INSS Facultativo – Cálculo, Recolhimento, Código

INSS contribuição

A contribuição facultativa é uma das formas de contribuição do INSS. Se você quer entender um pouco mais sobre essa forma de contribuição nós te ajudamos. Mas antes vamos falar um pouco sobre a instituição do INSS e como ela funciona.

O INSS é uma instituição do governo federal criada em 1991 com a junção de outras instituições. Essa instituição presta serviços previdenciários a população brasileira. Muitos desses serviços têm como objetivo dar suporte ao trabalhador e sua família caso algo aconteça. Porem para ter acesso a esses serviços é preciso que você contribua com um valor durante um período da sua vida ativa.

Entre esses serviços que o INSS disponibiliza está a aposentadoria como a mais conhecida e buscada. Porem há outros benefícios que o INSS é responsável para segurar aquelas pessoas que contribuem com a instituição. Quando você trabalha de carteira assinada fica sob responsabilidade do empregador o cadastro e o pagamento do INSS do empregado. Porem quando o cadastro é feito como pessoa física é apropria pessoa que fica responsável por pagar e realizar o cadastro.  Abaixo falaremos um pouco sobre essas formas de contribuição e em especial a contribuição facultativa do INSS. Explicaremos qual o código com ocorre o recolhimento e o código para a contribuição facultativa.

inss-facultativo

Contribuição facultativa INSS

A forma de contribuição facultativa é destinada a pessoas maiores de 16 anos que não tem uma renda fixa, mas ainda assim querem contribuir com o INSS. Para ser contribuinte facultativo é preciso que você realize um cadastro no portal do INSS e depois contribua com o valor pelo guia previdência social.

Para realizar o cadastro com contribuinte facultativo você precisar acessar o site do INSS e escolher na lista de serviços a opção de inscrever. O código para contribuinte facultativo depende da forma de contribuição.  Na forma de contribuição facultativa o código para pagamento mensal é 1406. Já para o pagamento trimestral é 1457. Esse código é para contribuintes com 20% do salário contribuição. essa porcentagem é sobre o salário mínimo do ano de contribuição até o salário teto do INSS. Esse código de contribuição e a porcentagem é para o plano de contribuição normal.

Já no plano de contribuição simplificado a porcentagem de pagamento é de 11%. Nesse modo de contribuição a porcentagem é sobre apenas o salario mínimo. O código para essa forma de contribuição é diferente. Para a contribuição facultativa simplificada mensal o código é 1473. Já na contribuição facultativa trimestral é 1490. Nessa forma simplificada de contribuição é possível você realizar contribuição com complementação de 9%. Nesse caso o código para a inscrição de contribuinte facultativo mensal com complementação é 1686 e de contribuinte trimestral é 1694.

facultativo-inss

Calculo e recolhimento do contribuinte facultativo

Agora que você já sabe o código para inscrição no INSS das diferentes formas de contribuinte facultativo, falaremos do pagamento e do calculo da contribuição. Entenda abaixo com você pode calcular e realizar o pagamento da contribuição como facultativo.

O calculo do quanto você deve pagar como contribuição com o INSS é feito por um sistema de serviços oferecidos pela instituição. O nome desse sistema é SAL, sistema de acréscimo legais. Quando você entrar no sistema só irá precisar informar a categoria de contribuição e o numero do NIT. O sistema irá calcular em minutos o quanto você deve pagar de contribuição com o INSS.

Após você calcular deve emitir o guia previdência social. Essa é a forma de pagamento utilizado pelo INSS para controle dos pagamentos. Para a emissão do guia previdência social você pode realizar pelo mesmo sistema que usa para calcular o valor. O sistema de acréscimo legais além de calcular emite o guia previdência social. Como guia em mãos e calculado basta você pagar a mesma.

Quando você contribui de maneira facultativa para o INSS tem os mesmos direitos que qualquer outro contribuinte, se torna um segurado. Sendo assim caso aconteça alguma coisa com você pode recorrer ao INSS e solicitar um beneficio como auxilio. Ou também após cumprir os anos de contribuição pode solicitar a aposentadoria como qualquer outro contribuinte.

Acima você viu quais os códigos e como calcular a contribuição como facultativo. Entendeu como pode realizar o cadastro como contribuinte facultativo e quais os códigos para essa forma de contribuição. Lembrando que o contribuinte facultativo pode ser no sistema normal ou simplificado. Viu também acima como pode calcular o valor da contribuição pelo sistema liberado pelo INSS para esse serviço. E por ultimo como pode emitir o guia previdência social para realizar o pagamento da contribuição.

Se você estiver com mais alguma duvida sobre essa forma de contribuição o recolhimento calculo ou código do facultativo pode entrar em contato com o INSS. Pelo numero 135 você pode falar com um dos funcionários. E pela página oficial você pode ter mais informações e serviços a sua disposição.

inss-facultativo-contribuicao