Desaposentadoria – Como Trocar de Aposentadoria

Aposentadoria INSS

Entenda mais como funciona a desaposentação e a troca de aposentadoria do INSS. Abaixo iremos explicar tudo que você precisa saber sobre esses assuntos. Mas antes vamos falar um pouco mais sobre a aposentadoria do INSS e como funciona.

A aposentadoria do INSS é um dos benefícios mais esperados pelos trabalhadores. Após anos trabalhando e contribuindo com o INSS é possível realizar as solicitações. O INSS disponibiliza várias regras de aposentadoria para seus contribuintes. Cada regra tem seus requisitos para a solicitação. As regras se diferenciam também na forma de cálculo do valor da aposentadoria.

Na aposentadoria por idade é obrigatório a realização do cálculo do fator previdenciário. Nas outras regras existem outras formas de cálculo para saber o valor da aposentadoria. Esses cálculos afetam diretamente o valor a ser recebido pelo aposentado. Dessa forma dependendo da regra que o contribuinte aposentar ele terá maior ou menor valor na aposentadoria.

Outra situação que pode afetar a situação do aposentado no INSS é quando o mesmo continua trabalhando. Nessa situação mesmo aposentado ele irá contribuir com a instituição. Porém o que muitas pessoas não sabem é que é possível realizar a troca da aposentadoria. Abaixo iremos explicar como pode ser feita essa troca. Falaremos também sobre a desaposentação e como funciona. Portanto se quer saber mais sobre a desaposentação e a troca de aposentadoria nós explicamos.

troca-aposentadoria

 

Desaposentadoria o que é

Vamos entender agora o que é a desaposentadoria e como funciona. Depois falaremos como o aposentado pode pedir a troca da aposentadoria no INSS. Vamos falar agora também da diferença da desaposentadoria e da troca de aposentadoria.

A desaposentadoria é o ato do aposentado renunciar o benefício que já recebe do INSS. Nesse caso não é preciso que o aposentado devolve nenhum valor já recebido pela aposentadoria. O cidadão passa de aposentado para contribuinte novamente. A desaposentadoria é uma escolha feita pelo aposentado que pretende voltar a trabalhar para aumentar o valor da aposentadoria.

A desaposentadoria é uma ação não permitida pelo INSS. Por isso nem todos que buscam tem acesso a mesma. Vamos entender melhor quem tem direito. Para que ocorra a desaposentadoria é preciso que o contribuinte esteja com o processo de aposentadoria finalizado. E como o INSS não permite o aposentado precisa entrar na justiça para ter acesso a desaposentadoria.

Para realizar a desaposentadoria é preciso que o aposentado além de entrar na justiça comprove que será vantajoso. Portanto é preciso que o aposentado apresente os cálculos para o juiz da ação. Esses cálculos devem comprovar que haverá um aumento no valor da aposentadoria. Dessa forma se o juiz permitir o aposentado volta a ser contribuinte e pode pedir novamente a aposentadoria.

A desaposentadoria é uma ação geralmente indicada para pessoas que passaram em cargos públicos ou outros. Nem todas as situações podem ser vantajosas para o trabalhador. Há também outra forma de trocar de aposentadoria sem solicitar a desaposentação. Abaixo iremos explicar como você pode realizar a troca da aposentadoria no INSS.

desaposentação-inss-troca

Troca de aposentadoria como realizar

Entenda agora como funciona e como você pode ter acesso a troca de aposentadoria no INSS. Essa ação é solicitada por pessoas que mesmo após a aposentadoria continuaram trabalhando de carteira assinada. Veja quais os benefícios que existem na troca de aposentadoria abaixo.

A troca de aposentadoria é diferente da desaposentadoria. Como visto acima a primeiro é a renúncia da aposentadoria para voltar a trabalhar. Na troca de aposentadoria é quando o aposentado continuou trabalhando de carteira assinada e contribuindo com o INSS.

Para ter acesso a troca de aposentadoria é preciso que o aposentado entre na justiça. Essa ação não é possível dentro do sistema do INSS. Ela será julgada pela justiça comum. Na troca e aposentadoria o maior benefício é o novo cálculo com o valor da aposentadoria. Será contabilizado as contribuições realizadas após a aposentadoria. Assim o valor a receber como aposentado pode aumentar.

Já existem vários casos em que a justiço ordenou a troca da aposentadoria contabilizando assim um novo valor. Seja pela idade do contribuinte ou pelas contribuições realizadas após a aposentadoria o cálculo será alterado. Geralmente é considerável a diferença no valor pago com a troca da aposentadoria.

Dessa forma você pode entender melhor que a desaposentadoria e a troca de aposentadoria são duas ações na justiça diferentes. Elas têm em comum o fato de precisar acessar a justiça comum para ter acesso. Atualmente o INSS não permite esse tipo de modificações porém com ordem judicial elas ocorrem.

Acima você entendeu um pouco mais sobre a aposentadoria no INSS e a diferença nos cálculos no valor a receber. Falamos também da diferença entre a desaposentadoria e a troca de aposentadoria. Sendo duas ações diferentes. Assim você poderá aumentar o valor que receberá na aposentadoria voltando a trabalhar ou adicionando tempo de contribuição ao cálculo.

troca-de-aposentadoria