Auxílio Reclusão 2019 – Valor, Quem Tem Direito

Auxilio reclusão pelo INSS

Se você está buscando por informações sobre auxilio reclusão nós te ajudaremos. Abaixo explicaremos o que é auxilio reclusão, quem tem direito e o valor. O auxilio reclusão é um dos benefícios oferecidos pelo INSS. o INSS é uma instituição do governo federal de 1990. Uma das principais atividades é o recolhimento da taxa do salário de trabalhadores com carteira assinada. Essa taxa irá possibilitar que esses trabalhadores se aposentem mais tarde. Porem, alem da aposentadoria, o INSS também é responsável por diversos outros benefícios como salário maternidade, pensão morte, salário família entre outros.

O auxilio reclusão é um desses benefícios que é responsabilidade do INSS. abaixo você terá todas as informações que precisa saber sobre o auxilio reclusão. Saberá quais os requisitos, quem tem direito e o valor pago. Você saberá também como solicitar o auxilio caso precise. Essas e outras muitas informações você pode ter acesso pela pagina oficial do INSS. alem das informações pelo site é possível também ter acesso a vários serviços e agendamentos. Se surgir alguma duvida você também pode entrar em contato com o INSS pelo telefone 135. Sempre em horário comercial de segunda a sexta. Pelo site você também pode encontrar a agencia do INSS mais próxima para seu atendimento. Vamos saber um pouco mais sobre o auxilio reclusão.

reclusap-auxilio-inss

Requisitos do auxilio reclusão

Aqui falaremos o que é auxilio reclusão como beneficio do INSS. apesar de ser bastante comentado, esse beneficio geralmente não é entendido pela população. Aqui explicaremos o que é e quem tem direito. Ao contrario do que falam não é qualquer pessoa em reclusão que tem direito ao beneficio. A lei original do auxilio reclusão foi feita em 1991, no governo do Fernando Collor de Mello. Porem desde essa data a lei veio sofrendo modificações. Dessa forma há uma serie de critério desenvolvidos para determinar quem tem o direito ao auxilio reclusão.

Quem recebe o beneficio do auxilio reclusão é a família da pessoa que está em reclusão. Já que geralmente quem fica em reclusão era responsável pela renda familiar.

O primeiro requisito para os familiares receber o auxilio reclusão é que a pessoa que esteja reclusa não tenha cometido crime hediondo. Quando a pessoa está reclusa por crime hediondo ela não tem direito a nenhum beneficio do governo federal. outro requisito é a pessoa reclusa estar em dia com a previdência social. Portanto a pessoa teria que estar trabalhando e pagando o INSS para a família ter o auxilio reclusão. Um terceiro requisito é a necessidade da pessoa reclusa de ter filhos. Essa comprovação é feita pelo conjugue com uma serie de documentos na previdência social.

Alem de todos esses critérios citados acima a pessoa em reclusão não pode ter queixas de mau comportamento. Esse tipo de queixa acaba por ser fatal com o auxilio reclusão. Agora que você já sabe se tem direito ao auxilio reclusão vamos saber o valor que o beneficio paga e por onde você pode solicitar o mesmo.

auxilio-reclusao-inss

Valor do auxilio reclusão

O valor que o auxilio reclusão paga para os familiares do recluso é de, no máximo, 1.212,00. Porem o valor do auxilio reclusão varia de acordo com a condição do recluso com o INSS. todo ano esse valor máximo varia. Para saber mais sobre o valor atual é necessário ver a tabela do INSS do ano. O auxilio reclusão tem a base de calculo como na aposentadoria. Por isso para saber mais sobre o valor é necessário ver na tabela.

Os documentos que você ira precisar são: declaração expedida pela autoridade carcerária, documento de identificação do requerente, identificação do segurado em reclusão, CPF do recluso, e outros documentos. Pelo site do INSS é possível você realizar o agendamento para a solicitação do auxilio reclusão. A duração é variável de acordo com a idade do recluso. Se o recluso tenha realizado 18 contribuições mensais a previdência ou se o casamento ou união estável for recente, 2 anos, a duração é de quatro meses. Se o recluso contribuiu mais de 18 meses para a previdência social a duração é de acordo com a idade do mesmo. Se o recluso tiver menos de 21 anos a duração máxima é de três anos. Se tiver entre 21 e 26 anos a duração máxima é de seis anos. Se a idade for entre 27 e 29 anos a duração máxima é de 10 anos. Se a idade do recluso for entre 30 e 40 anos o tempo máximo é de quinze anos. Se a idade for entre 41 e 44 anos a duração máxima é de vinte anos. E de 44 anos para mais é vitalício o beneficio.

Acima você entendeu melhor sobre o auxilio reclusão. Entendendo quem tem direito, o valor e a duração do auxilio reclusão. Se ficou com duvida basta entrar em contato com o INSS pelo numero 135 em horário comercial.

inss-auxilio-reclusao