INSS Reclamações – Previdência Social 2024

Instituto nacional de seguro social

Agora falaremos como você pode realizar uma reclamação da previdência social. Abaixo falaremos sobre a ouvidoria da previdência social e os serviços prestados pela mesma. O INSS é uma instituição do governo federal criada em 1990. A instituição também é conhecida como previdência social.

A previdência social, ou INSS, presta serviços previdenciários para a população brasileira. Entre esses serviços o mais conhecido é a aposentadoria. Porem a previdência social também disponibiliza vários outros benefícios aos contribuintes. esses benefícios servem como um seguro caso algo aconteça. Podemos usar como exemplo de seguros o auxilio doença, auxilio acidente, pensão por morte e outro. Alguns benefícios também tem a função de dar apoio como salario maternidade e salario família. Para ter acesso a esses benefícios é preciso que o cidadão contribua com a instituição durante sua vida ativa.

A contribuição com a previdência social pode ser feita de diversas formas. Se você trabalha de carteira assinada já é um segurado. A empresa que assina a carteira de trabalho já faz o cadastro do funcionário na previdência social e paga mensalmente a contribuição. sendo esse pagamento parcialmente descontado da folha de pagamento e parcialmente pago pela empresa. Porem se você não trabalha de carteira assinada pode se cadastrar como contribuinte autônomo, facultativo ou outros. E então basta pagar em dia a contribuição e será, também, um segurado.

Se você já é um contribuinte ou um beneficiário e quer realizar uma reclamação nós iremos te explicar de que maneira pode proceder para tal ação. Abaixo falaremos mais sobre a ouvidoria da previdência social. E depois falaremos qual o número e como você pode realizar a reclamação na ouvidoria da previdência social.

reclamacoes-previdencia-social

Ouvidoria da previdência social

Como dito acima serviços da previdência social como reclamações são feitas pela ouvidoria. Mas você também pode ter outros serviços pela mesma. Entenda abaixo mais sobre a ouvidoria da previdência social.

A ouvidoria publica da previdência social é um canal de comunicação direto entre o cidadão e o estado. Ela tem como finalidade estreitar a relação entre a sociedade e o governo. Permitindo, assim, que o cidadão colabore substancialmente com a melhoria do serviço prestado pela previdência social. A ouvidoria da previdência social tem como função a maior transparência dos processos para melhorar a qualidade dos serviços.

A atuação da ouvidoria é atuar nos pós atendimento ou atendimento de segundo nível em casos que não foram resolvidos. Deve-se estabelecer com o cidadão uma relação direta e não burocrática. Para que por meio das informações identificar necessidades, distorções, erros e ilegalidades na administração da previdência social.

Porém é possível você realizar mais que reclamações pela ouvidoria da previdência social. Você também pode realizar sugestões, denuncias e outras solicitações. As reclamações se referem a manifestações de insatisfação relacionada a contribuição, beneficiário ou atendimento prestado pela instituição. Já a denuncia se refere a manifestação de consulta que supostamente são ilegais ou criminosas. Nesse caso é garantido por lei o sigilo do denunciante. E as sugestões são as opiniões dos cidadoas quanto ao atendimento da previdência social.

previdencia-reclamacoes

Numero da ouvidoria da previdência social

Agora que você já sabe o que é e qual a finalidade da ouvidoria da previdência social saiba como entrar em contato com a mesma. Abaixo falaremos o numero de telefone para você poder realizar reclamações, sugestões ou denúncias quanto a previdência social.

Uma das formas de você entrar em contato com a ouvidoria da previdência social e realizar a reclamações é pelo numero de telefone da mesma. Pelo número 135 de segunda a sexta e horário comercial você pode realizar esse serviço. Além do telefone você tem a opção de acessar o site da DATAPREV e procurar a opção reclamações. Por lá também será possível você realizar as reclamações que precisa.

Outra opção de você ter acesso a ouvidoria é pelos correios. Você pode enviar sua reclamação, denuncia, sugestão ou solicitação ao endereço caixa postal 09526, CEP 70040-976 Brasília DF. Além da forma presencial de ter acesso a esses serviços. Você pode marcar uma hora de atendimento nas agências da previdência social para realizar a reclamação.

E se você ficou com alguma duvida quanto aos serviços prestado pela previdência social há outras formas de entrar e contato com a mesma. Além do site da previdência social que você terá todas as informações que precisa há também o telefone. Pelo telefone acima citado, 135, você tem além de serviços maiores informações sobre a previdência social.

Acima você entendeu qual a função e finalidade da ouvidoria da previdência social e como você pode entrar em contato com o serviço. Entendeu que a ouvidoria, além de anotar reclamações, é utilizada também para sugestões, denuncias e reclamações. E se ficou com alguma duvida viu outras maneiras de entrar em contato com a previdência social pelo site, telefone ou correios.

previdencia-social-reclamacoes-1

Se gostou, curta e compartilhe:


*Site Meramente Informativo - Não Oficial - Você deve sempre conferir as informações atualizadas no próprio site do INSS