Fator Previdenciário – Como Calcular

Aposentadoria por tempo de contribuição

Vamos falar agora como funciona o fator previdenciário na hora de se aposentar pelo INSS. Entenda como calcular o fator previdenciários e em quais casos será aplicado o mesmo. Mas antes vamos falar da aposentadoria por tempo de contribuição. Nessa forma de se aposentar é a única que é obrigatório a aplicação do fator previdenciário.

A aposentadoria por tempo de contribuição é quando o contribuinte pede a aposentadoria tendo como referência o tempo de contribuição que já tem no INSS. Para homens o tempo de contribuição mínimo para se aposentar é de 35 anos e para mulheres de 30 anos. Nessa forma de se aposentar é irrelevante a idade do contribuinte. Apenas com os comprovantes de contribuição desses anos você pode ir a uma agência do INSS e solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição.

Porém a escolha de se aposentar por tempo de contribuição pode afetar o valor do salário a ser recebido como aposentado. O cálculo do valor da aposentadoria nessa forma de aposentadoria passa obrigatoriamente pelo fator previdenciário. Iremos explicar abaixo o que é o fator previdenciário, onde é aplicado no cálculo e como realizar o cálculo do mesmo. Dessa forma você saberá se vale a pena a solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição.

fator-previdenciario-inss-calculo

Fator previdenciário

O fator previdenciário é um cálculo adicionado obrigatoriamente na aposentadoria por tempo de contribuição. Nas outras formas de aposentadoria é aplicada somente se em benefício do contribuinte. Ocorre dessa forma pois ao adicionar o cálculo do fator previdenciários na hora de se aposentar pode diminuir ou aumentar o valor a receber.

A criação do fator previdenciário ocorreu em 1999 no governo do FHC. A finalidade de adicionar esse cálculo na hora da aposentadoria por tempo de contribuição é evitar as pessoas se aposentarem muito jovens. Portanto quanto mais jovem você se aposentar o fator previdenciário irá diminuir o valor a receber.

O cálculo do fator previdenciário sobre o valor a receber como aposentado é complicado. Afim de facilitar esse cálculo o INSS disponibiliza anualmente uma tabela com idade e tempo de contribuição para saber o resultado. Com a nova regra de aposentadoria, regra 90/100, não haverá mais a aplicação desse cálculo.

Abaixo iremos explicar como funciona o cálculo do fator previdenciário e como você pode saber se será em seu beneficio ou não a aplicação do mesmo. Falaremos da fórmula e da tabela e de que maneira isso irá afetar o valor a ser recebido como aposentado.fator-previdenciario-inss

Como calcular fator previdenciário

Acima você viu quando é aplicado o fator previdenciário na aposentadoria do INSS. Veja agora como funciona o cálculo do mesmo e onde é aplicado. Não colocaremos aqui a formula do calculo pois além de ser grande e complexa o INSS disponibiliza a tabela com esse fator para facilitar. Falaremos da tabela e como você pode ver por ela se o salário irá diminuir ou aumentar na aposentadoria.

Como dito acima o fator previdenciário só é aplicado obrigatoriamente na aposentadoria por tempo de serviço. Nas outras sua aplicação só ocorre caso seja em benefício do contribuinte. Isso porque o objetivo é de diminuir as aposentadorias muito jovens que ocorrem no tempo de contribuição.

O resultado do fator previdenciário é multiplicado na média salarial final do trabalhador. A média salarial é feita com 80% do salário do contribuinte até a solicitação da aposentadoria. O fator previdenciário pode dar dois resultados: abaixo ou acima de 1. No caso quando o resultado é abaixo de 1 esse valor será multiplicado na média salarial do contribuinte e irá diminuir o valor a receber. Se o valor for acima de 1 essa multiplicação irá aumentar o valor a receber na aposentadoria.

Para saber se no seu caso o fator previdenciário irá diminuir ou aumentar o valor a receber do salário pode verificar na tabela do INSS. Como a fórmula do fator previdenciário acabava por confundir pela complexidade o INSS dá outra solução. Todo ano a instituição liberou uma tabela com o resultado do fator previdenciário de acordo com a idade e tempo de contribuição do contribuinte.

Por lá você pode achar a sua situação e saber se o valor da sua aposentadoria irá diminuir ou aumentar com a aplicação do fator previdenciário. Com essa tabela em mãos basta realizar o calculo da média salarial inicial e aplicar o resultado caso seja aposentadoria por tempo de contribuição. em outras formas de aposentadoria só será aplicado caso o resultado seja maior que 1.

Acima você viu o que é e como calcular o fator previdenciário. Entendeu em quais situações a aplicação para a aposentadoria é obrigatório e quem não precisará aplicar na aposentadoria. Para mais informações ou acesso a tabela acima citada você pode acessar a página oficial do INSS. Por meio da página você tem acesso a várias informações e serviços online.

calculo-fator-previdenciario