentei 3 vezes e nao me aposentarao tive que entra na justiça dei 15 mil reais a um advogado pra me aposenta isso e injusto o inss nao e a favor do cidadao mesmo estando certo e tem mais eu acho que minha aposentadoria foi fraudada falo pro inss desde que me aposentarao pois meu beneficio e um salirio minimo ou foi fraudado ou o calculo esta errado ai fico pasando dificuldade pegando emprestimo e o inss nao decide nada do meu beneficio obrigado
Boa tarde.
Protocolei um pedido de desbloqueio e empréstimo consignado (nº 1550380126), desde 25/08/23, pelo canal 135. A atendente informou que em 5 dias o serviço seria efetuado. Já se vai quase um mês e até agora sem solução. Fico imaginando se para um simples desbloqueio leva todo esse tempo, imagina quanto não se espera por uma cirurgia/tratamento pelo SUS. Muito triste com esse descaso.