Carnê Guia Previdência Social – Cálculo

Guia previdência social

Se você quer buscar mais informações sobre como calcular o carnê do guia previdência social, nós te ajudamos. Abaixo explicaremos como você pode calcular e emitir a guia previdência social. Mas antes vamos entender como funciona o guia da previdência social e para que serve.

O guia da previdência social é usado para contribuir com a previdência social. Para ter acesso a benefícios da previdência social é preciso contribuir com a instituição durante um período da sua vida ativa. Essa contribuição é feita de diversas formas.

Se você trabalha de carteira assinada a empresa fica responsável pelo cadastro e pela contribuição. porem se você não trabalha de carteira assinada e quer contribuir com a previdência social é simples. Você precisa entrar no site da previdência social e realizar o cadastro como contribuinte autônomo ou facultativo.

Após realizar o seu cadastro você irá precisar pagar a contribuição. a contribuição é paga por meio do guia previdência social. Abaixo você vai entender como pode calcular o guia previdência social e como emitir também. Entenda também como você pode ter mais informações sobre o guia previdência social pelo INSS.

gps-calculo

Calculo da guia previdência social

Acima você entendeu que o guia da previdência social é a forma da população que não tem carteira assinada contribuir com a previdência social. Seja por que trabalha de forma autônoma ou por que contribui de maneira facultativa. O guia da previdência social também é usado no caso de empregada doméstica. Nesse caso o empregador após realizar o cadastro no e-social precisa contribuir com o INSS do funcionário por meio da guia previdência social.

Portanto saber com calcular o valor a ser pago e saber emitir a guia previdência social é algo muito importante para quem contribui de maneira autônoma ou precisa contribuir de algum funcionário. Agora ensinaremos como você pode calcular o valor para emissão da guia previdência social. E abaixo entendera como pode emitir a mesma.

Para facilitar o cálculo do quanto você deve pagar para o INSS a instituição disponibiliza uma ferramenta que realiza esse cálculo. Pela página da previdência social você pode procurar pelo serviço conhecido como sistema de acréscimo legais. Por lá você só irá precisar adicionar algumas informações e o sistema irá realizar o cálculo automaticamente.

Mesmo no caso do empregador de empregada doméstica o cálculo pode ser feito por lá. Dessa maneira evita erros de cálculo, já que é a própria previdência social que realiza o cálculo. Esse sistema também permite você realizar o cálculo de contribuições atrasadas.

Para realizar o calculo de pagamento de atrasados ou não você precisa escolher qual tipo de contribuinte você é e o numero do PIS/PASEP seu ou do funcionário que você está pagando. E então você terá acesso ao valor que deve como contribuição ao INSS. Agora veja como pode emitir o guia previdência social e pagar a mesma.

calculo-gps

Emissão da guia previdência social

Para emitir o guia previdência social é simples. Você pode emitir online, pelo site da previdência social, ou pessoalmente. Aqui falaremos das duas formas de emissão do guia previdência social.

Para emitir online o guia previdência social você irá precisar entrar no site da previdência social. Pela mesma página que você pode calcular o valor a ser pago de contribuição é feita a emissão. O sistema de acréscimo legal você além de calcular já emite o guia previdência social. As informações que você irá precisar e como emitir está descrito acima.

Já na emissão do guia previdência social presencial você irá precisar ir até uma agência da previdência social e solicitar o guia previdência social para pagamento. Para ser atendido nas agencias presenciais você precisa agendar uma hora antes. O agendamento é feito pelo site do INSS. Quando acessar o site do INSS você irá precisar informar alguns dados pessoais e poderá agendar o atendimento. No dia do atendimento você irá precisar apenas de algum documento oficial com foto e o número do CPF.

Após você calcular o valor da contribuição e emitir o guia previdência social é só pagar a contribuição para se tornar um segurado da previdência social. E se você esqueceu ou deixou atrasar a forma de emitir a segunda via e de calcular os juros nesse caso é o mesmo que descrito acima.

E se você ficou com alguma dúvida sobre a emissão do carnê do guia previdência social e o calculo do mesmo pode entrar em contato com o INSS. Pelo site ou telefone você pode ter mais informações sobre o guia previdência social. Pelo site além de ter mais informações tem serviços disponíveis como o agendamento do atendimento presencial. E pelo numero 135 pode falar com algum funcionário e tirar mais dúvidas. O numero funciona de segunda a sexta em horário comercial. Agora ficou fácil calcular o carnê do guia previdência social.

guia-previdencia-social-calculo