Carreiras de Risco INSS – Aposentadoria Especial

INSS

A aposentadoria especial é uma das formas de aposentadoria do INSS destinada a pessoas que tem as chamadas carreira de risco. Abaixo falaremos mais sobre a aposentadoria especial para pessoas com carreira de ricos no INSS. Mas antes vamos falar um pouco mais sobre o INSS e seus serviços.

O INSS é uma instituição do governo federal, também conhecido como previdência social, que presta serviços previdenciários para a população brasileira. Entre esses serviços estão vários benefícios que buscam assegurar o trabalhador caso algo aconteça. Outro serviço muito conhecido é a aposentadoria. Após anos contribuindo com a instituição você tem direito a se aposentar. Há diferentes formas e requisitos para a mesma.

Para ter acesso a esses serviços e a maioria dos benefícios é preciso que você contribua durante um período da sua vida ativa. Essa contribuição pode ser feita de diversas formas. Se você tem carteira assinada ja é assegurado pois a empresa cuida dessa burocracia. Porem se você não trabalha e quer contribuir ou trabalha de maneira autônoma pode contribuir direto com INSS.

Pelo site da instituição você pode realizar sua inscrição como contribuinte autônomo ou facultativo. Após inscrito você precisa pagar um certo valor para ser um segurado do INSS e ter direito a benefícios e a aposentadoria. Como dito acima há diversas formas de se aposentar. Abaixo vamos falar da aposentadoria especial para trabalhadores de carreira de risco. Entenda quais os requisitos para se aposentar dessa maneira e o que é carreira de risco.

aposentadoria-especial-1

Carreira de risco

A aposentadoria especial por carreira de risco é uma forma diferente de se aposentar. Ela é direcionada a trabalhadores que exerçam função de risco. O tempo de contribuição para esses trabalhadores diminuem porem aumenta um pouco o valor da contribuição.

Entender um pouco mais sobre a aposentadoria especial é importante para quem emprega ou para quem exerce a carreira de risco. Entre as profissões que estão envolvidas com essa forma diferente de aposentadoria está policiais, médicos de fronteiras e outros.

Para o INSS carreira de risco é aquela que o trabalhador é exposto a agentes nocivos a saúde como calor ou ruído. Sendo essa exposição continua ou ininterrupta e em níveis acima do permitido. Entenda abaixo os requisitos e como funciona a aposentadoria especial para carreira de risco pelo INSS. Saiba o tempo de contribuição necessária e os documentos que você irá precisar para tal.

aposentadoria-inss-especial

Aposentadoria especial para carreira de risco

A aposentadoria especial para trabalhadores de carreira de risco é uma das formas de se aposentar pelo INSS. Como dito acima o INSS considera carreira de risco aquela que o cidadão é exposto a agentes nocivos de maneira continua ou ininterrupta. Essa exposição pode ser por de calor ou ruídos por exemplo e deve ser em limites acima do permitido por lei.

Nessa forma de aposentadoria disponibilizada pelo INSS o trabalhador que trabalha nessa área pode se aposentar após contribuir com o INSS, na carreira de risco, de 15 a 25 anos. O tempo de contribuição nessa área varia de acordo com o agente nocivos que o trabalhador é exposto. É necessário também que o trabalhador tenha a carência do INSS de 15 anos efetivamente trabalhados. Sendo que períodos com auxilio doença não são contabilizados.

Os principais requisitos para o trabalhador se aposentar por meio da aposentadoria especial são: ter cumprido 25, 20 ou 15 anos variando de acordo com o risco do serviço e ter cumprido a carência de 15 anos de trabalho do INSS. Os documentos que você precisa para ter acesso a aposentadoria especial é algum documento que comprove a exposição ao agente nocivo. O perfil profissiográfico previdenciário é um exemplo de documento que pode ser usado. Além doa documentos básicos como carteira de trabalho, documento de identificação com foto e numero do CPF, e outros.

Para facilitar a solicitação da aposentadoria especial para carreira de risco o INSS permite que você agende o atendimento pelo site. Dessa forma você já terá uma hora marcada para a solicitação da aposentadoria. Basta você comparecer a agência com antecedência e com todos os documentos em mãos. Pelo site você também pode ter mais informações sobre a aposentadoria especial para carreira de risco.

E para mais informações, além da pagina oficial do INSS, você também pode entrar em contato com a agencia pelo numero de telefone 135. Por lá você pode tirar suas duvidas e verificar se você faz parte do grupo de trabalhadores que tem direito a aposentadoria especial.

Acima você pode entender o que é aposentadoria especial por carreira de risco e quais são os requisitos para a mesma. Viu os documentos que você irá precisar e outras informações. Lembrando que para ser considerado carreira de risco o trabalhador precisa entrar em contato continuo ou ininterrupta a agentes nocivos como ruído ou calor acima do permitido por lei.

aposentadoria-especial-inss-1