INSS Aposentadoria Consultar Extrato

Descubra como consultar extrato de aposentadoria do INSS

Os aposentados e pensionistas que recebem seus auxílios e benefícios podem consultar o extrato de aposentadoria do INSS muito facilmente. Além desse serviço, são oferecidos vários outros que podem ser solicitados pela internet e com apenas alguns cliques.

consultar-extrrato-de-aposentadoria-inss-2019

São milhares de beneficiários e contribuintes da Previdência Social que tem acesso a informação por meio dos canais disponibilizados pelo órgão que tem investido cada vez mais em comunicação e facilidade no acesso de atendimento.

Se você ainda não sabe como consultar o extrato de pagamento de aposentadoria do INSS, continue lendo este material, pois reunimos as principais informações para tirar todas as duvidas sobre esse importante assunto.

Como consultar extrato de aposentadoria INSS

O histórico do extrato de aposentadoria INSS é um documento que serve para vários fins como por exemplo comprovar o valor do benefício recebido pelo aposentado ou pensionista, detalhar os vencimentos créditos e descontos atribuídos a folha e informar a data em que o pagamento foi realizado.

Até pouco tempo atrás o extrato poderia ser acessado através do site da Dataprev, porém com o novo sistema chamado Meu INSS, o beneficiário pode emitir o extrato de aposentadoria além de acessar vários outros serviços como ser estivesse em uma agência.

consultar-extrato-inss

Para acessar o sistema é preciso criar um cadastro e escolher uma senha. Isso é feito de forma muito fácil e com apenas alguns cliques. Acesse o endereço meu.inss.gov.br e em seguida siga conforme as instruções abaixo:

  • Na primeira página exibida, clique no termo primeiro acesso que fica localizado na parte inferior esquerda da tela;
  • Na página seguinte clique na opção cadastre-se que fica localizada na parte superior central da tela;
  • Insira os seguintes dados: número do CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone celular, nome completo da mãe, estado de nascimento, informe-se é estrangeiro, selecione a caixa de segurança disponibilizada pela pelo site e Clique na opção próximo;
  • Na próxima tela serão exibidas perguntas relacionadas ao seu histórico de trabalho. Isso serve para comprovar que é o próprio titular que está tentando acessar o sistema. As informações seguintes estão relacionadas às empresas onde você trabalhou, tempo de permanência no emprego, férias, função e demais itens presentes no seu histórico profissional.
  • Se as perguntas de segurança forem respondidas corretamente, o site finalizar o cadastro e solicitar a criação de uma senha que será utilizada nos próximos acessos. Porém se alguma das perguntas foi respondida incorretamente, será solicitado que entre em contato com a central de atendimento do INSS no número 135.

Se o cadastro for finalizado, o sistema poderá ser utilizado sempre que quiser. Basta inserir login e senha para ter acesso a agência virtual de qualquer lugar onde esteja e a qualquer hora do dia ou da noite.

Consultar aposentadoria e benefícios no Meu INSS

O Meu INSS é uma central de serviços online que se tornou uma ferramenta que facilita a vida dos usuários sejam eles contribuintes segurados ou beneficiários. O sistema pode ser acessado facilmente através de telefone celular, computador ou tablet, basta ter acesso à internet.

Através desse sistema os segurados têm acesso e podem acompanhar todo o seu histórico profissional, histórico de contribuição, data de entrada e saída dos seus empregos e muitos outros serviços.

Abaixo relacionamos alguns dos temas mais acessados no meu INSS e que geralmente são de grande interesse dos segurados e contribuintes:

  • Salário maternidade – Esse é um benefício voltado para as trabalhadoras quê deram à luz ou que adotaram uma criança. Em alguns casos a trabalhadora pode consultar pelo sistema se o benefício será concedido automaticamente ou se será necessário comparecer a agência do INSS. Se o sistema disponibilizar, o pedido poderá ser feito online e os pagamentos serão emitidos automaticamente nas datas informadas.
  • Extrato previdenciário – o extrato Previdenciário é um histórico que informa toda situação contributiva dos trabalhadores que ainda estão na ativa e contribuintes de todas as ordens como os individuais domésticos facultativos ou empresários. Esse histórico detalha mês a mês se a contribuição referente aquele período foi realizada de forma correta.
  • Histórico de crédito consignado – através desta opção o aposentado ou pensionista consegue verificar a sua renda mensal e abertura de contas em bancos, créditos, empréstimo consignado realizado, gratuidade para os idosos nos Transportes interestaduais e vários outros elementos que podem ser consultados facilmente.

inss-aposentadoria-consultar

  • Em relação ao empréstimo consignado é possível verificar o banco contratado a data do pagamento das parcelas a quantidade de parcelas contratadas e o valor que ainda falta ser quitado.
  • Resultado de perícia médica – se você realizou uma perícia médica no INSS e deseja saber o resultado, basta acessar o Meu INSS e verificar o andamento do seu processo.

Consultar extrato de aposentadoria do INSS nunca foi tão fácil como hoje, então não perca tempo e faça o seu cadastro no Meu INSS para aproveitar todas essas vantagens e comodidade oferecida pelo órgão.