Cadastrar CNIS NIT INSS

Descubra como cadastrar CNIS NIT INSS e entenda para que serve cada um deles

Existem muitas dúvidas sobre como cadastrar CNIS NIT INSS e por isso grande número de ligações buscando esclarecimentos são feitas todos os anos para a central da Previdência.

o-que-e-cnis-inss

A Previdência Social do Brasil é o órgão responsável por administrar e pagar os auxílios e benefícios aos seus segurados e também realizar todos os atendimentos voltados para a obtenção de aposentadorias e pensões.

Sendo assim, o órgão utiliza vários recursos para que essa administração seja a melhor possível e alguns desses recursos dizem respeito ao o que é o CNIS NIT INSS que são de usadas como ferramentas.

O que é o CNIS INSS

Para explicar todos esses termos e esclarecer de uma vez por todas as suas dúvidas, vamos começar falando sobre o que é e para que serve o CNIS INSS.

A sigla CNIS significa ao pé da letra Cadastro Nacional de Informações Sociais e trabalha como um banco de dados onde são armazenadas informações sobre os segurados. Tais informações dizem respeito ao nome, números de documentos, dados para contato como telefone, e-mail e endereço.

Além dessas informações existem também outros dados que são fundamentais. Esses dados estão relacionados aos vínculos empregatícios do segurado tais como nome das empresas onde trabalhou, as datas de admissão e demissão, valores dos salários recebidos, valores das contribuições realizadas mensalmente e outras informações que ajudarão na hora da aposentadoria.

Nesse cadastro constam todos os benefícios já recebido pelo cidadão ao longo de sua vida tais como auxílio doença, salário maternidade, pensões e etc.

As empresas contratantes são as responsáveis por informar o INSS com esses dados, ou seja, são elas que geram as informações com o dados necessários para alimentar o sistema e sua base de dados que precisa estar sempre atualizada.

Como obter o número do CNIS NIT INSS

O número do CNIS NIT INSS são os mesmos e são igualmente importantes para o segurado e para o INSS. É fácil entender o porque dessa importância se pensarmos que o órgão precisa de informações e é nesses cadastros que elas podem ser obtidas.

Todos os trabalhadores formais, ou seja, aqueles que tiverem sua Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada por algum empregador, possui uma inscrição formado por uma sequência numérica de 11 dígitos.

Esse número vem estampado no cartão do PIS, cartão do Bolsa Família, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Cartão Cidadão.

Portanto, é a própria empresa que realiza o procedimento no qual o número é gerado, mas havendo dúvidas basta ligar para o telefone 135 ou para o 0800 da Caixa Econômica Federal.

Extrato do CNIS NIT INSS – Como obter

O extrato do CNIS NIT INSS é um documento muito importante, pois através dele o segurado pode verificar todas as empresas na qual já trabalhou, as datas dos vínculos empregatícios e todos os demais dados importantes para quando houver o pedido da aposentadoria.

Se o segurado tem conta na Caixa Econômica Federal, é muito fácil obter o extrato, pois basta ir até a agência bancária e solicitar a um dos atendentes.

Outra forma de acessar o documento é através do site MEU INSS, porém através dessa opção é preciso que o segurado tenha acesso a um login e senha por meio do qual ficam disponíveis muitas alternativas, inclusive o extrato do CNIS.

Caso haja dificuldades ou dúvidas sobre como acessar esse documento através dessas opções, existe ainda a opção de comparecer a uma agência da Previdência Social e solicitar o extrato diretamente no órgão.

Como utilizar o extrato do CNIS INSS

Sempre quando um segurado solicita ao INSS um benefício sendo ele pensão, aposentadoria, auxílio doença entre outros, são verificados os dados de todo o histórico de contribuições e por isso é muito importante que estes estejam corretos no sistema.

Sendo assim, o extrato serve para que o segurado verifique se suas informações pessoais estão certas e se o histórico profissional e de contribuições estão corretas.

Os dados precisam estar corretos porque é através deles que são contabilizados pagamentos de benefícios e além disso são através desses dados que os valores serão calculados.

Como funciona o site do CNIS

O CNIS possui um site próprio no qual oferece muitas opções para os cidadãos, entidades representativas, FUNAI, Federações e Confederações.

O trabalhador irá clicar na opção CIDADÃO e na tela seguinte surgirão os itens abaixo:

  • Inscrição – Nessa opção surge um formulário eletrônico onde devem ser preenchidas as informações referente ao nome do filiado, nome da mãe, data de nascimento, CPF, código de segurança.
  • Atualização – Na opção de atualização surge três opções sendo elas Complementar dados da SE, Alterar dados de contato e Declaração Anual.

cnis-inss

  • Consulta – Consultar declaração anual.
  • Comprovantes – Situação cadastral e Extrato previdenciário.
  • Painel do Segurado Especial.

Se você tiver dúvida, acesse diretamente o site do CNIS NIT INSS e verifique outros dados e opções disponíveis e que podem ser acessadas de forma fácil e rápida por qualquer cidadão.