Revisão de aposentadoria – Por tempo de contribuição

Descubra como solicitar revisão de aposentadoria por tempo de contribuição INSS 

Se você foi notificado por uma decisão do INSS, mas não ficou satisfeito, saiba que é possível pedir uma reavaliação do seu caso, inclusive pedir revisão de aposentadoria por tempo de contribuição. 

49revisao-de-aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao

Nem sempre ficamos satisfeitos com uma decisão, mas no caso das decisões do INSS é possível que elas sejam revisadas com o objetivo de reverter ou mudar o resultado obtido.  

O que nem todos sabem é como solicitar a revisão do resultado da aposentadoria por tempo de contribuição, mas a boa noticia é que esse procedimento é bem simples e pode ser feito até mesmo pela internet ou telefone 

O que é aposentadoria por tempo de contribuição? 

Aposentadoria por tempo de contribuição é aquela em que o trabalhador precisa contribuir por 35 anos, no caso dos homens, e 30 anos no caso das mulheres, para somente então ter o direito de solicitar o seu benefício.  

Geralmente o trabalhador que se aposenta com o tempo mínimo de contribuição, não recebe o valor integral do salário, pois nesse caso é considerado o fator previdenciário que é uma estratégia para obrigar o contribuinte a trabalhar por mais tempo antes de se aposentar. 

Com o fator previdenciário, o contribuinte tem acesso a apenas cerca de 70% do valor que recebia como salário. Para receber o valor integral, é preciso trabalhar além do tempo mínimo exigido e então o valor a receber poderá até superar o integral devido o fator previdenciário.  

A aposentadoria especial por tempo de contribuição também é uma das modalidades que podem ser revistas, uma vez que o contribuinte pode não concordar com as resoluções admitidas pelos INSS. Sendo assim o procedimento será o mesmo para essa modalidade de aposentadoria.  

Quando devo solicitar revisão de aposentadoria? 

Se você esta com duvida se deve ou não entrar com pedido de revisão de aposentadoria, saiba que esse é um direito seu se um requerimento de sua autoria tiver sido atendido de forma parcial ou total pelo INSS.  

49quem-tem-direito-revisao-aposentadoria-inss

Por exemplo, suponhamos que você tenha apresentado o seu pedido de aposentadoria por tempo de contribuição, mas o resultado tenha apontado menor tempo de contribuição do que você suponha. Sendo assim, você pode contestar a decisão e apresentar provas e documentos que demonstrem que o tempo apontado por você está correto.  

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, quanto mais tempo contribuído, maior será o valor da aposentadoria paga mensalmente. Ou seja, é interessante contribuir pelo maior tempo possível para que o valor recebido mensalmente seja mais vantajoso.  

Outro item que é comum de ser revisto é o valor dos salários recebido durante o histórico profissional, pois esse é um outro item que gera impactos no valor da aposentadoria deferida pelo INSS.  

Como agendar revisão de aposentadoria por tempo de contribuição? 

Se você precisa do serviço, mas ainda não sabe como agendar revisão de aposentadoria por tempo de contribuição, vamos lá. O procedimento é bem simples e pode ser feito da sua casa se você optar solicitar pela internet.  

Acesse https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/revisao/ e clique na opção Agendar. Essa opção esta destacada na cor amarela. Já na página de agendamento selecione a opção Revisão e informe todos os seus dados.  

Na terceira aba, selecione a agencia onde deseja ser atendimento e escolha entre os horários que o site informará como disponíveis. Confirme a solicitação e imprima o comprovante do requerimento. Nele contem a data e horário agendado e as instruções sobre quais documentos apresentar.  

Viu como é fácil solicitar revisão de aposentadoria por tempo de contribuição? Outra opção é ligar para o número 135 ou comparecer em uma agencia do INSS, mas pela internet é mais prático e rápido. 

Quais são os canais de atendimento do INSS? 

O Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS oferece aos segurados e demais cidadãos, que desejam atendimento, diversificados canais de atendimento. 

A opção mais conhecida é a agencia física do INSS. Segundo informação fornecida pelo portal do órgão, existem no Brasil mais de 1500 agências de atendimento que oferecem todos os serviços disponíveis, inclusive pericias médicas e solicitação de aposentadorias. O horário de atendimento é das 7h as 17 e de Segunda a Sexta-feira, exceto feriados.  

A central de atendimento telefônica do INSS é uma excelente opção para quem quer falar com um atendente, mas sem sair de casa. Ao ligar para o número 135, tenha em mãos os documentos pessoais e informe o atendimento que deseja agendar.  

49como-pedir-revisao-de-aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao

Se você prefere realizar procedimentos pela internet, o portal do INSS oferece a opção de solicitar serviços e agendamentos através do site www.inss.gov.br. É bem simples, basta acessar o site, informar o serviço que deseja agendar, informar os dados pessoais e pronto.  

Esses canais de atendimento também podem ser acessados caso você necessite de mais informações sobre revisão de aposentadoria por tempo de contribuição, portanto não fique com dúvidas e resolva o seu problema hoje mesmo.