Desaposentação – Calcular Desaposentadoria

INSS

Entenda mais sobre a desaposentação do INSS. Veja como funciona a desaposentação e como realizar o cálculo da desaposentação. Entenda todas as informações sobre esses serviços do INSS e veja como funciona. Mas antes vamos entender mais sobre o INSS.

O INSS é uma das instituições do governo federal. Essa instituição é responsável pelos serviços de previdência social. Entre esses serviços há vários benefícios conhecidos pela população. Esses benefícios têm caráter de seguridade no qual busca dar apoio ao trabalhador quando necessário.

Para ter acesso a esses serviços é preciso que o trabalhador contribua com um valor durante sua vida ativa. Essa contribuição há diversas formas como a individual, facultativa e empregada. No caso a empregada é quando há um empregador responsável por essa burocracia.

Um dos benefícios mais conhecidos do INSS é a aposentadoria. Esse benefício é dado a trabalhadores que depois de certo tempo de contribuição ou certa idade preenchem os requisitos para ter acesso ao mesmo.

Porém também há outras formas de aposentadoria como por invalidez. Ou aposentadorias com requisitos específicos como para trabalhadores que exercem função de risco ou de professores. Para ter mais informações sobre essas aposentadorias você pode acessar a página oficial da instituição.

Algumas pessoas após ter sua aposentadoria escolhem por reverter a situação e pedir a desaposentação. Abaixo iremos explicar melhor o que é e como realizar o cálculo da desaposentadoria. Ao contrário do que é repassado nem todas as pessoas têm direito a desaposentação. Falaremos abaixo quem tem direito e como conseguir a desaposentadoria.

desaposentacao

Desaposentação como funciona

Como dito acima agora falaremos um pouco mais sobre a desaposentação no INSS. Depois falaremos como você pode realizar o cálculo da desaposentação. Acima você viu que a aposentadoria é um dos benefícios oferecidos pelo INSS para os contribuintes. Entenda agora como funciona para abrir mão desse benefício após já tê-lo.

A desaposentadoria é a renúncia do cidadão ao benefício da aposentadoria oferecido pelo INSS. O cidadão passa de aposentado de volta a contribuinte. Essa escolha é feita por aposentados que pretendem voltar a trabalhar para aumentar o valor da sua aposentadoria. Esse aumento pode ser derivado pelo aumento da idade do mesmo ou aumento do tempo de contribuição. Porém nem todos os aposentados podem realizar a desaposentadoria. Entenda agora quem pode.

Para a desaposentação no INSS não é preciso a devolução do valor já recebido como aposentado. O primeiro requisito é que o processo para aposentadoria no INSS do cidadão esteja completo. Sendo assim o mesmo precisa já estar aposentado e não em processo de aposentadoria.

O INSS não disponibiliza nenhum tipo de processo para a desaposentadoria pois não é a favor da reversão do benefício. Portanto para desaposentação é preciso realizar um processo judicial. Entrando com um mandado de segurança solicitando a suspensão da aposentadoria para o retorno à atividade.

Para ter a desaposentação é preciso apresentar ao juiz do caso os cálculos demonstrando que será vantajoso para o aposentado o retorno à atividade. Entenda como você pode realizar esse cálculo da desaposentação sem sair de casa.

desaposentacao-inss-1

Calcular desaposentação

Como dito acima a desaposentação do INSS precisa ser feita por meio de ordem judicial. E para o juiz aprovar é preciso que apresente os cálculos comprovando que será vantajoso para o trabalhador a reversão do benefício. Entenda agora como você pode realizar esses cálculos para a desaposentação de forma rápida.

Você pode realizar o cálculo para a desaposentadoria por meio do sistema de serviços online do INSS. O meu INSS é um sistema que o INSS disponibiliza vários serviços online gratuitos. Entre esses serviços está a simulação de aposentadoria. Por meio dessa simulação você pode comprovar se é vantajoso para você realizar a desaposentação do INSS. Entenda como ter acesso a esse sistema agora.

Para acessar o meu INSS e realizar o cálculo para a desaposentadoria você precisa apenas do CPF e da senha, se não for o seu primeiro acesso. Se esse for seu primeiro acesso é preciso que você acesse a página do INSS e realize um pequeno cadastro. Esse cadastro fornecerá um código para você ter o primeiro acesso no meu INSS. Após realizar o primeiro acesso pode mudar a senha para uma mais pessoal. Após acessar o sistema do meu INSS basta você realizar a simulação para ter a comprovação que a desaposentadoria é vantajosa para você.

Acima você entendeu o que é a desaposentadoria e como você pode ter acesso ao mesmo. Foi explicado também como você pode realizar o cálculo da desaposentadoria para assim comprovar que essa reversão é vantajosa. Como visto acima é preciso que se apresente esse cálculo ao juiz para conseguir a desaposentação do INSS.

Para mais informações sobre esses serviços você pode ligar no número 135 do INSS ou acessar a página da instituição. Pelo telefone ou pela página você pode entrar em contato com o INSS e ter mais informações sobre o assunto.

inss-desaposentacao-1